Música no Aeroporto, com realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da MPCult – Malagodi Projetos Culturais, patrocínio do Mercado Livre e Mercado Pago, produção de Eurico Malagodi e a curadoria musical de Sergio Freddi Jr., foi uma iniciativa cultural voltada para música instrumental, a fim de divulgar e difundir diferentes estilos, visando construir uma representação do universo musical e abrir portas da sonoridade brasileira para o mundo.
A série trouxe duas apresentações instrumentais diárias, totalizando 40 shows de Blues, R&B, Fusion, Jazz Tradicional, Latino Jazz, Jazz Moderno, Pop Jazz, Música Instrumental Brasileira, Choro Tradicional e Contemporâneo, executados por 20 bandas e participações especiais. O palco dos shows foi no piso térreo, no hall externo de acesso ao terminal.
A abertura de Música do Aeroporto teve como destaque o guitarrista Faiska, um dos conceituados e conhecidos do Brasil acompanhado dos músicos Ximba Uchyama (baixo) e Caio Dohogne (bateria), dentre outros destaques no cenário da música instrumental brasileira teve Austin Roberts, considerado um dos maiores trompetistas de Jazz no Brasil; Elas Quarteto, grupo feminino de música instrumental; Riviera Blue Gang, o quarteto transcende em suas performances o Jazz puro transitando de forma divertida e criativa pelo melhor do Blues, R&B, Funk Jazz e Country; Baião de Três, realizaram uma leitura sofisticada e interessante do repertório musical brasileiro fundidas na prática jazzística; Celso Pixinga & Luchin, as leituras musicais que a dupla promove são criativas e ricas em resultados; e do grupo Hot Line Jazz Band, seguiu o “MainstreamStyle” Jazz com influências dos músicos Bix e Chet Baker.
Durante a realização das apresentações, a produção do Música no Aeroporto preparou a distribuição de guias com um roteiro dos melhores lugares, para se ouvir jazz e outros bons estilos musicais, durante a noite paulistana.
Programação Completa – Música no Aeroporto
FAISKA TRIO (Blues, R&B e Fusion)
Músico profissional desde a década de 70, Faiska (José Eduardo Fernandes Borges ) é um dos mais respeitados guitarristas do Brasil e lidera o trio formado ainda por Ximba Uchyama (baixo) e Caio Dohogne (bateria), músicos de carreira sólida no cenário nacional.
AUSTIN ROBERTS & WILLIE ANDERSON (Jazz Tradicional e Blues)
Austin Roberts, considerado um dos maiores trompetistas de Jazz no Brasil, começou cedo sua carreira vitoriosa, tendo como maior fonte de inspiração o grande Louis Armstrong. William Anderson, com uma formação clássica, participou da Orquestra Jovem e da Banda Sinfônica Jovem de Aberdeen e de vários concursos musicais.
Acompanham os músicos Luchin Montoya ao piano, Zé Weber ao contrabaixo e Lael Medina à bateria.
CONEXÃO TEQUILA (Latin Jazz, Jazz Moderno, Pop Jazz)
Conexão Tequila é um grupo instrumental, fundado na união de cinco artistas de destaque no cenário musical brasileiro, que desenvolve um repertório voltado para a música instrumental com forte influência de ritmos latinos.
Integrantes do grupo: Nahor Gomes (trompete), Jefferson Rodrigues (saxophone), Jarbas Barbosa (guitarra), Carlos Noronha (contrabaixo ), Pepa Délis (piano/teclado).
BERTRAMI’S TRIO (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)
Beto Bertrami se junta agora a seu primo Victor Bertrami para mostrarem ao grande público composições de José Roberto Bertrami (Azymuth) presentes no CD “Similar”.
ELAS QUARTETO (Pop Jazz e Música Instrumental Brasileira)
Grupo feminino de música instrumental idealizado pela baterista Bianca Predieri no ano de 2013.
Originalmente sob forma de quarteto: Bianca Predieri (bateria), Gabi Gonzalez (guitarra), Ge Ruiz (baixo) e Roberta Kelly (percussão), o grupo conta ocasionalmente com participação de outras instrumentistas como a pianista Nathália Zanetti, a guitarrista Luciana Romanholi.
CHORORÔ ENSEMBLE (Choro tradicional e contemporâneo)
Com uma formação instrumental clássica do estilo (flauta, percussão, violão de sete cordas e cavaquinho), o grupo se destaca por suas capacidades em tocar tanto o choro tradicional como o contemporâneo. Compõe o grupo Gabriela Machado (flauta), Deni Domênico (cavaquinho), Wesley Ferreira (violão de sete cordas), Vinicius Barros (percussão).
TRANSITION (Latin Jazz, Pop Jazz)
Liderado pelo compositor, arranjador e pianista Leo Mitrulis atua no cenário da música instrumental brasileira e teve entre seus principais orientadores o pianista Amilton Godoy e o Maestro Cláudio Leal.
