Terceira edição do Festival, que aconteceu em 21 e 22 de maio, em São Paulo, promoveu o encontro de artistas de diversos gêneros e estilos musicais de diferentes países.

Jamie Cullum (Divulgação Midiorama)
Jamie Cullum (Divulgação Midiorama)

 

No sábado participaram Jack JohnsonJamie CullumLaura MarlingRoberta Sá António ZambujoG. LoveMaria Gadú, além do músico e produtor BiD que fez um show junto dos jamaicanos Sizzla KalonjiI-Wayne Jesse Royal, e com as participações especiais de Karina Buhr e Bi Ribeiro, baixista do grupo Paralamas do Sucesso.

No domingo, dedicado à criança e família, a dupla Sandra Peres e Paulo Tatit do Palavra Cantada foram os mestres de cerimônia e também apresentaram o show ‘Brincadeiras Musicais’. A outra novidade foi o Grupo Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí que fizeram show de lançamento do DVD ‘Pra Nhá Terra’. O cantor e compositor Toquinho com as convidadas Roberta Sá e Verônica Ferriani, e o grupo de percussão Barbatuques com o projeto Corpo do Som completaram o line-up do dia 22.

Para as crianças, o evento ofereceu diversas atividades como Oficinas de Leitura e Espaço Natura Mamãe Bebê com fraldário e presença de massagistas para o conforto das mamães, bebês e gestantes.

Nos dois dias, o evento teve o ‘Espaço Encontro Criativo’ com a presença de parceiros que trabalharam com responsabilidade social, como a associação Lua Nova e a cooperativa Dedo de Gente. Também houve um espaço com a linha Natura Crer Para Ver com a venda de produtos e encontros de leitura.

Destaque para os serviços na gestão de resíduos do Festival com as parcerias da rede Cata Sampa e a Recicleiros – empresa pioneira em gestão ambiental de grandes eventos.

Para a Natura, música dilui fronteiras, identifica, conecta e aproxima pessoas. O Festival Natura Nós é a oportunidade de concretizar essa experiência de diálogo e interação por meio do encontro da música brasileira com a música do mundo. Nesta edição, a proposta do Festival foi celebrar o encontro de culturas, gêneros e estilos musicais por meio da conexão entre a música do Brasil e a do mundo. Para isso, o Festival Natura Nós fez encontros entre artistas brasileiros, americanos, português, ingleses, havaiano e jamaicanos de diferentes estilos como a música brasileira, o surf music, jazz, rock, pop, folk, reggae, dub e até percussão corporal.

Como nas edições anteriores, a programação foi dividida para jovens e adultos com as atrações musicais do sábado, e o domingo, todo destinado à criança e família, com shows e diversas atividades lúdicas.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO 21/5

Neste dia, o público assistiu ao show do havaiano Jack Johnson que apresentou seu último álbum, To the Sea,  que já percorreu diversos países. Roberta Sá apresentou um dos últimos shows da turnê Pra Se Ter Alegria, sucesso de público e crítica, ao lado do fadista português António Zambujo. O músico e produtor Eduardo Bidlovski, o BiD, apresentou músicas do CD “Bambas Dois” com os jamaicanos Sizzla KalonjiI-Wayne e Jesse Royal, e com as participações dos brasileiros Karina Buhr e do baixista do Paralamas do Sucesso, Bi Ribeiro.

Também no sábado, se apresentaram o inglês Jamie Cullum, um dos nomes mais importantes na cena contemporânea do jazz internacional por sua versatilidade em mesclar o gênero a outros ritmos como o pop e o rock. Completaram o line-up a inglesa Laura Marling, de apenas 21 anos, que é considerada uma das mais talentosas cantoras de novo folk da nova geração, a cantora Maria Gadú, nomeada em duas categorias para o Grammy Latino de 2010 e o jovem vocalista norte-americano G. Love com suas músicas que mesclam blues, hip hop e folk.

Como nas últimas edições, o público usufruiu de uma estrutura especial de banheiros, com hall de distribuição dos lavatórios e com produtos da linha Natura TodoDia Inverno na pista principal e Natura Ekos Maracujá na área VIP.

