O Natura Nós celebrou o encontro da música nacional e internacional de diversos estilos para um público de todas as idades. O festival aconteceu em São Paulo, na Chácara do Jockey.
Foram dois palcos com shows de grandes artistas nacionais e internacionais e entre as atrações do sábado estiveram os franceses do Air, os norteirlandeses do Snow Patrol, os ingleses do Jamiroquai e o Bajofondo, formado por músicos contemporâneos da Argentina e do Uruguai que misturam o tango clássico com a música. Também no sábado se apresentaram: Vanessa da Mata; a cantora Céu e a cantora e percussionista revelação Karina Buhr. Para finalizar, o grupo Cidadão Instigado do guitarrista Fernando Catatau, a banda de Brasília, Móveis Coloniais de Acaju; e o cantor e compositor Marcelo Jeneci.
No domingo o line-up foi dedicado, exclusivamente, às crianças e família. Com uma programação que inclui shows de Adriana Partimpim; do grupo Pequeno Cidadão, liderado pelos músicos Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto; a dupla formada pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, do Palavra Cantada; e o Pato Fu, que irá apresentar novo projeto, o ‘Música de Brinquedo’, ainda em fase de lançamento.
LINE UP
SÁBADO (16/10)
– Marcelo Jeneci
– Cidadão Instigado
– Karina Buhr
– Vanessa da Mata
– Céu
– Air
– Bajofondo
– Snow Patrol
– Móveis Coloniais de Acaju
– Jamiroquai
DOMINGO (17/10)
– Pequeno Cidadão
– Palavra Cantada
– Pato Fu
– Adriana Partimpim
Sobre a Natura
A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 6,2 mil colaboradores e registrou no ano de 2009, receita bruta de R$ 5,8 bilhões, um crescimento de 19,3% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 683,9 milhões, 32,1% superior ao registrado em 2008. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, Guatemala, Honduras e El Salvador atua por meio de distribuidores. Sua força de vendas é formada por mais 1 milhão de consultoras, sendo 885 mil no Brasil e 170 mil no exterior.
Sobre a Mondo Entretenimento – realizadora do festival
A Mondo Entretenimento surgiu há seis anos para atuar no mercado de entretenimento e marketing profissional e, recentemente, uniu-se ao grupo ABC, formando uma das maiores empresas de entretenimento da América Latina. Pautada em um conceito full service na área do entretenimento, atua em várias unidades de negócios, como shows e turnês, teatros, exposições e espetáculos, comercialização de ingressos, merchandising dos conteúdos, comercialização e ativação de patrocínios. Entre outros trabalhos, foi responsável pelas apresentações do Live Earth, Bob Dylan, Linkin Park, Black Eyed Peas, REM, Queen, Alanis Morissette, Iron Maiden, Jonas Brothers, The Killers, Beyoncé.
Natura Nós 2010
Atrações do Festival
JAMIROQUAI
O grupo Jamiroquai tem 17 anos de carreira, mais de 25 milhões de álbuns vendidos e é liderado pelo cantor Jay Kay, único remanescente de sua formação original. Desde sua estréia – uma aposta da Sony, que assinou com eles imediatamente um contrato para oito discos – estiveram 141 semanasnas paradas de singles britânicas, já realizaram quatro turnês mundiais, cantando para 5 milhões de pessoas em 38 países, ganharam um Grammy e vários prêmios daMTV. Desde sua última passagem pelo país, em 2006, já lançaram um DVD e a coletânea “High Times – The Singles 1992-2006”, que captura uma década e meia do talento inquestionável de Jay Kay.
SNOW PATROL
O Snow Patrol é uma das maiores e mais cultuadas bandas da última década, com quinze anos e cinco discos de estúdio. Desde a sua formação, na Escócia em 1994, transformaram-se em uma das mais celebradas bandas do mundo, com mais de 10 milhões de discos vendidos e prêmios importantes como o Grammy e o BRIT Award. Entre os sucessos da banda, destacam-se “Run”, “Signal Fire”, “Open Your Eyes”, “Chasing Cars” e “Just Say Yes”. No ano passado lançaram um album comemorativo chamado “Up To Now’’, com 30 faixas.
