• Quatro mostras inéditas convidam os visitantes a se conectarem com diferentes culturas, histórias e personagens;
  • São cinco galerias ocupadas por quatro exposições inéditas, com opções para diversos públicos e toda a família.

Fotos para divulgação: https://drive.google.com/drive/folders/1n9kV2XfHxvmrPeQS2CybGpLzxSHOEeqt?usp=sharing

São Paulo, agosto de 2023 – O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, apresenta quatro exposições simultâneas e inéditas que valorizam diferentes linguagens artísticas, culturais e étnicas. Abertas ao público em julho e agosto, as mostras seguem em exibição entre setembro e novembro. Cinco galerias do icônico edifício do Centro de São Paulo estão ocupadas pelas exposições.

Começando dos andares superiores, logo abaixo do mirante que oferece vista ampla da cidade, os visitantes são convidados a conhecer a mostra Santos Dumont – O Poeta Inventor. Criada em comemoração aos 150 anos do nascimento do aviador e inventor brasileiro, a exposição pode ser vista no 24º e 23º andares.

Descendo ao 22º andar, o público encontra Frans Post: o primeiro olhar, uma imersão na paisagem do que foi o Brasil holandês a partir da obra de Frans Post, primeiro pintor e paisagista das Américas.

Já no 20º pavimento, a mostra Arigatôbrigado Arte Japonesa no Brasil / Culturas Conectadas, homenageia os 115 anos da imigração japonesa no Brasil e em São Paulo, onde está concentrada a maior população de origem japonesa fora do Japão. Com obras de diversos artistas influentes nesse intercâmbio cultural, a maioria do acervo da exposição vem da Coleção Santander Brasil.

Por fim, na galeria do 19º piso, a exposição Arte da Alma – história da tatuagem no Brasil, destaca a impressionante variedade de estilos de tatuagem que evoluíram ao longo do tempo. 

Detalhes das Exposições

Santos Dumont – O Poeta Inventor (em exibição até 15 de outubro, domingo)

Em homenagem aos 150 anos de nascimento do “pai da aviação” e com curadoria de Ceres Storchi, a mostra apresenta a icônica trajetória de Santos Dumont na conquista do voo, sua vida em família no Brasil e suas pesquisas em Paris. Nas galerias do 23º e 24º andar do Farol Santander São Paulo, o público encontra um rico acervo de itens históricos, objetos pessoais, desenhos de projetos, fotos, vídeos, maquetes exclusivas dos balões e dirigíveis, interatividade e réplicas dos aviões 14 Bis, Demoiselle e do próprio Santos Dumont, em tamanho real.

O modelo do 14 Bis exposto no Hall de entrada, construído por Alan José Calassa em 2005, pesa 150kg, mede 9,6 metros de comprimento por 11,7 metros de envergadura e 3,72 metros de altura, na extremidade das asas.

Outro item raro exibido é a primeira edição do livro Dans L´Air (Os Meus Balões), publicado por Santos Dumont em 1904. Outras publicações que o inspiraram para a sua trajetória de aeronauta também são expostas em uma linha do tempo com cronologia dos fatos mais importantes do aviador. Ao final deste espaço, uma edição de vídeo compõe cenas de Paris e fotos e filmes de alguns voos de Alberto. A mostra ainda conta com interatividade por meio de simuladores de voos e jogos infantis.

Frans Post: o primeiro olhar (Em exibição até o dia 24 de setembro, domingo)

A mostra conta com curadoria de Hugo Coelho Vieira, Nara Neves Pires Galvão e Leonardo Dantas Silva e exibe, de forma imersiva, a maior coleção do mundo de quadros de Frans Post, que pertence ao acervo do Instituto Ricardo Brennand. Além disso, existe um exemplar físico e outro original do livro Barleus (1647), que conta a história do Brasil sob o governo de Maurício de Nassau e contém diversas gravuras feitas por Frans Post, considerado o primeiro pintor da paisagem brasileira e primeiro paisagista das Américas. 

Além da coleção original exposta por meio de uma estrutura de backlights, a mostra apresenta vídeos com depoimentos sobre as obras, proporcionando uma experiência completa e enriquecedora.

Entre os destaques a serem detalhados e exibidos estão: Telas Fort Frederik Hendrik (1640), PAISAGEM DE VÁRZEA COM ENGENHO (Séc. XVII), RUÍNAS DO CONVENTO DO CARMO EM OLINDA (1664), Gravura MAURITIOPOLIS (1645) e Livro BARLEUS (1647).

Arigatôbrigado Arte Japonesa no Brasil / Culturas Conectadas (Em exibição até 20 de novembro, segunda-feira)

A mostra expressa o sentimento de gratidão ao abordar as mútuas e múltiplas influências entre essas duas culturas, por meio das artes visuais. Com curadoria de Ana Cristina Carvalho (in memorian) e Carlos Augusto Mattei Faggin, essa exposição apresenta obras de artistas japoneses reconhecidos no Brasil e figuras essenciais para a história da arte nipo-brasileira. É o caso, por exemplo, de alguns ceramistas japoneses que imigraram nas décadas de 1940-60 e se estabeleceram no interior e nos arredores de São Paulo. Na ilustração das cerâmicas, artistas como Ioitiro Akaba contam em detalhes a história da viagem de vinda e a chegada ao país. Contextualizando ainda mais essa rica história, a exposição exibe autênticos quimonos feitos especialmente para a longa jornada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. A coleção desses itens pertence ao Museu Histórico de Imigração Japonesa.

