Com apresentação única do Coro e Orquestra Sinfônica de Munique, que aconteceu na Sala São Paulo, deu continuidade ao Programa de Assinatura para eventos culturais que a TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral) promoveu para o ano de 2002. O Concerto, com a regência de Hayko Siemens, e a participação do Coro “Muenchner Motetten Chor”, teve ainda a presença do tenor lírico norte-americano Thomas Cooley, como solista. O evento conta com o patrocínio de Altana AG, empresa controladora da Byk Química e Farmacêutica Limitada.

O repertório da apresentação trouxe as composições Chichester Psalms, de Leonard Bernstein; Missa Criolla, de Ariel Ramirez;  Danças Polovitsianas, de Alexander Borodin; Duo Ye Nr. 2, de Chen Yi; Canções Folclóricas Quenianas; e, para encerrar, Cenas de Carmina Burana, de Carl Orff.

O Concerto da Orquestra Sinfônica de Munique com Coro fez parte do Programa de Assinatura TUCCA 2002, aberto com o recital dos Irmãos Assad. Seguindo o objetivo de proporcionar bons espetáculos culturais à população e, ao mesmo tempo, prestar um trabalho social de grande importância. O Programa contou, ainda em 2002, com os concertos da Orquestra da Toscana; e a apresentação da soprano norte-americana June Anderson, acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob a regência de seu novo Diretor Artístico,  Maestro Ira Levin.

Fundada em 1945, a Orquestra Sinfônica de Munique logo conquistou um importante posto dentre os conjuntos sinfônicos locais e, com a realização de excursões por países como Áustria, Itália, Espanha, Suíça e Japão, conquistou uma sólida reputação também no exterior. Conjunto de alta capacidade de adaptação e flexibilidade, realiza, além da série de concertos regulares,  apresentações de óperas, operetas, musicais e balés. Por quarenta anos, a Orquestra Sinfônica de Munique tem promovido sua Assinatura para séries de concertos, que acontecem na Herkulessaal da Residenz e Prinzregententheater, as duas mais famosas casas de concertos de Munique. Além disso, apresenta-se regularmente em muitos dos renomados teatros da Europa, tais como Salzburger Grosses Festspielhaus, Berlin Philharmonic Hall  e Frankfurt Alte Oper, e nos principais espaços de Lucerna e Milão. Outra atividade importante é seu trabalho com artistas jovens, e com os principais solistas e cantores, como Lucia Aliberti, Hildegard Behrens, José Carreras, Plácido Domingo, Simon Estes, Edita Gruberova, Siegfried Jerusalem, Dame Gwyneth Jones, Vesselina Kasarova, Waltraud Meier e Dame Margaret Price.

PROGRAMA:

Parte I

Leonard Bernstein: Chichester Psalms 

Ariel Ramirez: Missa Criolla

Alexander Borodin: Danças Polovtsianas

 

Parte II

Chen Yi: Duo Ye Nr. 2

Canções Folclóricas Quenianas

Carl Orff: Cenas de Carmina Burana

 

TUCCA – Conselho Curador (ano de 2002)

Conselho Científico: Sidnei Epelman, Cláudia Epelman, Clélia Maria Erwenne, Nubia Mendonça, Reynaldo Brandt e Sérgio Simon

Conselho Administrativo: Carlos Gouveia, Airton Bobrow, Lia Schultz, Lucila Furlan, Luiz Guilherme Favati, Luiz Fernando Ferraz Rezende, Milton Goldfarb, Nico Faria, Rui Porto, Ana Cristina Amaral Ferraz

Conselho Fiscal: Antônio Ermírio de Moraes, Manoel de Oliveira Saes e Enéas Couto Júnior

O evento aconteceu no ano de 2002, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o cliente TUCCA.

Créditos: Acervo TUCCA