23 de fevereiro – Av. Faria Lima x Av. Juscelino Kubitschek
- Bangalafumenga fará um cortejo festivo inovador, com diversos elementos cenográficos
- Esse será o 5º ano seguido da dobradinha de dois dos maiores blocos do Brasil, em São Paulo
Produtora responsável por contagiar o Carnaval de Rua em São Paulo há 7 anos, a Oficina de Alegria apresenta a dobradinha de maior sucesso entre os blocos do carnaval paulistano. Com patrocínio da Booking.com e com Skol como cerveja oficial, o Bangalafumenga e o Sargento Pimenta desfilam, pela primeira vez, na Av. Faria Lima (altura da Avenida JK), no dia 4 de fevereiro, domingo, a partir das 09h da manhã.
Nos anos anteriores, o desfile em conjunto já reuniu mais de 300 mil pessoas na zona oeste e Centro da capital. Em 2018,chega a Vila Olímpia com grandes expectativas para receber o público em novo ponto, com boa localização, fácil acesso, segurança, amplitude e estrutura.
O Desfile do SARGENTO PIMENTA: “Felicidade, uma arma quente” – 09h
Av. Faria Lima x Rua Chilon até a Av. Faria Lima x Av. Hélio Pellegrino
O Bloco do Sargento Pimenta abrirá o dia de desfiles com o tema “Felicidade, uma arma quente”, em referência a música “Hapiness is a Warm Gun”, lançada pelo quarteto de Liverpool no álbum The Beatles, que completa 50 anos em 2018. Os Pimentas se apresentam com músicas dos Beatles em ritmos brasileiros, combinando tradição carnavalesca e inovação temática, junto a sua bateria composta por 80 batuqueiros cariocas, sob regência do mestre Felipe Reznik.
Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das canções, o repertório do Sargento Pimenta inclui a ciranda “Yellow Submarine”, o xote “Penny Lane”, o ijexá “Twist And Shout”, o samba reggae “Help!”, o funk “A Hard Day’s Night”, o batidão “Ticket To Ride”, as marchinhas “She Loves You” e “All My Loving”, o baião “Can’t Buy Me Love”, o maxixe “Mother Nature Son”, o samba “I Want To Hold Your Hand”, a quadrilha “Here Comes The Sun” e o maracatu “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.
O Desfile do BANGALAFUMENGA: “20 anos de brilho!” – 16h
Av. Faria Lima x Av. Hélio Pellegrino até a Av. Faria Lima x Rua Chilon
O Bangalafumenga irá desfilar em São Paulo comemorando 20 anos de carnaval, com o tema: “20 ANOS DE BRILHO!”. O bloco, fundado em 1998 pelo vocalista e compositor Rodrigo Maranhão, é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro e, desde 2011, é um dos precursores da evolução do carnaval de rua em São Paulo.
O Banga se apresenta acompanhado de sua pulsante bateria, formada por batuqueiros da Oficina de Percussão do Bangalafumenga em São Paulo, com regência de Carlos Santanna, conhecido como Mestre Negão da Serrinha. Em 2011, quando a Oficina de Batuqueiros teve início, eram 45 alunos. Hoje, o Banga conta, em São Paulo, com 240 pessoas na bateria – são 150 mulheres e 90 homens, com idade entre 26 e 59 anos, além de estrangeiros que moram no Brasil, vindo de países como Colômbia, Argentina, Espanha e França.
No comando do desfile, Rodrigo Maranhão será acompanhado por Thiago di Sabatto na guitarra, Hamilton Fofão no cavaquinho e voz, além de Gustavo Souza no trompete e Edy no trombone.
No repertório estão composições próprias e consagrados sucessos da música brasileira, com arranjos especiais em ritmos como ijexá, maracatu, ciranda, maculelê e, claro, muito samba. Entre as músicas, estão: Azul da Cor do Mar/Primavera (Tim Maia); Maracatu Atômico (Jorge Mautner/Jorge Jacobina); Bogotá (Criolo); Meia Lua Inteira (Carlinhos Brown); Lourinha Bombril (Paralamas do Sucesso); Teu Sorriso (Hamilton Fofão); Baile da Pesada e Barraco Dourado (Rodrigo Maranhão).
Sobre o Bangalafumenga:
Site: http://banga.com.br/
Facebook:@bangalafumenga
Instagram: @bangalafumenga
O Banga, como é mais conhecido, nasceu como bloco de carnaval no verão de 1998. Aos poucos, foi ganhando espaço e, inevitavelmente, suas apresentações acabavam em grandes festas nas ruas.
Com o sucesso do carnaval, os principais integrantes ficaram motivados a seguir com o trabalho durante o ano, fazendo shows com uma formação reduzida, mas sem perder a sonoridade e a característica festiva do bloco. O resultado é um som direto, percussivo, super dançante com uma linguagem poética simples.
As apresentações do Banga contam com as canções de Rodrigo Maranhão, líder e principal compositor do grupo e de outros compositores da nova safra, além de clássicos da música brasileira como: Gil, Lenine, Alceu Valença, entre outros.
