Uma feira que buscou estreitar as relações entre a agricultura, o meio ambiente e a gastronomia, com forte apelo regional, fomentando iniciativas que representem modernas práticas de gestão levando produtos únicos e de forte identidade cultural às mesas da alta gastronomia de São Paulo. Denominado Feira Viva, o evento inédito trouxe para os consumidores paulistanos alimentos com os melhores sabores brasileiros, produzidos sob o conceito de terroir. O termo francês designa a origem dos produtos e suas particularidades regionais na oferta de uma alimentação saudável.

A Feira Viva foi idealizada pelo produtor rural Patrick Assumpção, do Vale do Paraíba, pela agrônoma Keila Malvezzi e pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma das principais entidades representativas do agronegócio, com patrocínio do banco Santander e ícones do seleto grupo de chefs brasileiros, como Alex Atala (D.O.M.) e Helena Rizzo (Maní).

Uma das propostas da Feira Viva foi mostrar ao público que a agricultura brasileira é integrada e acomoda todos os modelos de negócio sem perder qualidade.

Fundamentado neste contexto, o Santander patrocinou a realização do evento como grande oportunidade de mostrar ao público o formato de novos modelos de negócios para todo o agro brasileiro. Com o incentivo, o Santander também reforça sua participação no apoio às inovações empreendedoras e culturais, uma vez que, a gastronomia está entre as grandes expressões da cultura de um País, tendo o empreendedorismo como uma de suas principais marcas.

 

1ª Edição da Feira Viva

 

A 1ª edição da Feira Viva teve estreia no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, no mês de maio. Este evento teve dois espaços: um deles foi a Feira Viva Livre, destinada à venda de produtos e degustações espontâneas e o outro espaço foi a Feira Viva Experiências, voltada a degustações de receitas preparadas por chefs renomados.

Nesta primeira edição, o espaço contou com a participação de Alex Atala, do D.O.M., Helena Rizzo, do Maní, além de Gabriel Broide, do Mina (Campos do Jordão), e Ivan Ralston, do Tuju.   

Divididos em duplas, os chefs fizeram receitas com ingredientes em exposição e à venda na feira, aproveitando a ocasião para contar suas histórias, assim como as respectivas abordagens técnicas e suas relações socioambientais com os ingredientes.

1ª Experiência – Chefs convidados: Helena Rizzo (Maní) e Ivan Ralston (Tuju)

2ª Experiência – Chefs convidados: Alex Atala (D.O.M.) e Gabriel Broide (Mina, em Campos do Jordão)

 

Edição de Inverno da Feira Viva

O Santander realizou a edição de inverno da Feira Viva, no Parque da Água Branca, em São Paulo, no mês de agosto. Durante o evento, o público experimentou a sensação de percorrer vários sabores e regiões representativas na formação do povo e da cultura brasileira.

A Feira Viva proporcionou uma visita à história da agricultura e tecnologia brasileiras: como os povos que habitaram cada região e em diferentes eras contribuíram para a cultura aplicada ao solo brasileiro e desde os tempos pré-históricos. Para isso, o evento dividiu a ocupação humana em seis territórios: Território Campanha Gaúcha (Chef Rômulo Morente); Território Caiçara (Chef Eudes de Assis); Território Caipira (Chef Rafa da Bocaina); Território Vales e Veredas (Chef Mário Portella); Território Tradição Nordeste (Chef Rodrigo Oliveira) e Território Terra Preta de Índio (Chef André Mifano).

O evento aconteceu no ano de 2017, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.

Créditos: Amana Salles / Agdois