Outra novidade para este ano foram quatro cabines da Amó que estiveram espalhadas nas áreas de convivência da pista para a experimentação dos produtos da linha. São cabines interativas onde o público pode entrar e enviar textos, músicas ou vídeos para colocar seu amor em movimento, declarar ou expressar seu amor. Quem participou levou uma foto como recordação. Com o auxílio de maquiadores o público da área VIP poderá conhecer e experimentar os produtos da linha Natura UNA e na pista, a linha Natura Faces.

 

DOMINGO 22/5

Com a programação dedicada às crianças, a dupla do Palavra CantadaSandra Peres e Paulo Tatit,  conduziram o dia como mestres de cerimônia e fizeram um pocket show com músicas da linha infantil Naturé. No repertório, composições com o tema ‘ÁGUA’, inspiradas em textos, versos, trechos de músicas ou rimas postados por crianças de três a dez anos de escolas públicas no hotsite da linha infantil em concurso, e sucessos do grupo.

Grupo Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí fizeram show de lançamento do DVD ‘Pra Nhá Terra’. O cantor e compositor Toquinho apresentou canções infantis e convidou as cantoras Roberta Sá e Verônica Ferriani. O grupo de percussão corporal Barbatuques – que produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento – com trabalho Corpo do Som, completaram o line-up. Neste dia os pais também puderam desfrutar de diversas atividades educativas e lúdicas com os filhos.

As crianças se divertiram e participar de atividades monitoradas na Oficina de Leitura e no Espaço Naturé Tchibum no Mundo, onde o tema central das brincadeiras era a ÁGUA. Entre elas: o Water Walker: uma piscina onde as crianças brincam de forma lúdica na água dentro de uma bola gigante e transparente; e um Escorregador em forma de tubo que durante a descida a criança ouve som de água e vê as gotinhas desenhadas no interior, terminando o percurso dentro de uma piscina de bolinhas. A brincadeira continuou com os monitores orientando os participantes a encontrar cartelas escondidas nesta piscina que representaram os diferentes tipos de lixo e que devem ser depositadas nas latas de reciclagem (papel, plástico, vidro e metal).

Neste dia os pais com seus filhos também encontraram uma estrutura diferenciada de banheiros em festivais, com lavatórios com produtos da linha Natura Naturé na pista de shows e um cuidado especial: um degrau de apoio para as crianças alcançarem as torneiras.

Outro diferencial deste dia foi o Espaço Natura Mamãe e Bebê, com estrutura de banheiros e lavatórios com produtos da linha, fraldário e massagistas à disposição e conforto das mamães, bebês e gestantes.

 

NATURA NÓS

Nos dois dias do Festival uma equipe de monitores ‘Posso te Ajudar’ estará espalhada na Chácara do Jockey para esclarecer qualquer dúvida do público e para mais comodidade e conforto, a estrutura irá oferecer pontos de sombra para se proteger do sol. E além das atrações musicais o público vai poder desfrutar:

ENCONTRO CRIATIVO

Sob a curadoria da galeria Mundo Mix, o Encontro Criativo foi um espaço para promover ao público a experiência da compra diferenciada. São marcas que de alguma maneira criativa, desenvolvem peças como camisetas, chapéus, sapatos e bolsas. No sábado estiveram marcas com produtos que atendem ao publico jovem e adulto e no domingo, marcas infantis.

E neste espaço do Festival também estiveram presentes parceiros que trabalham com responsabilidade social como Associação, Cooperativa e ONGs. São elas:

Natura Crer para Ver (www.naturacrerparaver.com.br)

Lua Nova (www.luanova.org.br)

Dedo de Gente (www.dedodegente.com.br)

GESTÃO DE RESÍDUOS DO FESTIVAL

Para a gestão dos resíduos do Festival, a Natura trabalhou em parceria com a empresa Recicleiros para aproximar a mensagem e público de forma prática e sensorial, facilitando o entendimento e permitindo o desenvolvimento da cultura ambiental como fator de transformação dos agentes e do meio ambiente. Por isso, o Festival trouxe linguagem mais prática nos mais de 200 coletores que estiveram distribuídos por todo evento:

COLETORES VERDES para resíduos recicláveis, como: sacos e garrafas plásticas, copos, papéis e papelões, jornais e revistas, embalagens de alimentos, latas, isopor, madeira, espuma, entre outros.

