O evento contou com a programação inédita de teatro, dança, música popular e erudita, literatura, artes plásticas, arquitetura, cinema e vídeo, além de exposição virtual, debates e palestras. As mostras e espetáculos ocuparam as salas do Centro Cultural São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo, a Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera, a Biblioteca Mário de Andrade e o Auditório Cláudio Abramo da Secretaria Municipal de Cultura. O evento foi promovido pela Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura.

A proposta do evento foi introduzir o público no contexto histórico das Grandes Navegações que levaram ao Descobrimento do Brasil, por intermédio de uma breve retrospectiva de sua influência no panorama artístico luso-brasileiro e, por outro lado, mostrar o resultado da convivência entre estes povos de Língua Portuguesa, a partir das atuais tendências da produção cultural.

Concebido pelo Centro Cultural São Paulo (CCSP), o projeto “Navegar é preciso – Portugal – Brasil – África” contou com a participação de diversas instituições de Portugal e do Brasil, incluindo o apoio da Tap Air Portugal, Comissão Nacional para as Comemorações dos 500 Anos de Descobrimentos (Portugal), Ministério da Cultura de Portugal e Pão de Açúcar.

PROGRAMAÇÃO

MÚSICA ERUDITA: Curadoria Maestro Marcos Câmara

– Orquestra Sinfônica Portuguesa

– Clássicos do Domingo CDs”: Brasilessentia Grupo Vocal / Camerata Intarsia / Joel Belo Soares (Recital de Piano) / Duo Maltese – Sylvia e Ida Maltese / Marcelo Fagerlande (recital de cravo)

– Mesa Redonda – As Relações Musicais Brasil/Portugal

 

O evento ocorreu no ano de 2000, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.

Créditos fotos: divulgação