Cerca de 17 mil pessoas compareceram à Chácara do Jockey, em São Paulo, para conferir a Natura Nós About Us. O festival contou com shows, oficinas culturais, ações interativas e teve como proposta sensibilizar o público para questões relacionadas a preservação do planeta. Natura Nós About Us reuniu adultos e crianças, e contou com duas programações distintas.

Sábado, 21 de novembro, foi dedicado à família com atividades que ocuparam a manhã e parte da tarde. Mais de 3 mil pessoas, entre adultos e crianças, participaram de jogos, brincadeiras, ações interativas e puderam conhecer também alguns projetos voltados para a preservação do meio ambiente.  Nas oficinas eco educativas, as crianças aprenderam a fazer brinquedos a partir da reutilização de materiais. Garrafas pet se transformaram em divertidos bonecos e papéis de jornal deram vida a alguns animais.

No palco, montado ao lado das oficinas, o público pode acompanhar shows do coral mineiro Meninos de Araçuaí, Turma da Mônica, que levou às crianças um espetáculo sobre a importância da preservação do meio ambiente. Às 13h, o grupo Afromix mostrou um pouco da cultura afro-brasileira em shows de dança, capoeira, circo e teatro. Os integrantes apresentaram-se no palco e fizeram pequenas intervenções na platéia, durante os intervalos dos shows. “Meus filhos ficaram encantados com os tambores e batuques”, disse Marc Sheidt, acompanhado de Lissa e Kevin, de 2 e 4 anos.

Uma das atrações mais aguardadas do dia, a dupla Palavra Cantada, iniciou a apresentação por volta das 14h20. Acompanhados pela banda, Sandra Peres e Paulo Tatit fizeram a alegria da criançada com um repertório pra lá de animado. Entre as músicas escolhidas estavam: “Peixe Vivo”, “Pé com Pé”, “A Barata”, “Bichinho” entre outras.

No espaço reservado às atividades paralelas, um dos destaques foi a oficina de percussão ministrada pelo grupo cultural AfroReggae, que ensinou o público a tocar instrumentos feitos de lata de tinta e tonéis de plástico. Ao lado da tenda, também foi possível conferir produtos artesanais confeccionados por mulheres assentadas pela reforma agrária do Pontal de Paranapanema. O projeto, patrocinado pela Petrobras, contou com a parceria do IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas.

Um tabuleiro gigante foi montado em frente à tenda da SOS Mata Atlântica, onde era possível participar de várias brincadeiras e ainda levar para casa mudas e sementes de palmito, urucum, dedaleiro e ingá. “Gostei muito do jogo de dados e da minha plantinha”, disse Pedro Henrique Nogueira, de 4 anos, atento com a muda de palmito que recebeu no festival.  

O festival contou ainda com a participação de ONGs, como Arte Em Pneus, que transformou rodas de carro usadas em utensílios, jogos e brincadeiras especiais e  CISV (Children’s International Summer Villages), que promoveu jogos interativos e educativos para as crianças. Uma réplica do planeta foi montada, próximo a entrada principal e atraiu a atenção do público que passava pelo local. No interior do globo, as pessoas puderam compartilhar experiências sensoriais, com luzes, sons e aromas. Também foi possível conhecer um pouco do processo de triagem e reciclagem do lixo produzido durante o evento.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

O evento iniciou com o show do AfroReggae e, com sua mistura de ritmos, a banda carioca aqueceu a plateia com muito mangue beat, samba-reggae e funk. A segunda atração do dia foi Arnaldo Antunes, que apresentou sucessos do seu novo trabalho Iê Iê Iê.

Em seguida foi a vez de Carlinhos Brown agitar a plateia com seus tambores e ritmos. Considerado um dos artistas mais criativos e inovadores do cenário musical brasileiro, ele levantou a galera ao cantar o sucesso “A Namorada”, música escolhida pelos internautas para a apresentação no Natura Nós About Us

Encabeçando a lista das atrações internacionais, o cantor Jason Mraz subiu ao palco no início da noite sob aplausos e muita animação do público. O astro pop apresentou canções como “Dynamo”, “Anything You Want”, “I´m Yours” e Lucky, que contou com a participação da cantora Sandy, levando a plateia ao delírio.

O compositor e baixista STING iniciou sua apresentação para um público de 14 mil pessoas. Ele relembrou sucessos de sua carreira solo e hits que fizeram a história do The Police. Conhecido por sua luta pelas causas sociais e ambientais, STING comemora os 20 anos da sua ONG Rainforest Foundation, focada na preservação das áreas de florestas tropicais, como a Amazônia, e concordou em fazer no país um show exclusivo, encerrando assim o Natura Nós About Us.

Durante os intervalos das apresentações, o público aproveitou para descansar nos lounges espalhados pela Chácara do Jockey. Assim como no primeiro dia, as áreas de relaxamento acompanhavam a proposta de sustentabilidade do festival, com mobiliário confeccionado a partir de material reciclado e lixo reaproveitado. Nas praças de alimentação foram oferecidos alimentos orgânicos, sanduíches naturais e bebidas.

Quem circulou pela área Vip do Natura Nós About Us, também teve oportunidade de conhecer alguns produtos da linha Natura Ekos, disponíveis nos banheiros. Elaborados com extratos vegetais e óleos essenciais, os produtos agradaram em cheio com suas texturas e aromas da natureza.

O evento aconteceu em 2009, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Natura Musical.