O duo de percussão e clarinete apresenta primeiras audições de obras de compositores de vanguarda da música erudita

No espetáculo do Rumos Musicais do dia 17 de agosto, terça-feira, às 18h30, no ITAÚ CULTURAL, o percussionista Joaquim Abreu e o clarinetista Paulo Passos apresentam peças inéditas de grandes compositores da música erudita contemporânea. Um dos destaques do programa é a execução de Ponto, Linha e Plano, de Tim Rescala, uma composição para solo de clarinete e sons eletrônicos. O duo também fará a estréia de obras dedicadas a ele: Canções dos Dias Vãos, de L. C. Cseko, e Chronos IV, de Roberto Vitório.

O PROGRAMA

Imagens, para clarinete e dois percussionistas, de Ronaldo Miranda

O compositor carioca Ronaldo Miranda, professor de composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), escreveu esta obra em quatro movimentos  premiada em festivais e concursos de composição  para um vasto instrumental de percussão (tímpanos, marimba, xilofone, vibrafone, pratos e gongos) e uma parte melódica e lírica para o clarinetista.

Ponto, Linha e Plano, para clarinete solo e sons eletrônicos, de Tim Rescala

Popularmente conhecido por sua atuação como produtor musical na TV Globo, Tim Rescala já assinou mais de 50 espetáculos, como diretor musical, pianista ou compositor. Ganhou duas vezes o Prêmio Mambembe e participou de diversos festivais e mostras de música contemporânea no Brasil e no exterior. A obra a ser executada pelo duo é de 1990.

Desafio XVII, para clarone e marimba, de Marlos Nobre

O pernambucano Marlos Nobre, considerado pela crítica internacional como o sucessor de Villa-Lobos, é um dos compositores brasileiros de maior destaque no exterior, com obras interpretadas por orquestras e conjuntos de câmara dos Estados Unidos e Europa. Desafio XVII, baseada nos desafios dos cantadores nordestinos, explora as possibilidades melódicas e harmônicas da marimba de cinco oitavas e do clarone, uma variação do clarinete.

Paisaje Cubano con Ritual, para marimba, vibrafone e clarone, de Leo Brouwer

Esta obra, que mescla sica latina com criatividade cosmopolita, reforça o trabalho do compositor cubano L. Brouwer, um dos grandes nomes da composição contemporânea latino-americana.

 Canções Dos Dias Vãos 6, para clarone, requinta (clarinete requintado) e percussão, de L. C. Cseko O compositor baiano L. C. Cseko é um dos mais instigantes compositores da atualidade. Radical e vanguardista, utiliza a iluminação (light design pré-concebido) e o som para criar suas obras que são vistas e ouvidas. Estréia em São Paulo

Chronos IV, para clarone e dois percussionistas, de Roberto Victório

O carioca Roberto Victório é um dos nossos melhores compositores da nova geração. Esta peça foi escrita especialmente para Joaquim Abreu e Paulo Passos. Primeira audição.

Os Intérpretes

Joaquim Abreu

Nos últimos anos, o professor de percussão e música de Câmara da Escola Municipal de Música de São Paulo Joaquim Abreu foi convidado a realizar três concertos no Carnegie Hall com o Duo Diálogos, pelos quais recebeu prestigiosas críticas no New York Times. Também foi elogiado por sua participação no Festival de Inverno de Campos do Jordão. No ano passado, apresentou junto com o pianista Paulo Álvares a estréia brasileira de Kontakt, de K. Stockausen, no concerto de encerramento do Festival Música Nova.

Paulo Passos

Clarinetista e saxofonista, Paulo Passos é professor nos Seminários de Música Pró-Arte e na Escola de Música Villa-Lobos, além de integrante fundador da Camerata Contemporânea do Rio de Janeiro. Seu trabalho concentra-se na música do século XX, especialmente a brasileira. Participou de concertos no país e no exterior, a exemplo da Haus der Kulturen der Welt, em Berlim.

RUMOS MUSICAIS 1999

Criado para valorizar a produção musical em diversos aspectos, o projeto RUMOS MUSICAIS do ITAÚ CULTURAL, que desde 1997 divulga compositores e intérpretes de diversas vertentes da música brasileira, este ano pretende funcionar também como estímulo criativo para o meio musical.

Esta iniciativa tem sido viabilizada por meio de quatro ações básicas: encomenda de obras e de primeiras audições, encontro de grupos ou artistas de diferentes universos musicais, encontro da música com outras linguagens e a apresentação de grupos que tenham um trabalho extremamente original e importante.

Além disso, RUMOS MUSICAIS prevê o lançamento de dois CDs, com os artistas convidados que participaram do projeto em 1997 e 1998, e a gravação de um programa que será veiculado pela TV Cultura e pelo site da MTV. RUMOS MUSICAIS é uma realização do Núcleo de Música do ITAÚ CULTURAL.

Rumos Musicais, com Joaquim Abreu e Paulo Passos, aconteceu no ano de 1999, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.