A Natura promoveu, por meio do seu programa de patrocínio à cultura Natura Musical, o lançamento do livro Luthier – Arte Ofício Cidadania, com a primeira apresentação da Orquestra Jovem Luthier de viola caipira, que contou com a regência da maestrina Ana Patrícia Rocha, responsável também pela formação musical dos jovens luthiers, na ACG, em Barão de Cocais (MG).
O Projeto Luthier é um dos selecionados no Edital Regional Minas Gerais 2006 do Natura Musical, programa que já contemplou 85 projetos desde seu lançamento, em 2005. Sua proposta consiste em aprimorar a musicalidade de jovens de baixa renda e transformar a arte de fabricar instrumentos musicais em uma importante ferramenta de inclusão social e promoção cultural.
Desenvolvido no município de Barão de Cocais (MG), o projeto foi idealizado pelo luthier mineiro Pedro Alexandrino e acolhe desde abril de 2006, trinta jovens na faixa de 14 a 18 anos. Durante um ano, eles receberam, gratuitamente, informações teóricas e práticas sobre o contexto em que se desenvolve a arte da luteraria e iniciaram sua formação musical. O resultado foi um trabalho inédito, no qual trinta instrumentos foram inteiramente construídos com madeiras de reflorestamento.
Todo o trabalho foi registrado no livro Luthier – Arte Ofício Cidadania, que ilustra desde a escolha de madeira, métodos de cortes, técnicas utilizadas em máquinas e ferramentas, aprimoramento da habilidade manual, conceitos da utilização de instrumentos de medição de precisão, utilização de equipamentos de segurança, e o passo a passo da construção dos instrumentos pelos aprendizes.
Com texto da premiada escritora Neusa Sorrenti e fotos de Fernando Pereira, o projeto foi um trabalho primoroso pela qualidade gráfica e de conteúdo; e representa o registro de um importante ato de responsabilidade social.
O livro foi publicado pela Editora do Coordenador, no ano de 2006, com a Assessoria de Imprensa da Marra Comunicação na ocasião do lançamento.