Nelson Freire, consagrado pianista brasileiro, realizou o Concerto Solo Inédito encerrando o Programa de Assinaturas 2001 da Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor CerebralTUCCA.  O evento, que teve renda revertida para a instituição, aconteceu na Sala São Paulo (Complexo Cultural Júlio Prestes) e contou com o patrocínio da Petrobrás, Asta Médica e Banco Safra.

O pianista, para essa apresentação, escolheu, um repertório composto por obras de L. V. Beethoven e R. Schumann – figurando na primeira parte – e F. Chopin – reservadas para a segunda e última parte.

Programa:

Primeira parte – Sonata Les Adieux (L.V. Beethoven); Cenas Infantis (R. Schumann).

Segunda parte – 03 estudos do opus 25; e Sonata opus 58 (ambas de F. Chopin).

Nelson Freire

Pianista Nelson Freire
Nelson Freire (Divulgação)

Nelson Freire, um dos maiores pianistas brasileiros, iniciou no piano aos três anos de idade, estudando com a própria irmã, e aos quatro deu seu primeiro recital. Em 1950 transferiu-se com a família para o Rio de Janeiro e, em 1952, aos 8 anos de idade, solou um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Em 1956 e 1957 obteve o primeiro prêmio para Jovens Solistas da OSB e, ainda em 1957, foi o mais jovem finalista do I Concurso Internacional de Piano, e recebeu uma bolsa do governo brasileiro para continuar seus estudos na Europa. Estudou em Viena, na Áustria, e recebeu muitos prêmios por toda a Europa, como o primeiro lugar no Concurso Internacional de Piano “Viana da Mota“, em Portugal, e a Medalha Dinu Lipatti, concedida em Londres, ao pianista mais promissor da época. Gravou diversos discos a partir de 1957, inclusive com a Filarmônica de Munique, Alemanha, e também recebeu o Prêmio Edison (Países Baixos) pela gravação de 24 Prelúdios de Frédéric Chopin.

O evento aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.