Acordo cultural entre o Brasil e a França propôs a recuperação do patrimônio musical colonial

 

Apoiados pelo Ministério da Cultura do Brasil e do Ministério das Relações Exteriores da França, o Brasil, por meio do Itaú Cultural, e a França, representada pelo Centro Internacional dos Caminhos do Barroco de Saint-Ulrich e as Edições discográficas K617, assinaram, na Embaixada Brasileira em Paris, o acordo de colaboração intitulado Os Caminhos do Barroco entre França e Brasil.  As ações previstas neste acordo visavam resgatar a importância da produção musical do período colonial no Brasil, além de difundir os resultados deste programa na França.

Com uma agenda que se estendeu de 2000 a 2001, em ambos os países, a programação esteve dividida em quatro eixos prioritários, definidos a partir de uma seleção das principais obras a serem restituídas:

– intercâmbio  entre musicólogos, historiadores e intérpretes para uma reflexão mais profunda sobre as fontes do patrimônio musical do Brasil Colonial;

– formação de jovens músicos brasileiros e franceses, mais especificamente cantores solistas, para a interpretação das obras maiores deste período;

– difusão do prolongamento das ações anteriores com a realização do Festival Internacional de Música de Sarrebourg,  e o Festival Classicus Rio Arte nas Igrejas, no Rio de Janeiro;

– publicação de livro, Cds e web site para ampliar o acesso do público à memória deste programa

O acordo foi marcado com o concerto do Conjunto suíço Turicum, dirigido pelo contra-tenor brasileiro Luiz Alves da Silva, em Paris, no Museu do Petit Palais, no âmbito da exposição ” Brasil Barroco, entre céu  e  terra “.

 

Ações

Coube ao Brasil, por meio do Itaú Cultural:

– Restituição, transcrição e interpretação de duas obras maiores do compositor mineiro José Maurício Nunes Garcia: as cantatas Ulisseo e Triunfo da América, partituras descobertas em Lisboa, como também obras do compositor de origem napolitana Davide Perez que simbolizam as interações entre o Velho e o Novo Mundo; além da organização  de um simpósio, em São Paulo.

– Organização de workshops de interpretação da música barroca vocal, oficinas de música de conjunto. Os quatro melhores solistas foram convidados para aperfeiçoamento e participação de uma nova produção da Missa Pastoril de Nunes Garcia, na França, a convite do Centro Internacional dos Caminhos do Barroco de Sarrebourg.

– Realização de concertos em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro com conjuntos franceses e distribuição para entidades culturais de oito mil Cds de quatro títulos de música colonial brasileira.

– Co-produção entre o Itaú Cultural, as Editions Fayard e uma editora brasileira para a publicação e distribuição simultânea, em 2001, tanto para entidades culturais quanto para lançamento no mercado, de um livro dedicado à música colonial brasileira, coordenado por Alain Pacquier. O conteúdo desta publicação  também foi veiculado no banco de dados de arte e cultura brasileira, no site Itaú Cultural Virtual.

Foram atribuições da França, por meio do Centro Internacional dos Caminhos do Barroco de Saint-Ulrich  e as Edições discográficas K617:

– Convite a pesquisadores brasileiros para participaram do Colóquio Mundial dos Patrimônios Barrocos Extra-europeus, cujo  tema predominante foi o Brasil.

– Desenvolvimento em Sarrebourg de oficinas barrocas dedicadas à criação de um vínculo entre os estudantes de música dessa região e o Brasil colonial, além da realização de uma experiência pedagógica com alunos de 3ª e 4ª séries para apresentar-lhes o Brasil tanto historicamente, quanto na atualidade.

– Apresentação de um concerto do Conjunto Turicum dirigido pelo contra-tenor brasileiro Luiz Alves da Silva, e realização de concertos do Conjunto Vox Brasiliensis durante o Festival Internacional de Música de Sarrebourg,.

– Gravação de três CDs para a coleção Caminhos do Barroco, dedicados à Missa Pastoril de José Maurício Nunes, às cantatas Ulisseo e O Triunfo da América, também de sua autoria, e às Músicas do Descobrimento, a serem executadas pelo Conjunto XVIII_21 Musiques des Lumières, e distribuição do primeiro título da coleção: Música Sacra do Brasil, com o Conjunto Vox Brasiliensis, sob condução do maestro Ricardo Kanji.

Os Caminhos do Barroco aconteceu entre os anos de 2000 e 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.