- Curso profissionalizante tem aulas práticas e teóricas para capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social e inseri-las no mercado de trabalho;
- Curso, com seis meses de duração, permitirá atuação nas áreas de mecânica automotiva, de empilhadeiras e funilaria;
- Ação especial levará as alunas para um dia de vivência no Autódromo de Interlagos.
São Paulo, outubro de 2024 – O Espaço Feminismos Plurais, da professora e pesquisadora Djamila Ribeiro, é a nova parceira da organização do GP São Paulo de F1. Para este ano, a instituição, em conjunto com a Escola do Mecânico, de Sandra Nalli, serão parceiras do GP São Paulo para promover um programa de formação profissional dedicado a mulheres em situação de vulnerabilidade social, apresentando assim uma nova perspectiva de inserção ao mercado de trabalho. As alunas foram selecionadas em conjunto com ONGs que atuam na Zona Sul de São Paulo, onde fica o Autódromo de Interlagos.
“O trabalho não é apenas selecionar as mulheres. Também é preciso um acompanhamento para auxiliá-las durante a realização do curso. Muitas têm filhos, tarefas domésticas, problemas de transporte”, explica Djamila.
Após esta primeira etapa, com a seleção das mulheres e conclusão do curso, o Instituto Espaço Feminismos Plurais passará para a fase seguinte, contatando empresas e intermediando oportunidades de emprego para as formandas. O curso de 2024, em sua terceira edição, selecionará 50 mulheres, com formação em mecânica automotiva, mecânica para empilhadeira e funilaria. São duas aulas presenciais por semana, em um total de seis meses de duração. Com essa turma, o projeto alcança a marca de 150 mulheres formadas na área.
A Escola do Mecânico, criada por Sandra Nalli, possui 42 unidades em diversas cidades do Brasil e forma todos os anos centenas de profissionais para os campos da indústria automotiva, e é referência no mercado. Este é o terceiro ano da parceria entre a escola e o GP São Paulo, sempre buscando iniciativas e ações voltadas à sociedade.
“Como mulher, estando à frente da Escola do Mecânico, é um grande privilégio e uma responsabilidade muito grande participar do projeto. Colaborar com a formação profissional de novas mulheres, principalmente aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social e precisam administrar sozinhas todo o ambiente familiar, é uma das responsabilidades que me motiva todos os dias. Muitas dessas mulheres se espelham na minha história e preciso honrar isso. Essa parceria com o GP São Paulo me permite alcançar mais vidas e esse é o impacto social que carregamos na escola”, analisa Sanda Nalli.
O suporte às causas sociais é um dos pilares da Liberty Media em todos os países que recebem a Fórmula 1. No caso do Brasil, a iniciativa conta com o apoio da Mubadala, uma das patrocinadoras da prova no país. Como parte do projeto, todo o grupo de alunas será convidado para um dia de vivência no Autódromo de Interlagos, onde poderão conhecer as instalações e acompanhar de perto um pouco dos bastidores de um Grande Prêmio e do trabalho das equipes.
“Esta é uma ação muito significativa para nós, do GP de São Paulo. Em quatro anos que estou à frente da organização do evento, sempre buscamos ampliar e fortalecer as pautas sociais e sustentáveis, portanto, firmar essa parceria com instituições representadas por Djamila Ribeiro e Sandra Nalli, visando oferecer um novo panorama profissional a essas mulheres, nos proporciona muita satisfação. Tenho certeza de que será um momento inesquecível para todos os envolvidos ao recebermos essas alunas no Autódromo”, explica Alan Adler, CEO do GP São Paulo.