COLETORES MARRONS para resíduos compostáveis, como: restos de alimentos, guardanapos e bitucas de cigarro.

JAMIE CULLUM

O inglês Jamie Cullum é um dos mais carismáticos nomes na cena contemporânea do jazz internacional – não só por sua habilidade musical e seu talento raro ao piano, como também pela versatilidade em misturar o gênero a outros ritmos como o pop e o rock. Ganhador de vários prêmios, entre eles o Grammy, dois Globos de Ouro, o Brit Awards e o BBC Jazz Awards, Cullum tem uma história de sucesso internacional que o coloca como o mais bem sucedido artista britânico de jazz de todos os tempos, o homem que levou o gênero até a cena “mainstream” da música inglesa.

Nascido em Essex e criado em Wiltshire (Inglaterra), Cullum sempre foi obcecado desde a infância por todos os estilos de música, mas descobriu o jazz durante a adolescência e ficou fascinado na primeira vez que ouviu Miles Davis. Quando foi para a faculdade, Jamie trabalhava como cantor pianista em pubs, hotéis, cruzeiros marítimos e em qualquer outro lugar onde fosse contratado. Com um empréstimo estudantil, gravou seu primeiro álbum, que ele mesmo vendia nos locais onde se apresentava.

Jamie mudou-se para Londres e a Candid, um selo especializado em jazz, lançou seu segundo álbum, “Pointless Nostalgic”, agitando os círculos de jazz londrinos. Jamie seguia fazendo shows em todos os lugares possíveis até que a Universal Classics and Jazz foi conferir a movimentação em torno de seu nome. Pouco depois, assinou com Jamie um contrato de um milhão de libras, em abril de 2003.

Mesmo assim, ninguém poderia ter previsto que “Twentysomething”, (lançado em outubro de 2003) chegaria tão longe. Derrubando as barreiras entre o pop e o jazz, o álbum misturou arranjos tipicamente jazzísticos com algumas composições de Jamie, além de surpreendentes releituras para Jimi Hendrix e Jeff Buckley. Em poucos meses, dois milhões e meio de discos haviam sido vendidos, fazendo de “Twentysomething” o álbum de jazz que vendeu mais rapidamente na história da Grã-Bretanha, além de fazer o próprio Jamie o cantor de jazz mais vendido no reino.

Com mais dois álbuns lançados, “’Catching Tales” em 2005 e “The Pursuit”, em 2009, Jamie já atingiu a soma de cinco milhões de discos vendidos em todo o mundo. Isso sem contar sua participação em trilhas sonoras de peças, séries e filmes, como “Gran Torino”, de Clint Eastwood, que lhe valeu o Globo de Ouro. Ele também já participou como apresentador de vários documentários para a BBC londrina, onde mantém um programa de rádio semanal.

Em 2006, Jaime Cullum fez uma aplaudidíssima turnê pelo Brasil, apresentando-se no Rio, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre, com todas as casas lotadas.

Sobre o Festival Natura Nós

Para a Natura música dilui fronteiras, identifica, conecta e aproxima pessoas. O Festival Natura Nós e a oportunidade de concretizar essa experiência de diálogo e interação por meio do encontro da música brasileira com a música do mundo. Nas duas edições anteriores, realizadas em 2009 e 2010, o Festival reuniu quase 40 mil pessoas e 24 atrações nacionais e internacionais. Entre os artistas que se apresentaram nos palcos do Natura Nós estão: Sting, Jason Mraz, Jamiroquai, Air, Bajofondo e Snow Patrol. Representando os brasileiros: Arnaldo Antunes, Lenine, Carlinhos Brown, Marcelo Jeneci, Vanessa da Mata, Céu e Karina Buhr, além dos grupos Cidadão Instigado, Móveis Coloniais de Acaju, AfroReggae/Afromix. A programação infantil teve Adriana Partimpim, Pequeno Cidadão, Palavra Cantada, Pato Fu apresentando ‘Música de Brinquedo’, Turma da Mônica e Meninos de Araçuaí.

O Festival aconteceu no ano de 2011, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Natura Musical.

Créditos: Foto do site Midiorama