Nelson Freire, consagrado pianista brasileiro, realizou o Concerto Solo Inédito encerrando o Programa de Assinaturas 2001 da Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral – TUCCA. O evento, que teve renda revertida para a instituição, aconteceu na Sala São Paulo (Complexo Cultural Júlio Prestes) e contou com o patrocínio da Petrobrás, Asta Médica e Banco Safra.
O pianista, para essa apresentação, escolheu, um repertório composto por obras de L. V. Beethoven e R. Schumann – figurando na primeira parte – e F. Chopin – reservadas para a segunda e última parte.
Programa:
Primeira parte – Sonata Les Adieux (L.V. Beethoven); Cenas Infantis (R. Schumann).
Segunda parte – 03 estudos do opus 25; e Sonata opus 58 (ambas de F. Chopin).
Nelson Freire
Nelson Freire, um dos maiores pianistas brasileiros, iniciou no piano aos três anos de idade, estudando com a própria irmã, e aos quatro deu seu primeiro recital. Em 1950 transferiu-se com a família para o Rio de Janeiro e, em 1952, aos 8 anos de idade, solou um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Em 1956 e 1957 obteve o primeiro prêmio para Jovens Solistas da OSB e, ainda em 1957, foi o mais jovem finalista do I Concurso Internacional de Piano, e recebeu uma bolsa do governo brasileiro para continuar seus estudos na Europa. Estudou em Viena, na Áustria, e recebeu muitos prêmios por toda a Europa, como o primeiro lugar no Concurso Internacional de Piano “Viana da Mota“, em Portugal, e a Medalha Dinu Lipatti, concedida em Londres, ao pianista mais promissor da época. Gravou diversos discos a partir de 1957, inclusive com a Filarmônica de Munique, Alemanha, e também recebeu o Prêmio Edison (Países Baixos) pela gravação de 24 Prelúdios de Frédéric Chopin.
O evento aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.