Ao longo de seus 11 anos de história, a Oficina mantém a missão de construir momentos, conexões e alegria por meio da realização de grandes blocos carnavalescos, festas temáticas e experiências culturais, como peças de teatro e ocupações artísticas no espaço público. No entanto, em 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19, a empresa se viu diante dos desafios impostos pela restrição de atividades presenciais e buscou na criatividade a sua reinvenção.

Afinal, como promover experiências no âmbito digital para uma multidão que se transformou em telas individuais? A partir dessa provocação, a empresa acessou novas oportunidades com a realização de eventos e experiências digitais e híbridas no âmbito cultural e, principalmente, no segmento corporativo.

Para atender o universo corporativo, a Oficina estabeleceu uma collab de sucesso com a Befoür, agência de brand activation e eventos. Nos últimos dois anos, então, a parceria entregou eventos marcantes e experiências inovadoras que possibilitaram ainda mais a relação entre empresas e seus colaboradores no período mais sensível da restrição pandêmica e na retomada das atividades híbridas e presenciais.

Atuar ao lado de diferentes nichos levou a produtora a estabelecer um novo posicionamento de marca. O que antes era Oficina de Alegria, agora é Oficina. Na visão da empresa, a nova marca multiplica o seu trabalho com os segmentos culturais e corporativos em uma identidade mais moderna e minimalista, desenvolvida pelo designer Marcelo Mauad, sem perder a essência de espalhar alegria por onde passa.

Setor corporativo: uma nova experiência para a Oficina

Com o setor corporativo, a Oficina e a Befoür promoveram soluções criativas para grandes empresas que também se adaptavam ao cenário pandêmico, como o Grupo Boticário e a Danone.

Para o Grupo Boticário, a produtora estabeleceu conexões através das telas em diversos eventos, desde um festival virtual com atividades, dinâmicas de integração e conteúdos, que teve como grande convidada a atriz Fernanda Montenegro, até uma espécie de Talk Show comandado por ninguém menos que a jornalista Glória Maria para apresentar os objetivos da empresa no ano de 2022.

E a collab não parou por aí. Mesmo após a retomada das atividades presenciais, Oficina e Befoür seguiram em parceria, ampliando seu portfólio de entregas com projetos desenvolvidos para a Danone e o próprio Grupo Boticário.

Com a da Danone, a parceria desenvolveu o maior evento da empresa voltado ao canal de distribuidores estratégicos, promovendo uma experiência única com as presenças de Hortência e Paula, ícones do basquete brasileiro. Recentemente, Oficina e Befoür levaram o Stand Danone à feira anual Abrafarma Future Trends, que incluiu parede e games interativos e ativações em realidade virtual. Por fim, a collab também foi responsável pela criação e desenvolvimento do gb.tech_ Day 2022, maior encontro da área de tecnologia do Grupo Boticário, em evento presencial que reuniu 1800 pessoas em São Paulo.

Setor cultural: o público em casa

Durante a pandemia, a Oficina também se reinventou quanto ao seu carro-chefe: o setor cultural, uma das áreas mais afetadas pelo período. Para manter o público e seus colaboradores em segurança, a empresa se aproximou da multidão por meio de eventos virtuais, como o BangaOnline, que ofereceu aulas para os batuqueiros do bloco Bangalafumenga e recebeu mais de 100 inscritos.

No Festival Caminhos da Cultura, realizado por meio da lei de incentivo Aldir Blanc, em parceria com a Casa de Cultura Os Capoeira, a produtora levou três dias dedicados à diversidade de manifestações culturais brasileiras, com apresentações musicais, teatrais, de dança e entrevistas exclusivas que trouxeram nomes como a atriz Mel Lisboa, o bailarino Rubens Oliveira, as cantoras Ekena e Dessa Brandão, e os coletivos Sarau da Ponte Pra Cá e Os Capoeira.

Já em Mandalá Canta as Pérolas Negras do Samba, a roda de samba Mandalá recebeu as cantoras Adriana Moreira, Graça Braga e Bernadete para uma homenagem às sambistas Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara e Jovelina Pérola Negra.

A retomada da alegria

Com o avanço da vacinação, a Oficina retomou eventos híbridos, como o Carnaval Em Cena, e presenciais, como as festas do Bangalafumenga, que incluem Banga Ladeira Acima, Bangalaflorida e Banga Brilha.

Agora, a Oficina se encontra nos preparativos para o Carnaval 2023 que volta às ruas e promete levar muitas celebrações e alegria à cidade de São Paulo. Além dos já tradicionais desfiles em terras paulistanas de blocos originalmente cariocas, como Bangalafumenga, Sargento Pimenta e Fogo & Paixão, a produtora é responsável também pelos desfiles dos blocos Os Capoeira, que exalta a cultura e os ritmos do universo da capoeira, e o maior bloco do mundo: o Galo da Madrugada, considerado por muitos um dos grandes destaques do último carnaval, em 2020, em seu segundo carnaval pelas ruas de São Paulo. Já no mês de janeiro, o esquenta para o carnaval começa com a primeira festa do ano, a Festa Banga Summer, do bloco Bangalafumenga, no High Club.

Serviço: Festa Banga Summer 2023

Quando: 28 de janeiro de 2023 (sábado)

Local: High Club

Endereço: Rua João Rudge, 115 – Casa Verde, São Paulo

Horário: Das 15h às 23h

Abertura da venda dos ingressos: 20 de dezembro de 2022

Ingressos: A partir de R$ 50 pela plataforma Sympla

Classificação etária: 18 anos

Patrocínio: Brahma

Blocos do Carnaval 2023

Bangalafumenga + Sargento Pimenta: 11 de fevereiro (sábado)

Os Capoeira: 18 de fevereiro (sábado)

Galo da Madrugada: 21 de fevereiro (terça-feira)

Fogo e Paixão: 25 de fevereiro (sábado)

Sobre a Oficina

Site: http://www.oficinadealegria.com.br/

Facebook: Oficina de Alegria

Instagram: @oficinadealegria

A Oficina, fundada há 11 anos, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os fundadores deixaram suas carreiras em empresas tradicionais para se dedicarem ao desenvolvimento de projetos que têm como missão criar momentos de conexão para o público ou empresas.

Por meio de valores como cidadania e respeito ao meio ambiente, a Oficina resgata o espírito do carnaval com festas nas ruas, praças das cidades, peças de teatro e eventos corporativos, com ambiente de coletividade, simplicidade, liberdade e, claro, muita alegria.

Com uma logística cuidadosa e profissional, a produtora faz carnaval o ano inteiro com eventos que vão além dos desfiles, como ensaios abertos e festas temáticas em espaços públicos e fechados. Os blocos trabalhados pela produtora em São Paulo são: Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, Os Capoeira e Galo da Madrugada.

Além disso, pensando no público infantil e suas famílias, a Oficina criou o Bloquinho (carnaval infantil) e desenvolveu o espetáculo Bento Batuca, premiado como o melhor musical infantil de 2018, de acordo com a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).

Em 2019, foi responsável pelo Fomento e Comunicação do espetáculo musical infantil de bonecos “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água”, com músicas do Palavra Cantada e bonecos do Grupo Giramundo.

Durante o período restritivo devido a pandemia do Covid-19, a Oficina se adaptou ao formato dos eventos on-line e optou sempre pela segurança de seu público e colaboradores, focando a preparação para o Carnaval 2023, sem participar dos eventos ocorridos ainda em 2022.