A Oficina de Alegria trouxe o Bangalafumenga para São Paulo em 2011, quando a bateria paulista contava com apenas 60 batuqueiros. Atualmente, a bateria é composta por 240 batuqueiros participantes da Oficina de Percussão do Banga, na capital paulista.
Sobre o Bloco do Sargento Pimenta:
Site: https://www.blocodosargentopimenta.com.br/
Facebook: @bspimenta
O Bloco do Sargento Pimenta, idealizado para unir mundos, foi criado em 2010 por um grupo de 13 amigos que tinham duas paixões em comum: os Beatles e o carnaval. Surgiu a ideia de inserir a música do quarteto de Liverpool na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba. De lá pra cá, o grupo arrastou multidões por onde passou, fez o cônsul inglês cair na folia, comandou o carnaval brasileiro em Hackney, durante as Olimpíadas de Londres, e voltou à terra natal dos Beatles em 2013 para uma apresentação no Cavern Club, lendário clube de Liverpool onde o quarteto começou a fazer sucesso. No último carnaval, o bloco bateu recorde de público, embalando 125 mil pessoas em seu desfile no Rio de Janeiro e 80 mil no de São Paulo.
O bloco, que mistura os ritmos percussivos e a música dos Beatles, combinando tradição carnavalesca e inovação temática, é composto por duas grandes partes: a banda – que ataca com duas guitarras, baixo, saxofone, trombone e dois trompetes – e a bateria, com os tradicionais instrumentos de uma escola de samba, como surdo, caixa, repique, tamborim e agogô, além da pandeirola. Os cerca de 140 batuqueiros são formados na oficina de percussão ministrada semanalmente ao longo do ano anterior.
Além da sofisticação dos arranjos, o Sargento inova no figurino, nos efeitos visuais e na dinâmica das suas apresentações, resultando em um espetáculo lúdico e irreverente. O efeito catártico e a comoção do público comprovam o poder da música em unir os mais diferentes tipos de pessoas.
O cuidado com o figurino chama atenção: os Pimentas, como são carinhosamente chamados pelo público, se apresentam com roupas exclusivas, inspiradas na capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, frequentemente citado como o melhor e mais influente álbum da história do rock.
As misturas deram certo e, em sua estreia no carnaval de 2011, o grupo levou milhares de pessoas às ruas de Botafogo, no Rio de Janeiro, atingindo marcas expressivas. Foi eleito o melhor bloco de rua do ano pelo voto popular, em concurso promovido pelo jornal O Globo.
Sobre a Oficina de Alegria:
Site: http://www.oficinadealegria.com.br/
Facebook: @oficinadealegria
Instagram: @oficinadealegria
A Oficina de Alegria, fundada em junho de 2011, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os quatro sócios deixaram suas carreiras tradicionais para se dedicarem exclusivamente ao desenvolvimento de projetos que, têm como missão, provocar sorrisos, cultura e alegria aos cidadãos paulistanos. Em 2011, a Oficina de Alegria trouxe para São Paulo o Bangalafumenga e, a partir de então, criou a Oficina de Percussão em São Paulo, que em 2012 contava com 60 batuqueiros. Atualmente, já são240 batuqueiros, que fazem parte da bateria do Bangalafumenga na cidade e participam das festas promovidas pela Oficina de Alegria.
A empresa estimula e apoia novos empreendedores interessados em elaborar projetos especiais e inovadores de entretenimento e transformação cultural, tendo como missão resgatar a cultura popular brasileira através da música. Seu objetivo é estimular e integrar democraticamente pessoas de 18 a 80 anos de idade e de diversas profissões (estudantes, médicos, jornalistas, publicitários) a participar, desenvolver e aprender a tocar instrumentos. Através de valores como cidadania e respeito ao meio ambiente, a Oficina de Alegria resgata o espírito das festas nas ruas e praças das cidades, promovendo uma atitude cidadã entre as crianças, com espírito de coletividade, simplicidade e liberdade para transformar o comportamento de suas famílias.
Com uma logística cuidadosa e profissional, a Oficina de Alegria organiza anualmente eventos temáticos, como desfiles de Carnaval e ensaios abertos, festas juninas, como os realizados para os blocos de rua: Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, ocorridos no Grand Metrópole, Carioca Club, Avenida Paulo VI, Praça Victor Civita, Avenida Tiradentes e Memorial da América Latina. Além disso, pensando no público infantil e suas famílias, a Oficina de Alegria criou a Banda do Bloquinho, bloco musical formado por músicos alegres e brincalhões, sempre proporcionando cultura e alegria.
Para a realização dos eventos, a Oficina de Alegria se preocupa com o conforto e segurança dos participantes e seleciona sempre lugares adequados e de fácil acesso, sinalizando com placas indicativas a cerca dos eventos onde estão localizados os banheiros químicos (incluindo o de acessibilidade), lixeiras, postos médicos, ambulâncias, UTI’s móveis, seguranças e quiosques de alimentação. A limpeza tem parceria da Prefeitura de São Paulo, assim como de cooperativas e ONG’s, que coletam resíduos (papel e metal) para o processo de reciclagem beneficiando a renda familiar dos coletores.
O evento aconteceu no ano de 2018, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para A Oficina de Alegria.