• Preparando-se há dois anos para esse momento, a produtora Oficina apresenta um grandioso Carnaval de Rua em 2023;
  • As primeiras atrações, Bloco do Sargento Pimenta e Bangalafumenga, desfilam no sábado de pré-carnaval, dia 11 de fevereiro, a partir do meio-dia;
  • Assim como nas últimas edições, a dobradinha volta a ocupar o cruzamento das Avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitscheck;
  • Oficina utilizará nos desfiles de seus blocos o Trio Maravilha, trio elétrico próprio lançado em 2020, projetado com palco 360º e sistema de som de última geração;
  • Bloco do Sargento Pimenta terá a participação especial da cantora e compositora Ana Cañas e contará com bonecões de Olinda representando os integrantes dos Beatles;
  • Como de praxe nos eventos da Oficina, os desfiles gratuitos contarão com ampla estrutura profissional de som, segurança, higiene e organização, em conjunto com a Prefeitura de São Paulo.

 

Oficina, consagrada produtora na realização do Carnaval de Rua paulistano, festas temáticas, espetáculos e eventos corporativos, promove no sábado de pré-carnaval (11/02) os desfiles dos blocos Bangalafumenga e Bloco do Sargento Pimenta. Já tradicional dobradinha no cruzamento das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Presidente Juscelino Kubitschek, a concentração para o desfile do Bloco do Sargento Pimenta terá início às 10h30, com desfile marcado para o meio-dia. Logo depois, concentra o Bangalafumenga às 14h30, para sair junto ao público em cortejo agendado para as 15h30.

Realizados pela última vez em 2020, antes do período de pandemia do Covid-19, as apresentações dos blocos da Oficina voltam com força total em 2023. Ao todo, são cinco atrações distribuídas nos períodos de pré, pós e durante os dias de Carnaval, com Galo da Madrugada (Recife); Os Capoeira (São Paulo) e Fogo & Paixão (RJ), além, claro, de Banga e Sargento.

Bloco do Sargento Pimenta

10h30 às 12h: Concentração Bloco do Sargento Pimenta

12h às 14h30: Desfile Bloco do Sargento Pimenta

Trajeto: Av. Faria Lima (trecho entre as ruas Cel. Joaquim Ferreira Lobo e Chilon)

O Bloco do Sargento Pimenta apresenta um tema que exalta o retorno da folia de rua, intitulado Get Back – em alusão a um dos clássicos dos Beatles e, também, à premiada série documental, homônima, dirigida por Peter Jackson. Para fazer jus ao Carnaval mais esperado dos últimos tempos, o bloco promete realizar aquele que considera o maior desfile de sua história. Os tradicionais bonecões de Olinda que representam o quarteto de Liverpool estarão presentes abrindo o desfile.

Além de exaltar o legado e a obra de uma das maiores bandas do mundo, o Bloco do Sargento Pimenta receberá, em grande participação especial, a cantora e compositora paulista Ana Cañas.

O Pimenta, formado por guitarras, baixo, saxofone, trombone e trompetes, ganha o peso da bateria composta por cerca de 100 batuqueiros, sob o comando do mestre Felipe Reznik. A banda vem com Leandro Donner e Felipe Fernandes (guitarras e vozes); Marcelo Saboya (baixo e voz); Gustavo Pereira (guitarra, cavaquinho e voz); Bernardo Legrand (teclado e voz); Pedro Paulo Júnior e Juan Varela (trompetes); Sergio Castanheira (trombone); Rodrigo Ferma (saxofone) e Pedro Tie (eletrônica, sanfona e teclados).

Sem perder de vista a essência da banda inglesa, o bloco vai mostrar que essa confluência deságua não só em samba, mas em outros ritmos, como maracatu, funk, marchinha, baião, ijexá, jongo e ciranda. Entre os sucessos do quarteto de Liverpool, costumam estar no repertório: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (maracatu); She’s Leaving Home (jongo), Yellow Submarine (ciranda), Twist And Shout (ijexã); Help! e Eleanor Rigby (samba-reggae); A Hard Day’s Night (funk) e She Loves You e All My Loving (marchinha).

Bangalafumenga

14h30 às 15h30: Concentração Bangalafumenga

15h30 às 18h: Desfile Bangalafumenga

Trajeto: Av. Faria Lima (trecho entre as ruas Chilon e Chipre)

Com o conceito “fome de poesia, sede de carnaval”, pensado por Rodrigo Maranhão, cantor, compositor e idealizador do Banga, o bloco promete um desfile para exaltar o sentimento de todos em relação a poder voltar a ocupar as ruas com o Carnaval. Para isso, o Banga volta às suas raízes, fincadas na simplicidade das conexões humanas e no poder da música e da poesia para o povo brasileiro.

