Raízes Sertanejas: centenário de Inezita Barroso é celebrado no Theatro Municipal com participação de Roberta Miranda
A cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, professora e apresentadora de rádio e TV, é homenageada pela Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga
Rio de Janeiro, março de 2025 – Inezita Barroso e o seu legado são as escolhas da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, para dar início às suas atividades em 2025. O espetáculo “Raízes Sertanejas” acontece, em única apresentação, no dia 31 de março, no Theatro Municipal do Rio, e é também uma homenagem a Ignez Magdalena Aranha de Lima (4/3/1925 – 8/3/2015), justamente no mês em que a artista completaria 100 anos. Inezita deixou uma marca indelével na arte do país, principalmente na cultura caipira. Artista completa: além de cantora, atriz, instrumentista e apresentadora de TV, era uma mulher à frente do seu tempo. Além de tudo isso, ainda exercia as funções de bibliotecária, folclorista e professora. O concerto contará com participação especial da cantora Roberta Miranda, além da violeira Adriana Farias e um elenco recheado de estrelas.
Com patrocínio master de Petrogal Brasil, Joint Venture Galp/Sinopec e patrocínio de Zurich Santander Brasil, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o espetáculo “Raízes Sertanejas” aborda mais uma homenagem ao centenário dessa grande mulher que contou com diversos shows no país, contando também com uma grande exposição com seus pertences, que está em cartaz na cidade de São Paulo. Pioneira e um dos maiores nomes do universo sertanejo brasileiro, durante muitos anos ela apresentou o programa “Viola, Minha Viola” que, criado nos anos 80 na TV Cultura, até hoje é reprisado na emissora. O público vai prestigiar grandes clássicos do sertanejo.
Quem apresenta o espetáculo é a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, que tem ao todo 50 integrantes e regência da maestrina Priscila Bomfim. A OSJ Chiquinha é composta exclusivamente por mulheres jovens, que passam por um amplo programa de educação e formação musical. Desde 2021, quando estreou, o grupo vem fortalecendo a importância da representatividade feminina nos palcos do Brasil e do Mundo, tocando em grandes teatros e dividindo o palco com grandes nomes, como Maria Gadú, Mônica Salmaso, Toni Garrido, entre outros. Em seu currículo, já tem duas turnês internacionais: em 2022, em Portugal e Espanha, e em 2023, na Suíça.
“Queremos relembrar não só a artista, mas também a mulher que ela foi, que até hoje serve de inspiração para nós mulheres, sendo artistas ou não. A escolha dela foi uma unanimidade em nossa equipe e é uma forma das novas gerações terem contato com a música sertaneja. Afinal, ao falar de música sertaneja, estamos falando da voz da nossa terra”, diz Moana Martins, a diretora da orquestra.
Repertório:
- Amanheceu peguei a viola – Renato Teixeira (Arranjo: Vinicius Louzada)
- Estrada da vida – José Rico (Arranjo: Vinicius Louzada)
- Saudade de minha terra – Goiá / Belmonte (Arranjo: Vinicius Louzada)
- Disparada – Geraldo Vandré / Theo de Barros (Arranjo: Maestro Dico)
- Romaria – Renato Teixeira (Arranjo: Mateus Araujo)
- Luar do sertão – Catulo da Paixão Cearense (Arranjo: Mateus Araujo)
Participação especial: Adriana Farias
- Pot-pourri (Arranjo: Maestro Dico)
- Chora Viola – Lourival dos Santos & Tião Carreiro (Arranjo: Vinicius Louzada)
- Cheiro de Relva – Dino Franco / José Fortuna – (Arranjo: Vinicius Louzada)
- Tocando em frente – Almir Sater / Renato Teixeira (Arranjo: Maestro Dico)
- Evidências – José Augusto / Paulo Sérgio Valle (Arranjo: Vinicius Louzada)
Participação especial: Roberta Miranda
- Majestade o Sabiá – Roberta Miranda (Arranjo: Vinicius Louzada)
- Lampião de Gás – Zica Bergami (Arranjo: Vinicius Louzada)
- São tantas coisas – Roberta Miranda (Arranjo: Vinicius Louzada)
- Vá com Deus – Roberta Miranda (Arranjo: Vinicius Louzada)
- Galopeira – Mauricio Cardoso Ocampo e Pedro Bento (Arranjo: Vinicius Louzada)
Sobre Santander e Cultura
O Santander é um reconhecido apoiador e difusor da Cultura em todos os países em que atua. No Brasil, não é diferente, o Banco acredita, investe e promove o acesso às mais distintas manifestações culturais e a democratização da cultura para a sociedade.
Além de patrocinar e promover parcerias com instituições e iniciativas culturais, como Museu do Amanhã (RJ), Festival de Música em Trancoso (BA) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes (PE) e do Museu do Ipiranga (SP), o Santander mantém seus próprios empreendimentos, como os Faróis Santander Porto Alegre e São Paulo, além do Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.
Sobre Zurich Santander
A Zurich Santander Brasil Seguros e Previdência é uma joint venture entre os Grupos Zurich e Santander, dois dos maiores conglomerados do mundo nos setores segurador e financeiro, com mais de 12 anos de atuação no Brasil, Argentina, Chile, México e Uruguai, além da sede na Espanha. Com o propósito de “inovar diariamente para que as pessoas e seus projetos estejam protegidos e o setor seja cada vez mais humano, ético e sustentável”, a companhia conta com mais de 8 milhões de clientes e distribui seus produtos de seguros e previdência por meio da rede de distribuição do Santander.
Serviço:
Espetáculo Raízes Sertanejas
Participação especial: Roberta Miranda e Adriana Farias
Elenco: Coro Juvenil do Rio de Janeiro e as solistas Ana Neri, Brenda Lima, Brenda Pedrotti e Ella Cath
Regência: Priscila Bomfim
Local: Theatro Municipal do Rio (Praça
Floriano, S/Nº, Cinelândia)
Data e Horário: 31 de março, às 19h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia)
Marins Mera Comunicação
Assessoria de imprensa Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga
Acyr Mera Junior
acyrmerajr@gmail.com – 21 98669-4230
Marra Comunicação
Assessoria de imprensa Santander Brasil (Cultura e Patrocínios)
Paulo Marra: marracomunica@gmail.com – 11 99255-3149
Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br – 11 95946-2063
Priscila Previato: priscila@paulomarra.com.br – 11 99152-1525
Site: https://marracomunica.com.br