Há 17 anos, o programa AstraZeneca Viva a Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela AstraZeneca, idealizado pelo Instituto Dançar, encanta crianças hospitalizadas em luta contra o câncer, seus familiares e equipes médicas em hospitais de todo o Brasil. Neste ano, de 19 a 23 de agosto, o programa inicia sua primeira etapa em Belo Horizonte (MG), no Hospital João XXIII, localizado no centro da capital.

Nos últimos anos, o AstraZeneca Viva a Cultura! se consolidou com uma importante plataforma cultural em hospitais, tendo passado pelas 5 regiões do Brasil e realizado mais de 508 oficinas, 320 programações musicais nos leitos e 143 apresentações teatrais em 83 etapas e 16 edições, impactando e transformando a vida de milhares de crianças. 

“Para nós, apoiar pelo 17° ano um projeto como este, é contribuir com a melhora na qualidade de vida destas crianças.  As atividades estimulam os pacientes, elevando a autoestima e contribuindo no tratamento. O projeto, de forma lúdica, interativa e criativa, levará mais diversão e entretenimento às crianças em tratamento de saúde”, enfatiza Jorge Mazzei, Diretor Executivo de Relações Corporativas da AstraZeneca Brasil. 

Em cada temporada um tema central é desenvolvido para guiar as atividades e, em 2024, as crianças poderão aprender mais sobre como mergulhar nas infinitas possibilidades que as cores têm na nossa vida, com a temática Cores que curam, amor que transforma. O ursinho Astro, já conhecido mascote da iniciativa, junto aos demais profissionais do Instituto Dançar, levarão às crianças atividades presenciais com oficinas diversas, apresentações de teatro, música e brincadeiras culturais.

Entre as atividades propostas pelo AstraZeneca Viva a Cultura! em 2024, em cinco grandes capitais brasileiras, estão:

Oficina de Origami: As crianças aprenderão os conceitos básicos do origami por meio de exercícios práticos com papel. O objetivo é desenvolver a percepção sobre as formas e cores.

Oficina de Instrumento Musical Reciclável: Os jovens pacientes construirão seus próprios instrumentos musicais a partir de materiais caseiros e recicláveis, explorando diferentes maneiras de criar sons e ritmos de forma personalizada e autoral.

Oficina de Musicalização: Pela primeira vez no projeto, terá uma oficina que desperta a sensibilidade dos pequenos, ajudando no desenvolvimento do cérebro, corpo e emoções. As crianças poderão interagir com instrumentos e descobrir seus sons, tudo de forma descontraída e divertida.

Oficina de Stencil em Tela: Explora a técnica de estampar desenhos passando tinta através de um stencil. A atividade incentiva a experimentar a técnica e soltar a criatividade.

Oficina dos Bichos: Nesta oficina as crianças irão criar e personalizar diferentes tipos de animais, usando somente materiais recicláveis.

Oficina de Máscaras: Baseada em narrativas folclóricas da cultura brasileira, esta oficina permite aos pacientes que criem seus próprios personagens e levem as máscaras para casa.

Teatro: As crianças assistirão a um espetáculo teatral que combina diversão e cultura em perfeita harmonia. Serão três apresentações com grupos profissionais.

Cia e Música: Dentre as atividades que mais fazem sucesso, a música nos leitos emociona e contagia, os músicos levam seu show para alegrar os pequenos que estão impossibilitados de sair de seus quartos. E, claro, o mascote Astro acompanha todo o percurso! Afinal, música e alegria são remédios poderosos para a alma.

Sobre a AstraZeneca

AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição nas seguintes linhas terapêuticas: gastrointestinal, cardiovascular, neurológica, respiratória e inflamatória, oncológica e doenças infecciosas. A AstraZeneca opera em mais de 100 países, seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo.

Para mais informações, visite o site e siga a empresa no Instagram @astrazenecabr.

Sobre o Instituto Dançar

As atividades do Instituto Dançar se iniciaram em 2003, a partir do anseio do grupo Dançar Marketing de atuar em prol dos interesses da comunidade. Inicialmente sob o nome de Dançar Comunidade, em 2008 a organização social passou a se chamar Instituto Dançar, atuando em compromisso com o desenvolvimento social, a democratização da cultura e a acessibilidade. 

Ao longo de sua trajetória, o Instituto Dançar promoveu mais de 400 eventos gratuitos, atendendo cerca de 500.000 mil crianças e adolescentes em iniciativas sociais, além do público geral, em projetos concebidos sob medida para empresas como AstraZeneca, Droga Raia, Grupo Ultra, Nestlé, Samsung, Visa, entre outras. 

Enxergando as artes e o entretenimento como poderosas ferramentas de transformação da sociedade, o Instituto Dançar também passou a prestar consultorias e fazer a gestão de programações culturais para empresas interessadas em beneficiar as comunidades onde atuam. Seus principais clientes de consultoria socioculturais e políticas de patrocínios incluem marcas como Ambev, Deloitte, IBM, Libbs Farmacêutica, Roche, Vale e Volkswagen. 

Sobre o Hospital João XXIII

Referência no tratamento de vítimas de politraumas, grandes queimaduras e intoxicações, o Hospital João XXIII (HJXXIII) integra o Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A unidade tem 51 anos de existência e é um dos maiores prontos-socorros do país, que salva vidas todos os dias.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar altamente especializada, reconhecida pelo cuidado humanizado e individualizado com o paciente.