PROGRAMAÇÃO NA RÁDIO CULTURA AM
Títulos da série serão veiculados às segundas-feiras às 18h, com reapresentação aos sábados às 14h
Graças a uma parceria entre o Itaú Cultural e a Rádio Cultura, os programas de rádio da série Histórias da Música Brasileira foram apresentados pela emissora a partir de 29 de novembro. A série foi composta de 20 programas temáticos, com produção, texto e apresentação da jornalista Maria Luiza Kfouri e do maestro e consultor de música do Itaú Cultural, Nelson Ayres, e direção do radialista Valvênio Martins.
Com cerca de uma hora de duração, a série fez um retrato da cultura nacional, mostrando diferentes épocas e estilos da música brasileira. Os programas foram constituídos de pequenos textos, depoimentos de artistas e faixas emblemáticas de cada período ou postura abordados em cada título.
Além da veiculação em São Paulo pela Rádio Cultura Am, os programas puderam ser transmitidos por qualquer emissora que fizesse sua requisição para o Itaú Cultural. A série, gravada em CD, foi enviada gratuitamente, e não tinha nehuma restrição quanto a vinhetas, patrocinadores e textos que pudessem ser intercalados entre os quatro blocos que compuseram cada programa. A única responsabilidade da emissora foi o pagamento dos direitos autorais das faixas incluídas, conforme procedimento habitual.
A Programação até o fim de 99
29 de novembro: Os Descobrimentos do Brasil – por meio de nossa música, o país foi descoberto várias vezes e em épocas diferentes, de Carlos Gomes aos Grammys de Gilberto Gil e Milton Nascimento, passando por Heitor Villa-Lobos, Carmem Miranda, Ary Barroso, Vinícius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e o grupo mineiro Uakti. Um dos destaques do programa é um depoimento do próprio Tom Jobim sobre suas composições para a peça Orfeu da Conceição e o filme Orfeu do Carnaval.
06 de dezembro: Sátira e Protesto – o humor e a contestação nas músicas de Noel Rosa, nas marchinhas de Carnaval, nas composições de Chico Buarque, Geraldo Vandré e Cazuza e no rap. De Onde está a Honestidade, de Noel Rosa (1933) a Luiz Inácio (300 picaretas), de Herbert Vianna (1994) o cenário político e social brasileiro continua a proporcionar críticas de todos os matizes, incluindo letras de Lamartine Babo, Adoniran Barbosa e o escracho dos anos 80, sob o comando do Ultraje a Rigor.
13 de dezembro: A Música do Nordeste – um passeio até a região considerada um dos mais ricos celeiros da música brasileira revê a influência de músicos como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro sobre várias gerações, até o mangue beat. Chico César faz uma participação especial no programa, que aborda ainda as bandas de frevo, a produção de Capiba e o movimento Armorial.
20 de dezembro: O Brasil visto pelo Brasil – como os compositores tratam o país, de Ary Barroso a Celso Viáfora. O surgimento do samba-exaltação, com Aquarela do Brasil, as composições influenciadas pelo Estado Novo, de Ataulfo Alves e Wilson Batista, e as declarações de amor da música contemporânea presentes na obra de músicos como Ivan Lins.
27 de dezembro: As Brancas e as Pretas – pianistas, acordeonistas e feras nos sintetizadores de várias épocas.
SÉRIE HISTÓRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA
Programa de rádio com 20 episódios temáticos, com duração aproximada de uma hora cada.
Produção, texto e apresentação: Maria Luiza Kfouri e Nelson Ayres.
Direção: Valvênio Martins.
Sonoplastia e montagem: Marcelo Aguiar e Alcides Antenucci.
A programação aconteceu no ano de 1999, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.