VINICIUS BARROS & AMIGOS (Música Instrumental Brasileira)
Formado pelo Conservatório de Tatuí (SP), e Bacharel em Percussão pelo Instituto de Artes da Unesp (SP), Vinicius Barros estudou com grandes nomes da percussão como: John Boudler, Carlos Stasi, Eduardo Gianesella, Marcos Suzano, Guello, Eduardo Contrera, entre outros. Acompanharam Vinicius Barros neste projeto Fernando Correa (guitarra), Sidney Borgani (trombone), Marinho Andreoti (contrabaixo), e Jeferson Rodrigues (saxofone).
J.B. QUARTETO (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)
Jarbas Barbosa (guitarra) considerado um dos principais guitarristas do cenário da música instrumental brasileira. Completaram o quarteto de sua banda Vitor Alcântara (saxofone), Nino (contrabaixo acústico) e Cuca Teixeira (bateria).
RIVIERA BLUE GANG (Blues e R&B, Fusion)
Liderado por Luchin Montoya (piano e teclado), o trio se organizou para ocupar o espaço destinado ao Jazz no reinaugurado bar tradicional de São Paulo, Riviera. Completaram o Riviera Jazz Band, Airton Fernandes (contrabaixo) e Lael Medina (bateria).
EL QUARTETO(Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira
Com fortes influências da sonoridade jazzística moderna, o saxofonista Ramiro Marques se junta ao pianista Giba Estebez. Para consolidarem este projeto se juntaram ao grupo o contrabaixista Airton Fernandes e o grande baterista Jorge Saavedra.
POP JAZZ QUARTET (Latin Jazz e Pop Jazz )
O Pop Jazz Quartet é um grupo formado em 2012 pelo baixista Paulo Rapoport (Popó) com o intuito de tocar alguns standarts do Jazz e do Pop pouco executados no circuito dos bares com música de São Paulo. O quarteto é completado por Ary Holland (piano), Nina Novoselecki (sax) e Richard Montano (bateria), todos os músicos da mais alta qualidade.
DUAS E UM (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)
O trio foi formado em 2012 para tocar no restaurante Pobre Juan. Formação: Juliana Ripke (piano eteclado), Ge Cortês (baixo acústico), Lael Medina (bateria).
BAIÃO DE TRÊS (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)
Em dezembro de 2007, três artistas expoentes no cenário musical paulistano e brasileiro se reuniram para desenvolver um projeto de musical, no qual ritmos e melodias da musica brasileira fundidas na pratica jazzística destes instrumentistas. Com isso, Billy Magno (piano elétrico e saxofone), Edu Malta (baixo elétrico) e Humberto Zigler (bateria) realizam uma leitura sofisticada e interessante do repertório musical brasileiro dando início o projeto Baião de Três.
GIBA FAVERY TRIO (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)
Giba Favery atua profissionalmente como baterista desde os 16 anos. Possui seu projeto solo onde já lançou dois CD’s, intitulados “Hard Samba” e “Dupla Dinâmica” em parceria com o baixista Celso Pixinga.
Em seu projeto de trio, buscando uma sonoridade renovada e criativa, Giba Favery se junta aos importantes guitarristas Faiska e o contrabaixista Fabio Zaganin.
CELSO PIXINGA & LUCHIN (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)
Foi na banda de Eduardo Araújo e Silvinha que Celso Pixinga (baixista) e Luchin Montoya, (tecladista) se conheceram como colegas de grupo. Pixinga e Luchin que estabeleceram sólida carreira individual decidiram convidar para este projeto artistas que os tem acompanhado em suas trajetórias musicais, trazendo para junto deles Giba Favery (bateria) e Jarbas Barbosa (guitarra).
HOT LINE JAZZ BAND (Jazz Tradicional e Blues)
Hot Line Jazz Band é um projeto idealizado pelo trompetista André Busic que segue basicamente o “Mainstream Style” Jazz, bem como sofre influências de músicos como Bix e Chet Baker. Formação: André Busic (trompete e voz), Ramiro Marques (saxofone), Luchin Montoya (teclados), Zé Weber (contrabaixo), Toninho Reis (bateria).
JAZZUCA (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)
Formado em 2002 por Leo Mitrulis (piano), Airton Fernandes (contrabaixo) e Lael Medina (bateria), o Jazzuca Trio procura trazer luz ao melhor da música instrumental brasileira e mundial, através de re- leituras e arranjos originais de consagrados standards, além de composições próprias.
JUNGLE JAZZ (Latin Jazz e Pop Jazz )
Trio formado em 2012 por Willie Daniel na guitarra, Geraldo Vieira no contrabaixo e Nahame Casseb na bateria vem se apresentando em casas de jazz. No repertorio clássicos do Jazz e da Música Brasileira interpretados de forma própria e diferenciada, unindo bom gosto e técnica equilibrada.
AUDITORIUM (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)
O trio Auditorium é o resultado da união de três artistas do primeiro escalão da Música Instrumental Brasileira Amador Longhini Jr. (teclado), Celso Almeida (bateria), Airton Fernandes (contrabaixo).
A segunda fase do evento aconteceu no mês de junho, em 2015, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.