Oficina, consagrada produtora na realização do Carnaval de Rua paulistano, festas temáticas, espetáculos e eventos corporativos, promove, no sábado de carnaval (18 de fevereiro), o desfile do bloco Os Capoeira. Marcando presença na região da Vila Madalena pela 5ª vez, a concentração terá início às 11h, na Rua Belmiro Braga, onde o bloco fará a sua roda de capoeira que marca o início do desfile. O cortejo pelo entorno do bairro, que inclui a Rua Inácio Pereira da Rocha, até a altura da Rua Fradique Coutinho, acontece a partir das 13h. Às 14h, o bloco retorna à Rua Belmiro Braga e segue sua apresentação musical na varanda da Casa de Cultura Os Capoeira.

Realizados pela última vez em 2020, as apresentações dos blocos da Oficina voltam com força total em 2023. Ao todo, são cinco atrações distribuídas nos períodos de pré, pós e durante os dias de Carnaval, com Galo da Madrugada, Fogo & Paixão, Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta, além, claro, de Os Capoeira.

O retorno de Os Capoeira às ruas

11h: Concentração (Rua Belmiro Braga)

12h às 13h: Roda de Capoeira

13h às 14h: Desfile Os Capoeira – trajeto: Rua Inácio Pereira da Rocha; até a Rua Fradique Coutinho; Retorno pela Rua Inácio Pereira da Rocha até a Rua Belmiro Braga

14h às 17h: Apresentação na Casa de Cultura Os Capoeira (Rua Belmiro Braga)

Para o Carnaval 2023, Os Capoeira vai às ruas com o tema Aquilombando a Cidade, que busca valorizar o quilombo que existe na essência da Casa de Cultura. A partir de uma perspectiva carinhosa, afetiva e potente, o bloco reflete a importância de tudo o que o espaço gerou para o seu entorno, a comunidade da Capoeira, os amantes da cultura afro-brasileira e os aspirantes a músicos que frequentam o local. Temáticas fundamentais aos dias de hoje, como as discussões sobre racismo, respeito, igualdade de gênero e o desejo de um possível novo Brasil também se conectam ao desfile.

Sob a temática, o bloco destacará a capoeira enquanto pilar de sustentação da cultura. O movimento possibilitou o lugar de fala e de expressão do povo preto, a propagação da riqueza africana no Brasil, a difusão da cultura brasileira e do idioma português-brasileiro a nível mundial, e o reconhecimento de artistas brasileiros no exterior.

Enfatizando o espírito de comunidade e união, o desfile de Os Capoeira seguirá uma de suas grandes singularidades: a parada na Casa de Cultura. Segundo Mestre Dalua“é necessário dar alguns passo para trás para avançar muitos a frente. O homem sempre pensa em gigantismo. É preciso pensar coisas pequenas”, e complementa: “Aqui [Casa de Cultura] temos afeto, olhamos no olho.

Na varanda da Casa de Cultura, o bloco, liderado pelos percussionistas e capoeiristas Mestre DaluaFelipe RosenoLeandro Vieira e Cauê Silva, apresenta-se junto a bateria, composta por cerca de 110 ritmistas que se formaram no próprio espaço. Ainda, Os Capoeira traz participações especiais de artistas que colaboraram com sua história, como a cantora e compositora angolana Jéssica Areias, o pianista venezuelano Cesar Augusto Aranguibel, o cantor e compositor Marcelo Resende, o trombonista Edy Trombone, o trompetista Richard Firmino e o saxofonista Vinicius Rodrigues.

Os Capoeira prometem levar muita folia às ruas da Vila Madalena e um repertório recheado de famosas canções e cantos relacionados a capoeira, candomblé, maculele e samba de roda. Estão entre os destaques musicais: Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi), Marinheiro Só (Caetano Veloso), Arrastão (Edu Lobo / Vinícius de Moraes) e Dentro da Minha Cabeça (Gerônimo / Lula Queiroz).

Agenda dos blocos no Carnaval 2023

  • Bloco do Sargento Pimenta + Bangalafumenga: 11 de fevereiro (sábado) – Av. Faria Lima x Avenida Juscelino Kubitscheck; das 10h30 às 18h
  • Os Capoeira: 18 de fevereiro (sábado) – Rua Belmiro Braga (Vila Madalena); das 11h às 17h
  • Galo da Madrugada: 21 de fevereiro (terça-feira) – Obelisco do Ibirapuera (Ibirapuera); das 09h às 15h
  • Fogo e Paixão: 25 de fevereiro (sábado) – Av. Faria Lima x Avenida Juscelino Kubitscheck; das 12h às 18h

Sobre Os Capoeira:

Facebook: Os Capoeira

Instagram: @os.capoeira

Liderado pelo percussionista e capoeirista Mestre Dalua, Os Capoeira se trata de um movimento fundamentado no que consideramos um dos maiores pilares de nossa cultura, que é a capoeira e seus desdobramentos.

Baseado nessa história que diversas vezes se perdeu ou ficou esquecida pelo caminho, o grupo Os Capoeira traz de volta a lembrança e relevância dessa cultura que já está presente em mais de cento e cinquenta países, levando não só a música e seus movimentos, mas principalmente a nossa língua, que também acaba se revelando a grande porta de entrada para a literatura, música, esporte e turismo.

As aulas do grupo acontecem desde 2016 às segundas e quartas-feiras, na Casa de Cultura Os Capoeira, na Vila Madalena. Em 2017, estrearam no carnaval de rua de São Paulo com um lindo desfile no Parque do Ibirapuera. Nos dois anos anteriores, desfilaram na Praça da República, tradicional ponto de capoeiristas na capital.

Sobre a Oficina:

Site: http://www.oficina.etc.br/

Facebook: @oficina.etc

Instagram: @oficina.etc.oficial

A Oficina, mantida há 11 anos pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, Cesar Pacci, Fernando Pegoretti e Thaisa Samahá, mantém a missão de construir momentos, conexões e alegria por meio da realização do carnaval de rua, festas temáticas e experiências culturais, como peças de teatro e ocupações artísticas no espaço público, além de eventos corporativos nos mais diversos formatos.

Prezando por uma logística cuidadosa, profissional, inclusiva e sustentável, a Oficina mantém em São Paulo os blocos de carnaval Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, Os Capoeira e Galo da Madrugada. Pensando no público infantil e em toda a família, a produtora criou o Bloquinho (carnaval infantil) e desenvolveu o espetáculo Bento Batuca, premiado como o melhor musical infantil de 2018 pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Já em 2019, foi responsável pelo Fomento e Comunicação do espetáculo musical “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água”, com músicas do Palavra Cantada e bonecos do Grupo Giramundo.

Entre os anos de 2020 e 2022, durante o período pandêmico da Covid-19, a Oficina se reinventou. Para entreter a multidão que se transformou em telas individuais devido ao isolamento social, a empresa acessou uma nova oportunidade de atuação: o setor corporativo. Com o segmento, a Oficina e a Befoür, agência de brand activation e eventos, estabeleceram uma collab de sucesso que levou soluções criativas às empresas e segue ampliando as suas entregas mesmo após a retomada das atividades presenciais. No âmbito digital, a Oficina ainda promoveu eventos e experiências virtuais para o setor cultural, o seu carro-chefe é uma das áreas mais afetadas pelo período.

Com a retomada dos eventos presenciais já desde o ano passado, a produtora se prepara para o Carnaval 2023 e terá uma agenda repleta de atrações, com todos os blocos confirmados para desfilar nas ruas de São Paulo.