Considerado pioneiro na prática do lobby no país, Saïd Farhat fez uso de suas experiências pessoais e profissionais para elaborar esta obra que, além de discorrer sobre o trabalho e a atuação do lobista, classifica-o como uma ferramenta democrática, exercida de maneira ética por grupos definidos e legítimos, embasados por uma legislação específica em suas negociações junto a órgãos públicos.

Lobby. O que é. Como se faz. Ética e transparência na representação junto a governos – primeiro lançamento de 2007 da ABERJE Editorial – traz capítulos que explicam as diferentes concepções para o trabalho do lobista, analisam o papel de pessoas e instâncias que lidam com ele e estuda as maneiras pelas quais a atividade é realizada em diferentes e contextos.

 

SOBRE O AUTOR

Saïd Farhat nasceu em Rio Branco, Acre, e iniciou sua carreira no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde trabalhou até 1952. Na iniciativa privada, notadamente no campo da Publicidade, ocupou, a partir de 1954, cargos de direção da Standard Propaganda, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo; e na J. Walter Thompson.

Em 1965, adquiriu a revista Visão, dando início a uma fase de grande prestígio daquela publicação no panorama editorial brasileiro. A editora foi pioneira em várias iniciativas. Como a criação da publicação Quem é “Quem na Economia Brasileira”. Além disso, criou também o prêmio “Homem de visão”, que contemplou selecionados líderes empresariais e governamentais como atuação destacada em sua área.

Além do livro Lobby. O que é. Como se faz. Ética e transparência na representação junto a governos, Farhat publicou dois livros: “O Fator Opinião Pública” e o “Dicionário Parlamentar e Político”

O lançamento do livro aconteceu no ano de 2007, na Livraria Cultura,  com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a ABERJE.