AIR
Formada em 1995 por Nicolas Godin e Jean Benoît Dunckel, o AIR lançou seu primeiro disco, “Moon Safari”, em 1998. Imediatamente se tornou um clássico do pop eletrônico, tendo sido incluído na seleção do livro “1001 Discos para Ouvir antes de Morrer”. Parte da consagração do AIR veio também da parceria desenvolvida com a diretora norteamericanaSofia Coppola, que sempre convida a banda para participar da trilha sonora de seus filmes. A banda tem ainda escrito canções, produzido e colaborado em inúmeros projetos de outros artistas, como o álbum “5.55″ de Charlotte Gainsbourg. Com 5,5 milhõesde álbuns vendidos em todo o mundo, o AIR transformou seus integrantes em embaixadores do moderno pop francês.
BAJOFONDO
Pioneiro do que passou a ser conhecido em todo mundo pelo nome de “tango eletrônico”, o Bajofondo foi, incialmente, um coletivo de produtores, músicos e cantores que tomou forma no estúdio de gravação, processo que culminou com o lançamento de seu primeiro álbum. Com o passar do tempo, esse grupo de artistas, com destacadas trajetórias individuais, foi convertendo-se em uma autêntica banda cujas performances ao vivo causam sensação em todo mundo. A cada ano a música do Bajofondo cresce, evolui e se expande, tornando o grupo ainda mais popular.
VANESSA DA MATA
Natural do Mato Grosso, Vanessa mudou-se para Uberlândia aos 15 anos e lá começou a se apresentar em bares locais. Em 1992 foi para São Paulo, onde começou a cantar na Shalla-Ball e em 95 excursionou com a banda jamaicana Black Uhuru. Em 1997 conheceu Chico César e com ele compôs “A força que nunca seca”, gravada por Bethânia, o que lhe abriu as portas para o encontro com diversos outros artistas. Em 2002, lançou seu primeiro CD, que teve vários sucessos. O segundo – “Essa Boneca Tem Manual”, saiu em 2004 e o terceiro, “Sim”, em 2007. Em 2009 lançou seu primeiro DVD.
ADRIANA PARTIMPIM
Adriana Partimpim é um projeto da cantora e compositora Adriana Calcanhoto, cuja idéia surgiu nos anos 90 – mas foi lançado apenas em 2003 – e que já rendeu dois discos. Segundo a cantora, não é um disco exclusivamente para crianças, mas um disco de classificação livre, com o objetivo de mudar o mundo. Os álbuns possuem composições novas, regravações e recriações, ganharam o disco de ouro e renderam shows de grande sucesso, onde Adriana divide o palco com músicos vestidos como bonecos e voa com balões de gás.
PATO FU
A banda mineira foi, com seu som pop rock híbrido e sofisticado, uma das maiores revelações da década de 1990. Na virada do milênio o grupo havia conseguido prestígio suficiente para ter suas músicas incluídas em trilhas de novelas e tocar em um festival como o Rock in Rio. Agora, lançam seu décimo disco chamado “Música de Brinquedo” – não um disco infantil, mas um disco todo de covers com músicas tocadas com instrumentos de brinquedo. A maior parte desses instrumentos são presentes ganhos pela filha da vocalista Fernanda Takai. O repertório inclui clássicos como “Primavera” (Cassiano) e “Live and Let Die” (Paul McCartney) e a participação de crianças nos vocais.
CIDADÃO INSTIGADO
O Cidadão foi montado em 96 e seu primeiro disco saiu em 2001, sob o título de Ciclo da Decadência. O elogiado álbum “Cidadão Instigado e o Método Tufo de experiências” foi lançado em 2005 e fez com que o grupo passasse a chamar atenção da grande mídia. Fernando Catatau leva o título de melhor compositor de MPB de 2005 pela Associação Paulista de Críticos de Arte e a banda ganha prêmios de Melhor Música no VI Prêmio Uirapuru. Em 2006 realizaram uma miniturnê européia. Seu terceiro álbum, “Uhuu!”, foi lançado em setembro de 2009 e foi considerado o segundo melhor álbum do ano pela Revista Rolling Stone e seu show, o “melhor de 2009” pelo Guia da Folha.
MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU
A banda brasiliense Moveis Coloniais de Acaju mistura rock, ska, ritmos brasileiros e do leste europeu. Formada em 1998, lançou seu primeiro CD no Rio de Janeiro em 2004. Em 2005, participou do Curitiba Rock Festival e se apresentou ainda em Goiania e São Paulo, além de apresentações de TV, como o especial do Raul Seixas no Som Brasil (TV Globo). Em 2008 fez uma turnê de seis shows pela Europa e fecharam o repertório do segundo disco que foi gravado a partir de outubro do mesmo ano. Lançado em 2009, “C_ompl_te” foi citado em várias listas como um dos melhores do ano.
CÉU
Filha de Edgar Poças, maestro e compositor, Céu entrou em contato com a música ainda jovem e, aos 15 anos, decidiu seguir carreira musical. Começou gravando jingles publicitários. Aos 18 anos, foi morar em Nova York, onde encontrou Antonio Pinto, que produziria seu primeiro disco, lançado em 2005, com 12 faixas co-escritas por Céu. O disco foi distribuido ainda na América Latina e em 2007 foi lançado nos EUA (onde vendeu 30 mil cópias na duas primeiras semanas) e no Reino Unido, bem como em diversos outros países, da Europa ao Japão. Em 2005, foi considerada pela revista francesa Les Inrockuptiblescomo uma das cinco revelações do ano. Seu primeiro disco apareceu em 3 paradas da Billboard. Em 2006, foi indicada para o Grammy Latino e para o Prêmio Tim de. Em 2007, foi indicada para o Grammy na categoria melhor álbum de world music contemporânea, e apresentou-se na abertura dos XV Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro. Seu segundo álbum, “Vagarosa”, lançado em 2009, já vendeu mais de 100 mil cópias nos EUA e 25 mil na Europa.
KARINA BUHR
Nasceu na Bahia, mas foi criada em Pernambuco onde viveu intensamente a música de raiz, as pastoras, o cavalo marinho, o maracatu. E traz de lá esse colorido em suas músicas e letras. Participou durante 10 anos do grupo Comadre Fulozinha, partindo depois para carreira solo com o lançamento do disco “Eu Menti Pra você”. Também compositora, transformou-se rapidamente em uma das principais apostas da nova geração de cantoras do país.
PALAVRA CANTADA
O Selo Palavra Cantada existe desde 1994, quando os músicos Sandra Peres e Paulo Tatitpropuseram criar novas canções para as crianças brasileiras. Em todos os trabalhos que realizaram desde então são linhas marcantes a preocupação com a qualidade das letras, arranjos e gravações além do respeito à inteligência e à sensibilidade da criança. A Palavra Cantada hoje conta com 20 títulos em seu catálogo, entre CDs e DVDs, e vem sendo aclamada pelo público e pela crítica do país como um trabalho diferenciado dentro da nossa cultura musical.
MARCELO JENECI
Antes mesmo de lançar seu primeiro disco, “Feito Pra Acabar”, o cantor e compositor Marcelo Jeneci, com apenas 28 anos de idade e dez de trajetória musical, já coleciona parcerias e histórias com grandes nomes da música nacional. Jeneci assina músicas com Vanessa da Mata – o hit “Amado”, que foi trilha de uma novela global –, Zé Miguel Wisnik e Paulo Neves (“Tempestade Emocional”), Luiz Tatit (“Por que Nós?”), Arnaldo Antunes (“Quarto de Dormir”) e Chico César (“Felicidade”). Também caiu nas graças do cantor Leonardo com a composição “Longe”, outra parceria do jovem paulistano com Arnaldo Antunes que também fez parte de trilha de novela da mesma emissora. Zélia Duncan, que gravou canções inéditas de Jeneci em seu último disco, engrossa o coro dos fãs e parceiros do também multiinstrumentista (piano, acordeon e guitarra) que ganhou sua primeira sanfona de Dominguinhos.
PEQUENO CIDADÃO
Pequeno Cidadão é um projeto musical só com músicas para as crianças. Liderado pelos músicos Arnaldo Antunes,Edgar Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto, as músicas são inspiradas nos filhos dos integrantes, na experiência pessoal deles como pais e também nas lembranças pessoais de cada um de sua infância. Os temas são: sapoboi, lagartixa, chupeta, uirapuru, futebol na escola… e por aí vai. Em outubro será lançado o DVD com o registro do show, além de clipes e extras.
O festival aconteceu no ano de 2010, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Natura Musical.
Créditos: Fotos do site Midiorama