O guia traz informações detalhadas sobre 44 Parques Nacionais, com mais de 400 atrações, serviços e orientações importantes para quem quer conhecer em detalhe o valioso patrimônio natural brasileiro, nas versões português e inglês. Da Coleção Guias Philips, é a única publicação do gênero a incluir imagens e informações completas sobre a fauna e a flora de cada parque. Com textos inéditos, fotos atuais, seleção de serviços verificados em cada local e projeto gráfico original, este novo guia também traz informações sobre os ecossistemas dos parques nacionais abordados.
Elaborado por uma equipe de jornalistas, fotógrafos e uma bióloga, o Guia Philips Parques Nacionais – Brasil contou ainda, em sua produção, com a participação dos diretores de todos os parques incluídos, além do apoio da direção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Com 349 páginas, cerca de 400 fotografias – feitas por profissionais de renome, como Araquém Alcântara, Zig Koch, Christian Knepper e Peter Milko –, ilustrações e mapas detalhados, o Guia Philips Parques Nacionais – Brasil destaca as melhores atrações de cada região abordada – como cachoeiras, rios, trilhas, montanhas e ilhas –, oferece informações precisas sobre quando viajar e o que levar na bagagem. Traz uma seleção de hotéis, pousadas, restaurantes, serviços públicos e outros estabelecimentos existentes nas proximidades de cada parque nacional, além de apresentar a história, a cultura, a geografia, a fauna e a flora dos locais indicados.
A obra faz parte do Projeto Philips Brasilis, um selo que identifica os projetos que têm por objetivo incentivar a cultura, a arte, os patrimônios histórico e ambiental brasileiros. Alguns exemplos são: IQE – Instituto Qualidade de Ensino, 500 Anos da Moda de Pernambuco, Antônio Nóbrega, Banda Cheiro de Amor, Nova Jerusalém, Patrimônio histórico, Folhetos Parques Nacionais, Guias Philips de Parques Nacionais e Guia Philips Pantanal e Bonito. A renda obtida pela Philips na venda dos guias patrocina os folhetos sobre os parques, que são distribuídos gratuitamente nos locais abordados.

O livro foi desenvolvido pela editora brasileira Horizonte Geográfico, em 2002 patrocinado pela Philips do Brasil, com a Assessoria da Marra Comunicação.