Formula 1 Lenovo Grande Prêmio de São Paulo 2024
Datas: 01, 02 e 03 de novembro – Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo
Site oficial: f1saopaulo.com.br
Ingressos GP São Paulo e Fanzone GP São Paulo: Eventim – tiqueteira oficial – eventim.com.br/f1saopaulo
Sobre o Espaço Feminismos Plurais
A história da Feminismos Plurais começa em 2017, quando Djamila Ribeiro publicou seu primeiro livro. “Lugar de Fala” foi lançado em novembro daquele ano e foi o primeiro título da “Coleção Feminismos Plurais”, a qual, em linguagem didática e preço acessível, publicou livros de bolso autoras negras e negros sobre temas contemporâneos em gênero e raça. Desde a estreia da Coleção, já são 13 títulos e mais de 500 mil livros vendidos. Com o passar do tempo, a Feminismos Plurais cresceu e, em maio de 2022, ganhou asas para abrir seu próprio espaço de cura e desenvolvimento pessoal. Nasceu, então, o “Espaço Feminismos Plurais”.
O EPF é um instituto sem fins lucrativos que visa abraçar mulheres socialmente vulneráveis dentro de uma perspectiva de acolher, capacitar e desenvolver projetos sociais. Por entender o ser humano em toda a sua complexidade, o instituto deve ser visto como um espaço de educação, saúde mental, bem-estar e desenvolvimento profissional. Entre suas atividades, o Espaço Feminismos Plurais oferece atendimento presencial com formação intelectual e profissional, além de atendimento psicológico, suporte jurídico, literário, terapêutico e odontológico.
Sobre a Escola do Mecânico
A Escola do Mecânico nasceu em 2011, por iniciativa da empresária Sandra Nalli, que identificou na prática a escassez de mão de obra especializada no segmento automotivo. No início, as aulas eram gratuitas, exclusivas para internos da Fundação Casa. Adepta a trabalhos sociais, iniciou este programa de formação em mecânica automotiva, porque enxergou uma oportunidade de inserir estes jovens no mercado de trabalho. O projeto ganhou força, parceiros e mais alunos, tornando a Escola do Mecânico uma referência em capacitação profissional para o segmento. Em meados de 2012, nasce um dos projetos mais importante da Escola, o Emprega Mecânico. Ele coloca a pessoa certa no emprego certo. Além de um portal dedicado, foi criado o App Emprega Mecânico, único e exclusivo. Atualmente tem 42 unidades entre rede própria e franquia. Com investimentos em tecnologia e equipamentos modernos, atualmente a Escola do Mecânico tem disponível cursos de capacitação no segmento de Mecânica Automotiva, Mecânica de Motocicleta, Mecânica de Empilhadeira, Mecânica Diesel e Gestão Empresarial.
Sobre o GP São Paulo de F1
O GP São Paulo de F1 é o principal evento recorrente do calendário esportivo brasileiro. Uma das etapas do Campeonato Mundial de pilotos e construtores, acontece anualmente no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. A última edição reuniu público de 267 mil pessoas no autódromo nos três dias de evento e injetou mais de R$1,64 bilhão na economia local, além de proporcionar cerca de 17 mil empregos. Transmitido ao vivo para mais de 180 países, gera US$ 439 milhões em retorno de mídia para a cidade de São Paulo. Além de proporcionar entretenimento de qualidade, o GP São Paulo de F1 coloca à disposição de seus parceiros uma poderosa plataforma para divulgação de marcas e para relacionamento. Em total alinhamento com as diretrizes da F1, o GP São Paulo é agente disseminador da cultura da sustentabilidade ambiental, do respeito à diversidade e da inclusão social.
Mais informações para a imprensa:
Marra Comunicação – Assessoria de imprensa Entretenimento GP São Paulo de F1
Paulo Marra: marracomunica@gmail.com
Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br
Priscila Previato: priscila@paulomarra.com.br
GP São Paulo de F1
Castilho de Andrade/Marília Frias: imprensa@f1saopaulo.com.br
Escola do Mecânico
Adriana Veronez: adriana.veronez@magnitudecomunicacao.com.br
Victoria Bernardes: victoria.bernardes@magnitudecomunicacao.com.br