A programação teatral de inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresentou dois projetos: o espetáculo “As Cidades Invisíveis” e a série de performances “São Paulo É uma Festa”.
O espetáculo foi uma adaptação da dramaturga Renata Pallottini para a obra homônima do escritor italiano Ítalo Calvino (1923-1985). A direção do espetáculo foi de Márcia Abujamra, com Walderez de Barros e Elias Andreato no elenco.
A diretora Márcia Abujamra, curadora da programação teatral, diz que Calvino investiu “no lugar urbano como espaço do possível”, assim estabelecendo um paralelo com São Paulo. A proposta foi harmonizar os contrastes, o caos da metrópole com igual perspectiva para a qualidade de vida, como a Veneza idealizada pelos protagonistas da peça.
“As Cidades Invisíveis”, narra o encontro de dois vagabundos que se imaginam os personagens históricos Marco Polo (Elias Andreato), viajante veneziano, e Kublai Khan (Walderez de Barros), o imperador mongol. Trata-se do embate entre o soberano de um império decadente, podre, e o sonhador, aquele que converte utopia em realidade.
Walderez também interpretou alguns números musicais, com poemas de Andreato, Renata Pallottini e do escritor Ivan Angelo. Um quarteto musical no espetáculo participou do espetáculo e o cenário, de Patrícia Rabbat, trouxe passarelas em dois níveis, sugerindo viadutos e pontes que têm, por baixo, espelhos d’água.
A série de performances “São Paulo é uma Festa”, baseada em textos de Fernando Bonassi, procurou retratar os “pequenos infernos” da cidade através de episódios do cotidiano de São Paulo.
Foram 24 intervenções, que aconteceram em períodos pré-determinados. Com direção de Beth Lopes e com a atuação de Isabela Graeff, Luis Carlos Rossi, Matteo Bonffito e Yedda Chaves, as performances duraram aproximadamente um minuto, sendo que apenas duas das intervenções atingiram o tempo de 10 minutos.
O cenário das intervenções foram o próprio Centro Cultural Banco do Brasil, em espaços específicos, como o saguão de entrada e o sub-solo com seu cofre e galerias.
FICHA TÉCNICA DE “AS CIDADES INVISÍVEIS”
De: Italo Calvino. Adaptação: Renata Pallottini. Direção: Márcia Abujamra. Direção musical: Luís Gustavo Petri. Com: Walderez de Barros e Andreato.
O evento aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.