ESPETÁCULO TEATRAL “O MISTÉRIO DE IRMA VAP”

A peça esteve em cartaz por onze anos, dirigida por Marília Pêra e estrelada por Marco Nanini e Ney Latorraca.

O Mistério de Irma Vap (The Mystery of Irma Vep no original em inglês) é uma peça teatral em dois atos escrita por Charles Ludlam. Exemplar característico do que no Brasil tornou-se conhecido como “teatro besteirol”, Irma Vap é uma sátira de vários gêneros teatrais e cinematográficos, incluindo melodramas vitorianos, farsa e o filme Rebecca (1940) de Alfred Hitchcock. O nome Irma Vap é um anagrama para “vampira”.

Irma Vap apresenta oito personagens destinados a ser interpretados por dois atores. Os atores interpretam papéis de ambos os sexos. A peça exige grande quantidade de efeitos sonoros, adereços, efeitos especiais e trocas rápidas de vestuário.

A peça inclui referências a (e aparições de) vampiros, fantasmas, múmias e lobisomens. Contém ocasionalmente, zombarias de natureza adulta, mas é amplamente aceitável para audiências mais jovens.

Mandacrest Estate é o lar de Lord Edgar e Lady Enid. Lady Enid é a segunda esposa de Lord Edgar, embora ele não tenha ainda se recuperado inteiramente da morte de sua primeira esposa, Irma. Os empregados da casa, uma criada chamada Jane Twisden e um porqueiro de nome Nicodemus Underwood, têm suas próprias opiniões sobre Lady Enid.

A Assessoria de Imprensa nos dois últimos anos foi da Marra Comunicação.

.Créditos: Divulgação

FICHA TÉCNICA

 Autor: Charles Ludlam

Tradução E Adaptação: Roberto Athayde

Direção: Marília Pêra

Produção Executiva E Administração: 1986-1990 Alessandra Reis E Tereza Durante / 1990-1996 Denise Escudero E Fernando Libonati

Cenógrafo E Figurinista: Colmar Diniz

Luz: Maneco Quinderé

Som: Xodó E Andrea Zeni

Adereços: Flávio Solano E Américo Issa

Efeitos Especiais: Mário Márcio