Criado em dezembro de 2007, o IGS – Instituto de Governança Social – teve como proposta promover ações para fomentar a governança social em Minas Gerais. O Instituto foi idealizado por meio de um termo de parceria celebrado entre a OSCIP CeMAIS – Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais e o Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG.

Desde a sua implementação, o IGS desenvolveu atividades pioneiras no Brasil, com foco no Estado de Minas Gerais, por meio de programas que visavam ampliar discussões democráticas com o objetivo de buscar novas soluções, capacitação e fortalecimento na execução das políticas públicas e participação da sociedade.

Para realizar essas atividades o IGS promoveu ações que buscavam resultados de médio e longo prazo. Os resultados obtidos pelo IGS demonstraram o sucesso do trabalho que realizaram. Em 2008, o IGS atuou junto a 20 conselhos de políticas públicas estaduais das mais diversas áreas, promoveu mais de 410 horas de cursos de capacitação com aproximadamente 6.300 participantes nos Fórum de Estudos de Governança Social; Ciclo de Fomento de Alianças Intersetoriais; Seminários de Governança Social; Programa de Fortalecimento Gerencial para o 3º Setor; Encontros de Ativação, entre outros.

Em 2009, o IGS deu continuidade nas ações iniciadas e consolidadas no ano anterior e também atuou no desenvolvimento de novos projetos, como por exemplo, os Encontros Intersetoriais (Conselhos Estaduais de Políticas Públicas), o Laboratório de Gestão SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e os eventos relacionados ao Selo de Responsabilidade Empresarial, além das parcerias com o CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) e o Movimento Nossa BH.

Dentre todas as ações o IGS também procurou disseminar a informação, como tentativa de multiplicar o conhecimento e garantir o acesso à informação sobre Governança Social entre todos os setores da sociedade, sendo assim o Instituto desenvolveu a Revista Governança Social, como meio de comunicação.

A principal meta do IGS era criar impacto positivo nas ações de parcerias e melhoria da gestão de seus púbicos. O objetivo do Instituto era influenciar as instâncias de participação social e parcerias entre Estado, mercado e terceiro setor, para que os mesmos se profissionalizem e ofereçam respostas à sociedade de acordo com os seus respectivos objetivos.

 

PRINCIPAIS AÇÕES DO IGS EM 2009

Encontros Intersetoriais (Conselhos Estaduais de Políticas Públicas)

Laboratório de Gestão SUAS (Sistema Único de Assistência Social)

Certificação de OSCIPs

Selo de Responsabilidade Empresarial

Fórum de Governança Social

Poupança Jovem

ProJovem Urbano

Rede Participativa de Elaboração de Projetos Comunitários

Revista Governança Social

Programa de Fortalecimento Gerencial para Instituições do Terceiro Setor

 

O IGS realizou, no ano de 2009, os eventos: Clico de Fomento, em Itabira e Uberaba; Fórum de Governança Social; Encontro Intersetorial; Entrega do Selo de Responsabilidade Empresarial no Evento Internacional do Setor; Laboratório de Gestão do SUAS, em Montes Claros e Teófilo Otoni; Lançamento do Edital do Programa Selo de Responsabilidade Empresarial, em Diamantina, Montes Claros e Teófilo Otoni. Todos estes eventos com a assessoria de imprensa realizada pela Marra Comunicação.

Créditos: Sebastião Jacinto Júnior