Vencedor do prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Nova Iorque e dos Prêmios Especial do Júri e Júri Popular na 33ª Edição do Festival de Gramado, o longa-metragem conta com o apoio institucional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Trata-se de uma parceria entre Cinema e Terceiro Setor, já que parte da renda arrecadada com sua exibição será revertida para a organização Doutores da Alegria.
Roteirizado e dirigido pela cineasta Mara Mourão, com distribuição de Imovision, produções de Mamo Filmes e Grifa Mixer, co-produções de Discovery Latin América / Ibéria e Teleimage o filme DOUTORES DA ALEGRIA revelou para o grande público a maneira especial com que os palhaços enxergam o mundo, ou seja: seu olhar aberto e repleto de frescor e ousadia. Traz o emocionante universo dos integrantes da primeira instituição criada no país com o objetivo de levar o humor e o lirismo da arte do palhaço para crianças e adolescentes hospitalizados e que, em treze anos de atuação, visitou cerca de 350 mil jovens pacientes. O lançamento foi nos cinemas nas cidades de: São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e em Porto Alegre.
O longa “Doutores da Alegria” resgatou a importância do poderoso arquétipo milenar que vem permeando a história da humanidade desde as suas primeiras organizações como sociedade, personificado nas figuras do pajé, do bobo da corte (capaz de dizer as mais duras verdades ao rei sem ser degolado) e do próprio palhaço. Subversivos, esses artistas alteram a ordem padrão das relações sociais, fazendo rir e pensar. Promovendo uma provocação, Wellington Nogueira, fundador da organização, questionou o papel desse arquétipo na sociedade atual, mostrando que seu palco não se restriniue ao circo e é cada vez mais necessário, em todos os lugares.
Com sensibilidade e bom humor, o filme transportou o público para o dia-a-dia dos hospitais e capta a transformação nesse ambiente provocada a partir do encontro do palhaço com a criança. Acompanhou, ainda, incursões dessa personagem em locais tão díspares como Bolsas de Valores, o Mercado Municipal e fábricas. Destacando a função social da arte, resgatou a importância da menor máscara do mundo (o nariz vermelho); e apresentou o raciocínio inusitado desses artistas, capazes de revelar novos aspectos da realidade com sua coragem e irreverência. Graças a essa capacidade de olhar as situações por um outro prisma, conferem nova dimensão a questões inerentes à vida.
A obra contou como funciona esse novo “ramo da Medicina”, batizado pelos Doutores da Alegria como “Besteirologia”. Trouxe cenas engraçadas, construídas a partir dos encontros; e depoimentos tocantes, de momentos passados ao lado dos jovens pacientes, seus pais e médicos. Desvendou como os palhaços olham para o outro e compreendem a dor e a perda; de que modo permitiu a criança liderar a história (improvisando incessantemente com graça, respeito e suavidade); a maneira com que lidam com o próprio ridículo e destroem hierarquias pré-estabelecidas.
“Doutores da Alegria”, o filme, conta com trilha sonora original, assinada pelo compositor Arrigo Barnabé, que se inspirou na obra de Nino Rota e nos estilos musicais que escutava quando criança, a música tocada nas rádios ou em pequenas apresentações em sua cidade natal, Londrina.
Durante o acompanhamento dos artistas, foram captadas imagens no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Hospital da Criança, Hospital do Mandaqui, Hospital Cândido Fontoura e Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Já no Rio de Janeiro, a equipe acompanhou a rotina dos artistas no IPPMG (Hospital do Fundão).
Para realizar as gravações, as câmeras foram cobertas por bichos de pelúcia e os operadores vestidos como palhaços. Assim a filmagem foi feita de forma quase invisível: as crianças viam a equipe de cinegrafistas como parte integrante do grupo de artistas. Essa estratégia possibilitou a captação de cenas únicas, as crianças, muitas vezes, olhavam e interagiam com esses bichos de pelúcia sem perceber que estavam sendo filmadas.

O filme foi rodado em Super 16mm nas entrevistas e DV Cam dentro dos hospitais e tem 96 minutos de duração. Foram sete semanas de filmagem, sendo 33 dias em hospitais e 16 dias com entrevistas, contabilizando mais de 130 horas de material rodado.

FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Mara Mourão
Produção: Mamo Filmes e Grifa Mixer
Co-Produção: Discovery Networks Latin América / Ibéria e Teleimagem
Produção Executiva: Fernando Dias
Direção de Produção: Maurício Dias
Coordenação de Produção: Tatiana Battaglia
Direção de Fotografia: Helcio Alemão Nagamine
Montagem: Rodrigo Menecucci
Música Original: Arrigo Barnabé
Edição de Som: Miriam Biderman
Mixagem: Estúdios Álamo
Som Direto: Paulo Ricardo Nunes
Direção de Arte: Marcelo Righini
Roteirista Colaborador: Fernando Bolognesi
Distribuição: Imovision
Assessoria de Imprensa: Marra Comunicação, Foco e Belém Comunicação

DOUTORES DA ALEGRIA – ELENCO COMPLETO

Ângelo Brandini – Dr. Zorinho / Beatriz Sayad – Dra. Valentina Mosquito / César Gouvêa – Dr. Cizar Parker / César Tavares – Dr. Invólocro / Cláudia Zucheratto – Dra. Zuzu / Dagoberto Feliz – Dr. D. Pendy / Danielle Barros – Dra. Leonoura / Enne Marx – Dra. Mary Em / Eugenio La Salvia – Dr. Manjericão / Fernando Escrich – Dr. Escrich / Flávia Reis – Dra. Nena / Gabriella Argento – Dra. Du’Porto / Heraldo Firmino – Dr. Severino / Jaqueson Santana – Dr. Bicudo / Juliana Balsalobre – Dra. Bife / Juliana Gontijo – Dra. Dona Juca Pinduca / Karu Basso – Dra. Karulaine / Lu Lopes – Dra. Rubra / Luciano Pontes – Dr. Lui / Luiz Fernando Bolognesi – Dr. Comendador Nelson / Marcelino Dias – Dr. Micolino / Marcio Ballas – Dr. João Grandão / Márcio Douglas – Dr. Mané Pereira / Marina Quinan – Dra. Quinan / Paola Musatti – Dra. Manela / Pedro Pires – Dr. Dog / Raul Figueiredo – Dr. Zapatta Lambada / Rita Carelli – Dra. Clara Clarabela / Roberta Calza – Dra. Sakura / Ronaldo Aguiar – Dr. Charlito / Sávio Moll – Dr. Clóvis Socó / Sheila Areas – Dra. Shirley / Soraya Saide – Dra. Sirena / Thais Ferrara – Dra. Ferrara / Val de Carvalho – Dr. Xaveco Fritza / Val Pires – Dr. Valdisney / Vera Abbud – Dra. Emily / Wellington Nogueira – Dr. Zinho

Com direção de Mara Mourão, o filme foi lançado em 2005 e a assessoria de imprensa foi realizada pela Marra Comunicação, para o cliente Doutores da Alegria.