O DVB demonstrou notáveis  aplicações de TV digital interativa baseadas na tecnologia MHP (Multimedia Home Platform) numa série de eventos no Brasil. Foi mostrado tudo sobre as aplicações do MHP utilizando-se a  nova geração de decodificadores (set-top boxes) especialmente preparados para esta plataforma. E uma visão da televisão interativa futura foi também apresentada. foram demonstrações importantes realizadas por proeminentes membros do DVB, tais como: IRT, Philips, Nokia e Rohde & Schwarz.

Peter MacAvock (Divulgação)
Peter MacAvock (Divulgação)

 

A Philips mostrou seus decodificadores (set-top boxes) operando em ambiente de aplicações interativas. A Nokia exibiu sua próxima geração de decodificadores, e houve uma demonstração conduzida por um dos pioneiros e visionários da televisão interativa europeia – agraciado com o Premio Emmy – Gerhard Stoll, do Institut für Rundfunktechnik (IRT), da Alemanha. Stoll também apresentou inovações incorporadas em seus trabalhos desenvolvidos para o programa de pesquisa e desenvolvimento da Information Society Technologies (IST), com o apoio da Comissão Europeia,  voltados para a  convergência tecnológica e MHP.

O DVB agradeceu o apoio da Comissão Europeia, IRT,  Philips, Nokia e Rohde & Schwarz na preparação dessas apresentações e demonstrações que aconteceram em São Paulo.

 

Projeto DVB

O Digital Video Broadcasting  (DVB) é um consórcio liderado pela Indústria de Eletrônica, constituído por mais de 300 Operadoras de TV, Fabricantes, Operadoras de Rede, Provedores de Software, Agências Governamentais e outros, em mais de 35 países, todos comprometidos a especificar e regulamentar  o uso de padrões globais para a distribuição da TV digital e serviços de comunicação de  dados. O padrão DVB cobre todos os aspectos da televisão  digital, da transmissão até as inter-conexões, acesso condicional e interatividade para vídeo digital, áudio e dados. O consórcio foi constituído em 1993 para criar uma uniformidade no  caminho em direção à padronização global, inter-operacionalidade, e na visão do futuro.

Já existem, em operação,  numerosos serviços de transmissão utilizando o padrão DVB. Centenas de fabricantes oferecem equipamentos compatíveis com o DVB, que já estão em uso pelo mundo. O DVB domina o mundo da transmissão digital. É também a base de outros serviços em operação tais  como: DVB-T (terrestre), DVB-S (satélite) e DVB-C (cabo), incluindo transmissão móvel  de dados  e internet de banda larga. Mais informações sobre o DVB podem ser acessadas no site www.dvb.org .

DVB Multimedia Home Platform (MHP)

MHP define uma inter-conexão genérica entre aplicações digitais interativas e os terminais nos quais estas aplicações são processadas. O padrão torna possível que os provedores de conteúdo digital operem com todos os tipos de decodificadores (set-top-boxes)  dos mais simples  aos mais sofisticados, IDTVs e PCs multimídia. Com  o MHP, o DVB amplia seu padrão aberto para as Operadoras de TV e de serviços interativos em todas as redes de transmissão, incluindo satélites, cabos e sistemas sem fio.

O evento aconteceu no ano de 2002, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Philips do Brasil.