O conjunto, cuja formação é considerada rara, apresentou um repertório que vai de Brahms a Piazzola. O evento foi realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo.

A programação das Terças Musicais levou ao público do CCBB, concertos com grupos de câmara cuja alma são os instrumentos de cordas: o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. A cada terça-feira, um duo, quarteto, quinteto ou sexteto apresentou repertórios clássicos, românticos e contemporâneos, especialmente compostos para essas formações. De acordo com esta proposta, a diretora artística da série, a empresária Glória Guerra, convidou grupos e instrumentistas de talento reconhecido no universo da música erudita no Brasil e no exterior para participar dos concertos. Assim, as atrações desse mês foram o Quarteto de Brasília, o Sexteto da Osesp, o duo formado pelo violinista Cláudio Cruz e o violoncelista russo Andrey Tchekmazov e o Quinteto D’Elas.

SEXTETO DE CORDAS DA OSESP

O Sexteto de Cordas da OSESP era formado por jovens instrumentistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, todos eles com larga experiência profissional no Brasil e no exterior, apresentando-se como solistas e cameristas.

Seu repertório era bastante variado e uma das preocupações do grupo é divulgar obras escritas para esta formação, cujo repertório é muito pouco conhecido. Outra proposta do grupo foi atuar como embaixadores da Música Brasileira, tanto aqui quanto no exterior, por meio da difusão de nossa música e nossos compositores. Para isto, composições e arranjos estão sendo criados especialmente para o Sexteto de Cordas da OSESP.

 

Componentes

 

Andréa Campos Misiuk, violinista, recitalista e solista no Brasil e no exterior

Matthew Thorpe, violinista, membro do Trio Súbito e integrante dos primeiros violinos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Peter Pas, solista do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra de Câmara Villa-Lobos.

Tânia Campos Kier, violista do Trio Súbito e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Douglas James Kier, violoncelista, atualmente membro do Trio Súbito e violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Marialbi Trisolio, violoncelista da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e integrante do quinteto D’Elas.

 

Programa:

  1. Brahms – Sexteto em Si bemol maior Opus 18
  2. Piazolla – Fuga y Misterio (arranjo: Douglas Kier)

O evento aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Centro Cultural Banco do Brasil.

Foto: Divulgação

SEXTETO DE CORDAS DA OSESP
SEXTETO DE CORDAS DA OSESP