Os diretores e idealizadores do Museu da Pessoa, Karen Worcman e José Santos Matos, buscaram a expansão das atividades da instituição para o mundo todo no workshop que ministraram durante o encontro Museums and the Web 2001 em Seattle, Estados Unidos.

O trabalho pioneiro mundial deste museu virtual brasileiro visava retratar a História através da memória oral dos indivíduos comuns da sociedade. A iniciativa já cruzou a fronteira do país e se desenvolve em parcerias: com o Musée de la Civilisation, Ministério da Cultura e das Comunicações do Québec e jornal Le Soleil para desenvolvimento do site canadense Musées & Millénaire; e com a Universidade do Minho no projeto do Museu da Pessoa em Portugal. Quando a equipe do Museu da Pessoa participou pela primeira vez do Museums and the Web, em 1999, mereceu destaque por parte do New York Times:

Se pudesse dizer que apenas um site comandou os maiores interesses durante a conferência, este seria o Museu da Pessoa, um museu virtual que apresenta 500 histórias de vida de cidadãos brasileiros comuns e adiciona outras toda semana.”, escreveu o repórter Matthew Mirapaul.

Assim como as atividades do museu se ampliaram desde então, o tema do workshop deste ano também foi diferente: The Museum of the Person World (Museu da Pessoa @ mundo). José e Karen falaram sobre a possibilidade de criação de filiais do Museu da Pessoa em todo mundo, citando as parcerias bem sucedidas com a Universidade do Minho de Portugal e o site canadense Musées & Millénaire. O workshop também foi ministrado pelos parceiros do museu Tom Gillespie (Universidade de Indiana, EUA) e Jorge Gustavo Rocha (Universidade do Minho, Portugal).

A proposta do workshop foi discutir os passos necessários para expandir o trabalho do Museu da Pessoa pelo mundo. Os participantes foram apresentados ao conceito do museu e depois divididos em grupo para discutir as possibilidades de se adequar a ideia a cenários sócio-econômico-culturais diferentes, de forma a se propagar a ideia numa rede mundial. Um documento foi produzido a partir do workshop para ser apresentado e discutido na conferência. O público alvo é formado por indivíduos ou organizações que já estejam trabalhando ou estejam interessados em trabalhar com história pessoal ou interessados em desenvolver a rede mundial do Museu da Pessoa.

Em seu quinto ano, Museums and the Web 2001 reuniu representantes de museus e instituições de preservação de patrimônio cultural de mais de 25 países para examinar a situação atual da internet para esse campo de trabalho. Palestrantes de diversas partes do mundo apresentaram suas ideias e últimas descobertas em palestras que exploraram teoria e prática em níveis básicos e avançados.

O Museu da Pessoa no Mundo

O Museu da Pessoa já tem parcerias internacionais visando sua expansão para todo o mundo:

Musées & Millénaire – Projeto canadense que desenvolve um site especial reunindo acervos de museus de todo o mundo. Este museu virtual, com conteúdo disponível em inglês e francês, foi criado por iniciativa do Musée de la Civilisation e do Ministério da Cultura e das Comunicações do Québec e é mantido pelo jornal Le Soleil. Com a chegada do terceiro milênio, Musées & Millénaire pretende reunir várias visões de todo o mundo frente a questões existenciais, como a transmissão de valores, religião, preservação da cultura, transgressão de estereótipos e a sobrevivência do planeta. Além de museus do Brasil e Canadá, a iniciativa conta com a participação de representantes da Alemanha, Estados Unidos, Eslovênia, França, Itália, Madagascar, Suécia e Suíça. O endereço do Musées & Millénaire  é www.mumi.org e o trabalho do Museu da Pessoa pode ser encontrado na seção Mémoires du XXe Siècle  / Memories of the 20th Century (Memórias do Século XX).

Museu da Pessoa em Portugal – A idéia do núcleo do museu em Portugal surgiu em 1999, quando a equipe do Museu da Pessoa encontrou parceiros portugueses durante o encontro Museums and the Web. Na ocasião, a instituição estabeleceu um contato com a Universidade do Minho, em Portugal, que a convidou para  instalar um núcleo do museu no Porto, como parte das comemorações do mega evento Porto 2001 (quando a cidade sediará a capital européia, ao lado de Roterdã). Para coletar mais histórias, a equipe do museu também conta com a colaboração da Federação das Associações Brasileiras e Luso-Portuguesas e do Sindicato dos Padeiros. Com a instalação de um núcleo no Porto, as histórias e entrevistas coletadas na cidade serão registradas automaticamente na Internet e poderão ser acessadas de qualquer parte do mundo.

O Workshop ministrado pelo Museu da Pessoa aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.