A Comunidade Samba da Vela resgatou a importância da mulher, no dia 03 de março, segunda–feira que antecedeu ao Dia Internacional da Mulher. O diferencial do Samba da Vela é a oportunidade dada para todas as pessoas comporem e apresentarem suas músicas. As mulheres, além de fortalecer o coro nos encontros e dar harmonia às composições, também participam ativamente desse processo, contando as suas histórias em belas melodias.    

A história de vida das compositoras do Samba da Vela, muitas vezes vai de encontro à história de grandes mulheres que se consagraram no mundo do samba. Sempre presente no imaginário dos compositores, a presença da mulher no samba vai muito além de mera musa inspiradora. E é em homenagem a elas, que o Samba da Vela abriu a semana de comemorações ao Dia Internacional da Mulher com uma roda de samba especial em homenagem a todas as mulheres. Com o patrocínio do programa Natura Musical e intitulado de Mulheres da Vela, o evento aconteceu na Casa de Cultura de Santo Amaro. O encontro resgatou a importância da mulher para o samba, além de homenagear as suas compositoras.

Duas grandes mulheres da Comunidade, Tia Dita e Ana Elisa, têm como lema o amor à vida e ao samba. O cotidiano dessas mulheres não é diferente do de D. Ciata, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, e de muitas outras compositoras que enfrentaram a discriminação e a resistência da sociedade para divulgar seu trabalho.

Foi aos 16 nos que Ana Elisa Camargo da Silva, 42, se descobriu compositora. Nesse longo trajeto, chegou a compor mais de 40 sambas e o carro-chefe dos seus sambas é “Sorrir pra não chorar”. Professora de uma escola da periferia de São Paulo, Ana Elisa tem dois empregos e mora em Campo Limpo. É ela quem cuida dos afazeres domésticos, dos cinco filhos e também da renda familiar. A compositora garante que mesmo com o dia atribulado, tem disposição para compor e ir à Comunidade toda segunda-feira. Com a ajuda da irmã, ela compõe suas melodias.

Outro grande nome das composições do Samba da Vela é o de Benedita Cândida Silva, 71, mais conhecida como Tia Dita. Nascida em Minas Gerais, quando criança morou na roça e mudou-se ainda jovem para Piquete, interior de São Paulo. De origem simples, sua família sempre gostou muito de samba. Tia Dita casou-se, teve cinco filhos e ficou viúva ainda jovem, trazendo para si toda a responsabilidade de cuidar da casa, dos filhos e do trabalho. Seu grande sonho era construir um bazar de costura, onde pudesse ensinar outras pessoas a bordar, pintar e costurar.

Com histórias de vida tão semelhantes, essas mulheres se destacam e enfrentam o preconceito predominante nas rodas de samba. Para Ana Elisa, a mulher no samba causa impacto. “Além de ser compositora, somos mães, cuidamos de casa e trabalhamos fora”, diz.

E assim, o Samba da Vela resgata a importância das mulheres, sempre inspiradoras das composições masculinas.

 

Sobre o Samba da Vela

Todas as segundas-feiras, impreterivelmente, às 20h30 uma vela é acesa na Casa de Cultura de Santo Amaro. Mais de 300 pessoas acompanham semanalmente este ritual que tem começo e fim determinado pela chama de uma vela acesa. O intuito deste ritual é para receber os fundadores da Comunidade do Samba da Vela e dar início a um genuíno culto ao samba.

Entre seus fundadores estão dois integrantes do Grupo Quinteto em Branco e Preto e moradores da periferia de Santo Amaro. A madrinha desta comunidade é a cantora Beth Carvalho.

 

Sobre o Natura Musical

O Natura Musical tem por missão estimular e difundir a música raiz-antena. A música que resulta do encontro de elementos tipicamente brasileiros com conceitos, ideias e sonoridades universais. A música que tem raízes na nossa terra ao mesmo tempo em que olha para o mundo.

Desde o lançamento do Natura Musical, em 2005, foram contemplados mais de 91 projetos de diversos gêneros artísticos e estágios de produção musical, atingindo 17 Estados brasileiros de todas as regiões do país e mais de 200 mil pessoas de diferentes idades e classes sociais.

O evento aconteceu no ano de 2008, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Natura Musical.