O MOB foi idealizado e fundado em 2012 por Rogério Oliveira e Guilherme Pereira, ambos ex-executivos com mais de 14 anos de experiência e vivência dentro de grandes empresas nacionais e multinacionais, que em certo ponto da carreira perceberam o quanto o modelo tradicional de organização e a ciência da gestão inventado por nós seres humanos estava obsoleta, causando traumas profundos nas pessoas e consequentemente afastando as empresas do resultado econômico que pretendiam atingir.
Além disso, perceberam o quanto as organizações atualmente sentem-se perdidas sobre como atuar em relação as novas tendências do comportamento humano, com graves problemas de retenção e atração de talentos, com taxas de apenas 20% do total dos profissionais verdadeiramente engajados em suas atividades profissionais de acordo com dados da pesquisa Gallupp “State of the Global Workplace Report” realizada em 2013.
Temas como Felicidade no Trabalho, A Nova Gestão, O Papel do Novo Líder começaram a ser abordados e levados às pessoas pelo Movimento Buena Onda através de aulas, palestras e workshops em 2012 inicialmente através de uma parceria com a escola Perestroika, presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.
Rapidamente muitas organizações buscaram a empresa para atuar em cenários delicados vividos por suas equipes ou para tornar ainda mais criativo, inovador e feliz cenários já altamente positivos. Empresas como Coca-Cola, Whirlpool, Wal-Mart, NET, Johnson & Johnson estão entre as que já vivenciaram workshops ou palestras.
O conteúdo do Movimento Buena Onda utilizado em suas diferentes dinâmicas tem origem principal na sua rede de parceiros nacionais e internacionais que incluem por exemplo empresas como Happiness Works do Inglês Nic Marks que estuda o tema há mais de 13 anos e nomes como o do pesquisador Daniel Pink escritor do Best Seller Motivação 3.0 entre outros.
O que o Movimento Buena Onda pretende, quando se assume como a facilitadora de um novo mundo que já surgiu, é tirar as pessoas de um modo de vida levado no “piloto automático”, provocando-as com conteúdos já há algum tempo disponíveis nos universos da sociologia, psicologia e filosofia, mas agora traduzidos em ferramentas e linguagens práticas para empresas e profissionais.
Além dos conteúdos, o MBO também utiliza a ferramenta da Happiness Works no Brasil para medir de forma estratégica o nível de felicidade das pessoas em uma organização. Diferente de outras pesquisas que apontam resultados mais genéricos do total da empresa, ou do total de uma área, a ferramenta da Happiness Works possibilita que a medição também seja filtrada por cada grupo de gerente a partir de 3 pessoas.
Assim o resultado obtido pela ferramenta pode ser incorporado inclusive na avaliação e meta individual dos gestores, que passam a ter como responsabilidade a felicidade da sua equipe.
Sobre Rogério Oliveira
Estudante de filosofia e viajante por natureza, Rogério é formado em Marketing pela ESPM, com MBA pela HEC. Acumula 14 anos de experiência em marketing, vendas, gestão de pessoas e gestão geral em empresas como Warner, UOL, Johnson&Johnson e BRMALLS. Atualmente é sócio do prêmio Nobel da paz Muhammad Yunus em um fundo de investimento e incubadora para Negócios Sociais. É formado em Life Coaching e especialista no tema Felicidade
Sobre Guilherme Pereira
Amante do mar e das atividades outdoor, praticante de canoagem oceânica, surf, trekking e bike, Guilherme é Formado em administração pela FGV, com experiência de 16 anos em multinacionais de bens de consumo nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas. Estudante de psicologia é especialista no tema Simplicidade, tendo sua própria vida como experimento.
O evento aconteceu no ano de 2014, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.
Créditos: Divulgação