O evento contou com a programação inédita de teatro, dança, música popular e erudita, literatura, artes plásticas, arquitetura, cinema e vídeo, além de exposição virtual, debates e palestras. As mostras e espetáculos ocuparam as salas do Centro Cultural São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo, a Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera, a Biblioteca Mário de Andrade e o Auditório Cláudio Abramo da Secretaria Municipal de Cultura. O evento foi promovido pela Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura.
A proposta do evento foi introduzir o público no contexto histórico das Grandes Navegações que levaram ao Descobrimento do Brasil, por intermédio de uma breve retrospectiva de sua influência no panorama artístico luso-brasileiro e, por outro lado, mostrar o resultado da convivência entre estes povos de Língua Portuguesa, a partir das atuais tendências da produção cultural.
Concebido pelo Centro Cultural São Paulo (CCSP), o projeto “Navegar é preciso – Portugal – Brasil – África” contou com a participação de diversas instituições de Portugal e do Brasil, incluindo o apoio da Tap Air Portugal, Comissão Nacional para as Comemorações dos 500 Anos de Descobrimentos (Portugal), Ministério da Cultura de Portugal e Pão de Açúcar.
PROGRAMAÇÃO
EXPOSIÇÕES VIRTUAIS: As Navegações Portuguesas
– Seis módulos: Multivisão, Área de Identificação e Espera, Portal do Tempo, Caravela, Centrinho (com projeção do filme “A Viagem”) e Área de Microcomputadores.
ARTES VISUAIS: Exposição Oreretama (Curadoria: Vera Lúcia Brottrel Tostes / Nobue Myazaki) e o segmento de Arte Contemporânea (Curadoria: Camila Duprat)
ARQUITETURA: Curadoria: Ricardo Forjaz / Christiano de Souza
– A Arquitetura e as Cidades Portuguesas
– Do Oceano ao Continente: Os Caminhos de Interiorização
– A Influência Pombalina na “Forma Urbis” de Lisboa
– Ontem, Hoje e o Amanhã: Significado e Consequências
– São Paulo e os Dilemas da Colagem de Retalhos de Passado
– Aprendendo da Cidade Tradicional
– Notas Sobre a Intervenção em Idanha-a-Velha, Cidade Romana
– Recuperação do Centro Histórico de Itú e da Praça do Monumento do Ipiranga
– Três Exemplos de Recuperação Patrimonial
O evento ocorreu no ano de 2000, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.