- Com curadoria de Antonio Curti, mostra reunirá nove obras e instalações do duo HYBYCOZO, destaque no cenário internacional da arte contemporânea;
- Formado pela ucraniana Yelena Filiptchuk e pelo canadense Serge Beaulieu, o duo HYBYCOZO é residente no festival Burning Man (EUA) e tem obras permanentes em diversas capitais do mundo;
- Provocando o equilíbrio entre luz e sombra, a exposição conta com trabalhos inéditos e site-specifics, com design exclusivo para o Farol Santander SP;
- Sombras Milenares ocupará o 20º andar do icônico edifício e terá a grande instalação “Star” exibida no Hall de entrada;
O Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura, lazer e gastronomia, recebe, a partir de 22 de outubro (sexta-feira), a exposição Sombras Milenares, inédita na América Latina. Sob curadoria de Antonio Curti e produção da Arte 3 e Aya Studio, a mostra propõe, por meio de nove obras e instalações, a materialização das sombras como manifestação artística, aliando tecnologia ao estudo da geometria, técnicas utilizadas pelo duo internacional HYBYCOZO. Algumas obras exibidas no Farol Santander SP são inéditas e foram desenvolvidas no modelo site-specific, ou seja, com design exclusivo e pensado de acordo com o espaço e características deste ambiente.
Outros trabalhos do duo, que chegam pela primeira vez ao Brasil, já fizeram parte de mostras realizadas em cidades como Istambul, Dubai, São Francisco, Las Vegas e Nova Iorque. Formado pela cientista ambiental e artista visual Yelena Filiptchuk (Ucrânia), e pelo designer industrial Serge Beaulieu (Canadá), o HYBYCOZO é um projeto colaborativo de escultura e instalação artística que trabalha com obras em larga escala, compostas de maneira a harmonizar a experiência escultural e elementos como luz e sombra.
Por meio das obras do duo, o público será convidado a mergulhar em um ambiente onde a construção geométrica evoca estudos milenares sobre a sociedade e seus elementos místicos e físicos. A união de matemática, ciência e arte das peças desenvolvidas pelos artistas conduz os visitantes a uma experiência imersiva, análoga e atemporal.
“Estamos muito animados com a chegada de uma exposição internacional que foi desenhada exclusivamente para o espaço do Farol Santander. O HYBYCOZO traz consigo uma forma inédita de interpretar a arte, através da união e intersecção de sombras e luzes projetadas em objetos geométricos. As pessoas terão a oportunidade de conhecer símbolos sagrados que pertencem a história da humanidade”, diz Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.
Nove obras serão apresentadas na primeira exposição do HYBYCOZO no Brasil: Trocto, Rhombi, Ivov, Icozo, Dodi, Illuminati, Cylinder e Sunscope, além da obra em larga escala Star, que ficará no hall de entrada do Farol Santander.
O campo de estudo dos artistas se baseia na Estrutura E8 e na geometria sagrada. A primeira obra do duo, Trocto, é a representação da Estrutura E8 e do símbolo sagrado Cubo de Metatron, ícone observado já no século VII a.C., no Templo de Osíris, Egito Antigo, e em mosaicos romanos.
As inspirações para a realização dos trabalhos da dupla surgem em pesquisadores do campo do fenômeno geométrico, sendo eles artistas, químicos, matemáticos, filósofos ancestrais e artesãos. Do ponto de vista estético, o HYBYCOZO é inspirado pelo movimento da arte minimalista, light art, e pela arte em mosaico folclórico.
O uso de sombras como arte deriva do conceito matemático conhecido como projeção dimensional. Ou seja, a sombra de um objeto aparece em uma dimensão a menos do que o próprio objeto. A partir da concepção de esculturas quadridimensionais, as sombras de HYBYCOZO são capazes de construir suas versões tridimensionais.
“O conceito dos campos científicos, matemáticos e químicos, em conexão com a filosofia e os estudos ancestrais, potencializa o desenvolvimento de novas poéticas artísticas e de interpretações que possibilitam ampliar a consciência e compreensão do ser humano em relação ao universo e consigo mesmo. A arte existe para trazer significado à vida e transcender em experiências”, analisa Antonio Curti, curador da mostra.
O 20º andar do Farol Santander SP, que recebe a mostra, atenderá aos protocolos sanitários recomendados por autoridades de Saúde. O ambiente contará com distanciamento de até 1,5m, dispenser de álcool em gel, e higienização constante das obras, além de exigir o uso de máscara.
Sobre Antonio Curti
Nascido em 1992, é formado em Cinema pela FAAP. Aos 19 anos criou o festival audiovisual Downtown, que revivia locais esquecidos do centro de São Paulo com experiências. Em 2017 tornou-se sócio da THE FORCE, empresa de instalações de tecnologia na área de marketing e corporativo.
Hoje está à frente da AYA, organização de arte e tecnologia com foco em projetos culturais. Seus últimos trabalhos foram as curadorias das exposições “Dimensão” do
duo japonês Nonotak Studio na Japan House, “Metaverso” no Farol Santander, “Constelação” com obra da croata Maja Petric, e “Gigantas” do duo Nonotak Studio em Porto Alegre.
O curador e diretor artístico tem como interesse o diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas como agentes ativos de transformação humana a partir de experiências que mesclam o real e o virtual.
Sobre o HYBYCOZO
HYBYCOZO – Hyperspace Bypass Construction Zone – consiste em uma série de instalações e obras de arte em grande escala que investigam a exploração geométrica
através de luz, sombra e percepção. O projeto é inspirado na interseção de matemática, ciência, material e luz.
Yelena Filipchuk (n. 1987) Nascida na URSS, Yelena frequentou a UC Berkeley e estudou Conservação e Estudos de Recursos, concentrando-se em padrões do mundo
natural, biomimética e justiça ambiental. Em seguida, treinada em estúdio de arte e fabricação, ela prospera no processo criativo, criando obras de arte instigantes que investiga padrões e formas como uma maneira de educar e inspirar.
Serge Beaulieu (n. 1981) Nasceu no Canadá e frequentou a Carleton University estudando design industrial. Tendo treinado e praticado como Designer Industrial por
mais de 10 anos, Serge está criando agora obras de arte de grande escala que expandem os limites da tecnologia, geometria e fabricação.
Ambos residem atualmente em Oakland, California, operando estúdios e oficinas de aventuras criativas e exploratórias.
Sobre o Farol Santander São Paulo
Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de 950 mil pessoas e 22 exposições nos eixos temático e imersivo, divididas em cinco andares do centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia. As atrações do Farol Santander ocupam 18 pisos dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.
As visitas começam pelo hall do térreo, que conta com a Loja da Cidade e o famoso lustre de mais de 1,5 toneladas, seguindo até o Mirante do 26º que, após a revitalização, ganhou um Café especial, com uma das vistas mais famosas de São Paulo.
Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que tem mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento a época como Banco do Estado de São Paulo.
No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.
Créditos: Jorge Sato