Formado por seu time completo: Rodrigo Maranhão (voz), Hamilton Fofão (cavaquinho e voz), Thiago di Sabatto (guitarra), Edy (trombone) e Gustavo Souza (trompete), junto aos 210 batuqueiros (entre iniciantes e veteranos), formados na Oficina de Percussão do Banga, com regência do Mestre Negão da Serrinha, o Banga leva a Faria Lima um repertório recheado de composições próprias e clássicos da Música Popular Brasileira. São versões com arranjos em ritmos como ijexá, maracatu, jongo, ciranda, maculelê e samba.

Entre os destaques estão: Abre a PortaFunk dos Orixás e Maracatu Embolado (Rodrigo Maranhão); Eu Quero é Carnaval (Hamilton Fofão); Sempre tem Céu Azul (Matheus VK); Samba de Arerê (Xande de Pilares e Arlindo Cruz); Eu Também Quero Beijar (Pepeu Gomes); Bogotá e Nas Águas (Criolo); Lucro e Playsom (Baiana System); Andar com Fé (Gilberto Gil); Frevo Mulher (Zé Ramalho); Bloco do Prazer (Moraes Moreira).

Além das canções autorais e de releituras que fizeram parte de eventos anteriores, neste ano, Rodrigo Maranhão e a bateria do Bangalafumenga apresentam uma música-tema inédita: Martelo Alagoano. Em sinergia com os pilares do bloco e a “fome de poesia” presente no Carnaval 2023, a letra aborda a urgência de olharmos e enxergarmos o maior valor nas coisas simples e no que é essencial.

Trio Maravilha

O Trio Maravilha, uma das principais novidades apresentadas pela Oficina no Carnaval 2020, será novamente utilizado pelos blocos realizados pela produtora. Tendo em vista sempre o objetivo em entregar ao público a melhor estrutura, a Oficina decidiu criar do zero, em parceria com o engenheiro Ronaldo Bitello, um trio elétrico que atendesse suas necessidades e estivesse de acordo com as normas de trânsito.

Com 19m de comprimento, 4,4m de altura e 2,6m de largura, o Trio Maravilha conta com um palco 360º, que permite maior proximidade entre os foliões e os músicos. O sistema de som é outro diferencial, com 48 caixas de som PA/SUB D&B, última geração, mesas de som digitais e microfonação sem fio da bateria.

Agenda dos blocos no Carnaval 2023

  • Bloco do Sargento Pimenta + Bangalafumenga: 11 de fevereiro (sábado) – Av. Faria Lima x Avenida Juscelino Kubitscheck; das 10h30 às 18h
  • Os Capoeira: 18 de fevereiro (sábado) – Rua Belmiro Braga (Vila Madalena); das 11h às 17h
  • Galo da Madrugada: 21 de fevereiro (terça-feira) – Obelisco do Ibirapuera (Ibirapuera); das 09h às 15h
  • Fogo e Paixão: 25 de fevereiro (sábado) – Av. Faria Lima x Avenida Juscelino Kubitscheck; das 12h às 18h

 

Sobre a Oficina:

Site: http://www.oficina.etc.br/

Facebook: @oficina.etc

Instagram: @oficina.etc.oficial

A Oficina, mantida há 11 anos pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, Cesar Pacci, Fernando Pegoretti e Thaisa Samahá, mantém a missão de construir momentos, conexões e alegria por meio da realização do carnaval de rua, festas temáticas e experiências culturais, como peças de teatro e ocupações artísticas no espaço público, além de eventos corporativos nos mais diversos formatos.

Prezando por uma logística cuidadosa, profissional, inclusiva e sustentável, a Oficina mantém em São Paulo os blocos de carnaval Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, Os Capoeira e Galo da Madrugada. Pensando no público infantil e em toda a família, a produtora criou o Bloquinho (carnaval infantil) e desenvolveu o espetáculo Bento Batuca, premiado como o melhor musical infantil de 2018 pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Já em 2019, foi responsável pelo Fomento e Comunicação do espetáculo musical “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água”, com músicas do Palavra Cantada e bonecos do Grupo Giramundo.

Entre os anos de 2020 e 2022, durante o período pandêmico da Covid-19, a Oficina se reinventou. Para entreter a multidão que se transformou em telas individuais devido ao isolamento social, a empresa acessou uma nova oportunidade de atuação: o setor corporativo. Com o segmento, a Oficina e a Befoür, agência de brand activation e eventos, estabeleceram uma collab de sucesso que levou soluções criativas às empresas e segue ampliando as suas entregas mesmo após a retomada das atividades presenciais. No âmbito digital, a Oficina ainda promoveu eventos e experiências virtuais para o setor cultural, o seu carro-chefe é uma das áreas mais afetadas pelo período.

Com a retomada dos eventos presenciais já desde o ano passado, a produtora se prepara para o Carnaval 2023 e terá uma agenda repleta de atrações, com todos os blocos confirmados para desfilar nas ruas de São Paulo.