Reconhecido como um virtuose no Oriente e no Ocidente, Dang Thai Son executou peças de Bach, Ravel, Mendelssohn e Liszt na programação do CCBB, em São Paulo.

Dono de um talento que levou o jovem pianista a romper as barreiras contra o isolado Vietnã dos anos 80 e a consolidar uma carreira internacional, Dang Thai Son foi convidado pelo Centro Cultural Banco do Brasil, por intermédio da empresária Glória Guerra, para participar da programação de abertura do novo espaço cultural paulistano.

Vietnamita nascido em Hanói, ele iniciou seus estudos de piano aos 5 anos, com sua mãe, fundadora do Conservatório de Música de Hanói. Em 1977, Dang Thai Son foi admitido pelo professor V.A. Natanson no célebre Conservatório Tchaikovsky de Moscou e aperfeiçoou-se com Dimitry Bashkirov.

Ao receber o primeiro prêmio do Concurso Chopin de Varsóvia, em 1980, com medalha de ouro e três prêmios pela melhor interpretação das Mazurcas, das Polonaises e do Concerto Nº 2, Dang Thai Son tornou-se o primeiro pianista asiático a conquistar o mais prestigiado prêmio da história dos grandes concursos internacionais de piano.

Atualmente com residências em Paris e Montreal, Dang Thai Son é professor honorário da Kunitachi Music College, em Tóquio.

 

O sucesso “Além-Muro”

Sua carreira como pianista virtuose o levou a mais de 40 países da Europa, América do Sul e do Norte, Ásia e Austrália. Dang apresentou-se em importantes salas de concertos: Barbican Center e Wigmore Hall em Londres, Salle Pleyel em Paris, Lincoln Center em Nova York, Concertgebouw em Amsterdam, Musikverein em Viena, Heerculessaal em Munich e Suntory Hall em Tóquio.

Tocou com as orquestras Leningrad Philharmonic, Montreal Symphony, BBC Philharmonic, Prague Symphony, Staatskapelle Berlin, Warsaw National Philharmonic, NHK Symphony, Helsinki Philharmonic, Sydney Symphony, Hungarian State, Symphony Russian, National Symphony, Moscow Philarmonic e com as orquestras de câmara Sinfonia Varsóvia, Zurich Chamber, Moscow Virtuosi, sob a direção de Sir Neville Marriner, Pinchas Zukerman, Dmitri Kitaenko, Mariss Janson, Pavel Kogan, Iiri Belohlavek, Claude Bardon, Jerzy Maksymiuk, Pierre Bartholomée, James Loughram e Vladimir Spivakov.

Em 1995, participou junto com Yo Yo Ma, Kathleen Battle e Rostropovich do programa Sinfonia da Terra, transmitido no Ano Novo pela NHK (Televisão Japonesa) em todo Japão

.Dang Thai Son já fez gravações para rádio e televisões na maioria dos países onde se apresentou e, tem discos pelos selos Deutsche Grammophon, Melodia, CBS/Sony, Polskie Nagrania Muza e Victor – JVC no Japão. Dando continuidade à gravação de toda a obra de Chopin, após as Valsas, Prelúdios, Noturnos, Baladas, Concertos para Piano e Orquestra, Scherzos, Improvisos e a integral das Polonaises, será lançado o Cd com os Estudos, também pelo selo Victor J.V.C.

Na temporada de 1999/2000 realizou concertos com a Orquestra Sinfônica de Montreal, Orquestra Filarmônica de Varsóvia, Filarmônica de São Petersburgo, Sinfônica da Rádio da Noruega, Orquestra do Mozarteum de Salzburgo, Orquestra do País de La Loire e Orquestra Filarmônica de Tóquio; apresentações nos festivais Aix-en-Provence (França), Ruhr Piano Festival (Alemanha), Kirishima (Japão), Festival de Valdemosa (Espanha) em turnês no Canadá, Estados Unidos, Japão e América do Sul.

Em outubro de 1999, em Berlim, ministrou, junto com Vladimir Ashkenazy e Murray Perrahia, master – class sobre interpretação da obra de Chopin e, neste mesmo período, a convite do pianista Vladimir Ashkenazy, fez um recital, no dia no dia 17 de outubro, em comemoração aos 150 anos da morte de Chopin. Em 1995, foi entrevistado por Seiji Ozawa para o programa Sinfonia da Terra, transmitido no Ano Novo pela NHK (Televisão Japonesa) em todo Japão. Ele participou do programa junto com músicos do porte de Yo Yo Ma, Kathleen Battle e Rostropovich.

PROGRAMA

Bach – Busoni                         Tres prelúdios corais.

  1. Cinco canções sem palavras.

Rondó Capricioso

  1. Ravel Jeux d’eau
  2. Liszt Paráfrase da Ópera “Norma”

O evento aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Centro Cultural Banco do Brasil.

 Dang Thai Son (Foto SGGP)