Aconteceu no Auditório do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) o Seminário “A Empresa como Fator de Desenvolvimento do Território: Amadurecimento e Desafios das Relações Público-Privadas”. O encontro que contou com a participação e patrocínio da Fiat Automóveis teve a presença mais de 300 pessoas.

O seminário teve como objetivo debater a Responsabilidade Social e propor uma reflexão e mobilização das empresas em torno das questões relacionadas ao desenvolvimentos das comunidades nos seus arredores, que se dá em sinergia com os governos nacionais e internacionais, empresa e Terceiro Setor.

O grupo formado por 33 integrantes do programa Árvore da Vida” inicou a cerimônia com a apresentação de três canções: Cio da Terra, de Milton Nascimento; Vira Virou, de Kleiton e Kledir  e O Fortuna, de Carmina Burana.

Gianfranco Commodaro, Diretor da Fundação AVSI em Minas Gerais  apontou o primeiro tema a ser abordado, que foi A Empresa como Fator de Desenvolvimento do Território. Marco Antônio Lage, Diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, apresentou case do programa “Árvore da  Vida”,  projeto de responsabilidade social da Fiat e que tem como premissas a inclusão social de crianças e adolescentes e seus núcleos de relacionamento (família, escola e comunidade) a partir de três eixos: atividades socioeducativas, geração de trabalho e renda e fortalecimento da própria comunidade. Cledorvino Belini, Presidente da Fiat Automóveis do Brasil, palestrou sobre a contribuição da empresa no processo de desenvolvimento. Alberto Piatti, Secretário Geral  da AVSI e Vice-Presidente da Companhia das Obras na Itália baseou seu discuros em O Desenvolvimento tem um rosto. Empresa, Pessoa e Responsabilidade Social.

O Seminário também teve a participação de Agostinho Patrús Filho, Secretário de Desenvolvimento Social de Minas Gerais e de Michele Valensise, Embaixador da Itália no Brasil. Patrús falou sobre as relações público-privadas em relação ao desenvolvimento do território e o Embaixador abordou Desenvolvimento e Cooperação Internacional.

Ainda no período da manhã foi realizada a Mesa-Redonda: O papel da empresa, do Governo e do Terceiro Setor para O Desenvolvimento do Território, sob a coordenação de Flavio Alcoforado, Diretor Executivo do IGS. Participaram desse debate, Professor Mario Molteni, Representante do Governo da Região Lombardia para partnership público-privada e Diretor da Alta Escola Empresa e Sociedade/ALTIS; Patrícia de Sousa Vianna, Gerente de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil/MG; Giacomo Regaldo, Presidente da Câmara de Comércio Ítalo-brasileira e Presidente da Teksid e Carmen Migueles, Doutora em Sociologia das Organizações, Mestre em Antropologia pela Universidade de Sophia (Tóquio, Japão), Consultora de empresas e professora da Fundação Dom Cabral.

Já, no período da tarde discutiu-se sobre Amadurecimento e Desafios das Relações Público-privadas. A mesa teve coordenação de Fernando Antônio Sette Pinheiro, Subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais – SEDESE.

Para discursar sobre esse tema palestraram Tomáz de Aquino Resende, Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio ao Terceiro Setor do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Maria do Céu Costa, Auditora da Receita Federal e Especialista em Gestão Social pela Fundação João Pinheiro. Tomáz de Aquino falou sobre Relações intesetoriais: avanços e ganhos  e Maria do Céu sobre Fundos de Incentivos e Parcerias com as Empresas.  Marisa Seoane, Gerente do Núcleo de Responsabilidade  Social da FIEMG e Diretora-Presidente do CEMAIS, também participou do Seminário. Marcus Pestana, Secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais fez o discurso de encerramento do encontro.

 

Fundação AVSI

A Fundação AVSI é uma organização não governamental sem fins lucrativos nascida na Itália em 1972 e empenhada com mais de 100 projetos de cooperação para o desenvolvimento em 39 países do mundo. Presente na África, América Latina, Leste Europeu, Oriente Médio e Ásia, sua missão é promover a dignidade da pessoa por meio de atividades de cooperação para o desenvolvimento com especial atenção na educação, de acordo com o ensinamento da Doutrina Social Católica.No Brasil, a AVSI atua desde 1984 realizando projetos de integração de áreas urbanas informais, nos setores da educação e família, formação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho, geração de renda e microcrédito, saúde e nutrição, agricultura e responsabilidade social.

Programa Árvore da Vida

O Árvore da Vida nasceu em 2004, no bairro Jardim Teresópolis e nas Vilas Bemge e Recreio, em Betim, para promover oportunidades de desenvolvimento social e econômico. Nessa época, a comunidade conhecida como Jardim Teresópolis, apresentava os piores índices de risco social do município como criminalidade e prostituição infantil, além de outras características de vulnerabilidade identificadas no censo de 2000, como a intensa densidade demográfica e, desemprego e pobreza. O Programa, idealizado pela Fiat Automóveis, foi elaborado e executado a partir da parceria da montadora com as ONGs Fundação AVSI e CDM. Oferece atividades à comunidade que abrangem a formação humana, capacitação profissional, geração de trabalho e renda, educação para jovens e adultos, fortalecimento das instituições locais e ações culturais e esportivas, que combinam educação com desenvolvimento e melhoria da autoestima.

O evento aconteceu no ano de 2009, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.

Créditos: Gustavo Lovalho / GL Fotografia