O concerto integrou a programação de música erudita do novo espaço cultural, com o objetivo de levar aos frequentadores do centro, toda terça-feira, um concerto diferente com instrumentistas de renome, em horários alternativos: à hora do almoço e ao final da tarde. O evento foi realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

             O Quinteto de Sopros de Curitiba fez dois concertos no CCBB, ao meio dia e às 18h30. No programa do concerto estiveram composições de mestres da música brasileira: Radamés Gnatalli e Ernesto Nazareth.

O grupo foi convidado para fazer parte da programação do Terças Musicais por sua diretora artística, Glória Guerra, com a intenção de apresentar aos paulistanos a excelência de músicos vindos de outros Estados empenhados em tocar música brasileira. Embora os membros do Quinteto façam parte da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), o grupo nasceu há oito anos, em Curitiba. O Quinteto de Sopros de Curitiba se posiciona entre os melhores conjuntos de música de câmara do Brasil, mantendo sempre o objetivo de pesquisar e divulgar a música para esta formação.

Vencedor do IV Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo-1992), o Quinteto de Curitiba se apresentou em vários eventos culturais por todo o país, tais como o Festival Internacional de Campos do Jordão e os Festivais de Música de Cascavel, Londrina e Goiânia, tendo também realizado concertos nas temporadas oficiais do Theatro Municipal de São Paulo, MASP e Teatro Guaíra (PR), entre outros. Em 1993 e 1997, participou dos “42º e 46º Concurso Internacional de Música de Munique”, na Alemanha, realizando recitais e gravações para a TV local (ARD).

Paralelamente as suas atividades artísticas, o Quinteto de Curitiba realizou um trabalho didático, tendo sido responsável por essa área no XV e XX Festival de Música de Londrina (1995 e 2000). Por meio do Projeto Educacional “PROBUS”, possibilitou a cerca de quarenta e cinco mil crianças da rede pública municipal de ensino o contato com a música de câmara para quinteto de sopros.

 

QUINTETO DE SOPROS DE CURITIBA

 

Componentes:

Jamil Mamedio Bark, fagotista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP),

Joel Gisiger, primeiro oboísta da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e membro do Quarteto Barroco “Il Prete Rosso”.

José Costa Filho, trompista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Ovanir Buosi Jr., primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica de São Paulo.

Rogerio Wolf, a primeira flauta solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Programa:

 

Radamés  Gnatalli – Suite para Quinteto de Sopros

Julio  Medaglia – Suite de danças brasileiras 

Ernesto Nazareth – Dois choros / Sarambeque / Atrevidinha

O evento aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Centro Cultural Banco do Brasil.

Foto: Divulgação

Quinteto de Curitiba
Quinteto de Curitiba