no Carioca Club, em Pinheiros

Festa, que tem patrocínio da Skol, reunirá músicos do Bangalafumenga carioca como Rodrigo Maranhão (vocalista) e Thiago di Sabbato (guitarra), além do compositor e cantor Hamilton Fofão, no cavaquinho e voz, Gustavo Souza no trompete e Edy no Trombone.

Foto - Banga Festa Carioca

A bateria será formada por 200 batuqueiros de São Paulo, que compõe a Oficina de Percussão do Bangalafumenga, com regência de Carlos Santanna, o Mestre Negão da Serrinha.

No repertório estão composições consagradas de Caetano VelosoJorge Ben JorCrioloSeu JorgeTim Maia e Novos Baianos, com arranjos especiais criados pelos músicos do Banga.

A primeira grande festa deste ano abrirá a temporada de alegria e boa música, que se estenderá até o Carnaval de 2017.

Sobre a Oficina de Alegria:

Oficina de Alegria, fundada há cinco anos, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios: Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os quatro sócios deixaram suas carreiras tradicionais para se dedicarem exclusivamente ao desenvolvimento de projetos que, têm como missão, provocar sorrisos, cultura e alegria aos cidadãos paulistanos. Em 2011 a Oficina de Alegria trouxe para São Paulo o Bangalafumenga, a partir de então, foi criada a Oficina de Percussão em São Paulo, que em 2012 contava com 60 batuqueiros. Atualmente, já são mais de 220 batuqueiros, que fazem parte da bateria do Bangalafumenga na cidade e participam das festas promovidas pela Oficina de Alegria. 

Oficina de Alegria é uma empresa que estimula e apoia novos empreendedores interessados em elaborar projetos especiais e inovadores de entretenimento e transformação cultural, tendo como missão resgatar a cultura popular brasileira através da música, estimulando e integrando democraticamente pessoas de 18 a 80 anos de idade, e de diversas profissões (estudantes, médicos, jornalistas, publicitários) a participar, desenvolver e aprender a tocar instrumentos. Através de valores como cidadania, respeito ao meio ambiente, a Oficina de Alegria resgata o espírito das festas nas ruas e praças das cidades, promovendo uma atitude cidadã entre as crianças, com espírito de coletividade, simplicidade e liberdade, para transformar o comportamento de suas famílias.

Com uma logística cuidadosa e profissional, a Oficina de Alegria, organiza anualmente eventos temáticos, desfiles de Carnaval e ensaios abertos como os realizados para os blocos de rua: Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, ocorridos no Grand Metrópole, Carioca Club, The Week, Avenida Paulo VI, Praça Victor Civita, Pça. Cívica do Memorial da América Latina e  desfiles de carnaval já realizados na Vila Madalena, na Av. Sumaré e Av. Tiradentes. Além disso, pensando no público infantil e suas famílias, a Oficina de Alegria criou a Banda do Bloquinho, bloco musical formado por músicos alegres e brincalhões, sempre proporcionando cultura e alegria.

Para a realização dos eventos, a Oficina de Alegria empenhada no conforto e segurança dos participantes seleciona sempre lugares adequados e de fácil acesso, distribui e sinaliza com placas indicativas a cerca dos eventos onde estão localizados os banheiros químicos (incluindo o de acessibilidade), lixeiras, postos médicos, ambulâncias, UTI’s móveis, seguranças e quiosques de alimentação. A limpeza tem parceria da Prefeitura de São Paulo, assim como de cooperativas e ONG’s, que coletam resíduos (papel e metal) para o processo de reciclagem beneficiando a renda familiar dos coletores.

Sobre o Bangalafumenga:

Banga, como é mais conhecido, nasceu como bloco de carnaval no verão de 1998. Aos poucos, foi ganhando espaço, onde invariavelmente as apresentações acabavam em grandes festas nas ruas.

Com o sucesso do carnaval, os principais integrantes ficaram motivados a seguir com o trabalho durante o ano, fazendo shows com uma formação reduzida, mas sem perder a sonoridade e a característica festiva do bloco. O resultado é um som direto, percussivo, dançante com uma linguagem poética simples.

As apresentações do Banga contam com as canções de Rodrigo Maranhão, líder e principal compositor do grupo e de outros compositores da nova safra, além de clássicos da música brasileira como: Gil, Lenine, Alceu Valença, entre outros.

Oficina de Alegria trouxe o Bangalafumenga para São Paulo em 2011, quando a bateria paulista contava com apenas 60 batuqueiros. Neste ano, a bateria é composta por 250 batuqueiros que vêm ensaiando desde abril, nas duas oficinas semanais.

O evento aconteceu no ano de 2016, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Oficina de Alegria.