O evento contou com a programação inédita de teatro, dança, música popular e erudita, literatura, artes plásticas, arquitetura, cinema e vídeo, além de exposição virtual, debates e palestras. As mostras e espetáculos ocuparam as salas do Centro Cultural São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo, a Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera, a Biblioteca Mário de Andrade e o Auditório Cláudio Abramo da Secretaria Municipal de Cultura. O evento foi promovido pela Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura.

A proposta do evento foi introduzir o público no contexto histórico das Grandes Navegações que levaram ao Descobrimento do Brasil, por intermédio de uma breve retrospectiva de sua influência no panorama artístico luso-brasileiro e, por outro lado, mostrar o resultado da convivência entre estes povos de Língua Portuguesa, a partir das atuais tendências da produção cultural.

Concebido pelo Centro Cultural São Paulo (CCSP), o projeto “Navegar é preciso – Portugal – Brasil – África” contou com a participação de diversas instituições de Portugal e do Brasil, incluindo o apoio da Tap Air Portugal, Comissão Nacional para as Comemorações dos 500 Anos de Descobrimentos (Portugal), Ministério da Cultura de Portugal e Pão de Açúcar.

 

A banda de rock português XUTOS e PONTAPÉS é um produto típico dos anos 80. Seu direito à rebeldia ficou por conta  da versão rock de “à 13 de maio na Cova da Iria/apareceu brilhando a Virgem Maria…” do primeiro álbum “1978-1982” e que não caiu muito bem num país de brandos costumes, havendo problemas de “censura”. Depois vieram “Ao Vivo na Antena 3” e “Dados Viciados”, que vendeu mais de 20 mil exemplares (com direito a disco de ouro) e um hit com a marca inconfundível dos Xutos: “Dar um Mergulho”.

Xutos e Pontapés (Arquivo DN)
Xutos e Pontapés (Arquivo DN)

Assim como seus parceiros portugueses, o sucesso do  IRA! se perpetua desde os anos 80 graças à fidelidade ao gênero que ficou conhecido como rock paulista.  Atualmente mostram o  trabalho “Você Não Sabe Quem Eu Sou”, uma homenagem ao rock feito nos anos 60, mas com toques dos anos 90 e pitadas de músicas eletrônicas.

Ira! (divulgação)
Ira! (divulgação)

PROGRAMAÇÃO

MÚSICA POPULAR: Curadoria Nilson Copede

– Xutos e Pontapés e Ira!

– Chico César e Dany Silva

– Zeca Baleiro e Pedro Abrunhosa

– Paulinho da Viola e Simentera

– Filipe Mukenga e Eugênia Melo e Castro

Xutos e Pontapés participou do Navegar é Preciso: Brasil/ Portugal/ África com a banda Ira!, e a Marra Comunicação realizou a assessoria de imprensa do evento, em 2000.

O evento ocorreu no ano de 2000, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.