Pinturas, esculturas, gravuras e objetos produzidos por japoneses imigrantes e seus descendentes mostram a participação de seu estilo singular na produção cultural brasileira e também a formação de grupos como o Seibi, de 1935, que teve como integrantes os artistas Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Takaoka e Fukushima, entre outros.

Arte da Alma – história da tatuagem no Brasil (em exibição até 12 de novembro, domingo)

Com curadoria de Antonio Curti (AYA STUDIO), a mostra apresenta mais de 120 obras, entre objetos, pinturas e esculturas realizadas por 90 tatuadores essenciais à história. Mais da metade dos trabalhos foram produzidos exclusivamente para a ocasião. 

A iniciativa foi desenvolvida em colaboração com o Museu da Tatuagem, em São Paulo, do artista Polaco Tattoo, que possui diversos itens e artefatos significativos para a história da tatuagem em território nacional. Entre diversas obras exibidas, a mostra apresenta duas raras pinturas históricas e originais do primeiro tatuador do Brasil, ‘Lucky’, um marinheiro dinamarquês que chegou ao país há mais de 60 anos, trazendo consigo o primeiro maquinário elétrico para tatuar.  Seu estilo era, predominantemente, o Old School.

Diversos modelos de máquinas contemporâneas e clássicas também ganham espaço, junto aos teboris (canetas com lâminas e agulhas), são mais de 20, além de troféus dos primeiros concursos de tatuagem do Brasil. Outras raridades ficam por conta dos equipamentos para tatuar que eram utilizados no complexo penitenciário do Carandiru, em São Paulo. Ainda sobre objetos e esculturas, a mostra apresenta um modelo de crânio tibetano, referência muito utilizada e explorada por tatuadores em todo o mundo. Alguns moldes de partes do corpo humano, como braços, pernas e troncos, estilizados com diversos tipos de tattoos também serão exibidos.

Entre as obras de destaque, estão: A rosa e a fera, de Teté, no estilo Old School; Danshichi Kurobey, de Christhian Arae, no estilo Oriental; Dragon, de William Yoneyama, no estilo Oriental; Geometria interna, de Caco Menegaz, no estilo Tribal; Home, de Victor Montaghini, no estilo Aquarela; Buda, de Amanda Philligret, no estilo Neo Tradicional; Selvagem, de Bruna Yonashiro, no estilo Oriental; Sem título, de Hiro, no estilo Blackwork; entre diversos outros trabalhos em telas, pinturas e esculturas, de influentes tatuadores brasileiros em variadas décadas.

Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander São Paulo, centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia, já recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes e apresentou mais de 38 exposições nos eixos temáticos e imersivos. 

Construído para preservar o passado, iluminar o presente e transformar o futuro, as atrações do Farol Santander ocupam 18 dos 35 andares do edifício de 161 metros de altura que, por décadas, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

As visitas começam pelo Hall do térreo, que surpreende com o famoso lustre de 13 metros de altura, pesando mais de 1,5 tonelada, passando pela Loja da Cidade e seguindo até o 26° andar: o Mirante do 26, que após revitalização, ganhou uma cafeteria especial por Mario Azevedo Gastronomia, com uma das vistas mais famosas de São Paulo.

Do 24° ao 19° andar estão as galerias de arte que recebem exposições temporárias, apresentando trabalhos de diversos artistas nacionais e internacionais. E do 5º ao 2º andar, no Espaço Memória, os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade de São Paulo. Esses andares preservam mobiliário original, executado pelo Liceu de Artes e Ofícios, expostos nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento à época como Banco do Estado de São Paulo. Na galeria do 4º andar fica a obra Vista 360°, feita pelo artista brasileiro Vik Muniz exclusivamente para o Farol Santander São Paulo. 

No subsolo do edifício, onde funcionava o cofre do Banco, está instalado o Bar do Cofre por SubAstor. O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com carta de drinks especiais e aperitivos.

Outro espaço conectado a gastronomia é a Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica, que mantém uma agenda semanal de cursos e aulas de gastronomia ministradas por renomados chefes de cozinha. E no 28º andar, o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga Paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses.

Outro diferencial da instituição é a inusitada Pista do 21 por Rajas Skatepark, um dos maiores complexos esportivos para prática do skate do país, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade indoor. A pista de skate pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria e oferece agendamento de aulas.

Além dos andares culturais e gastronômicos, o prédio possui dois espaços exclusivos para eventos. No 25° andar, um incrível ambiente de 400m² decorado com elegante design, o Loft do 25 é um local sofisticado e contemporâneo que se adapta a diversos formatos de evento. E, no 8° andar, a Arena do 8 é o espaço ideal para palestras, encontros e debates, oferecendo equipamentos de áudio e vídeo, além da linda vista para o Vale do Anhangabaú e Avenida São João.

Serviço Farol Santander São Paulo

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada) 

Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).

Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.

Compra online:  https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

 

Informações à imprensa

 

Marra Comunicação

Assessoria de imprensa Faróis Santander São Paulo e Porto Alegre


Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br – 11 95946-2063

Priscila Previato: priscila@paulomarra.com.br – 11 99152-1525

Paulo Marra: marracomunica@gmail.com – 11 99255-3149

Redação: redacao@paulomarra.com.br – 11 3258-4780

Site: https://marracomunica.com.br

  • Autor do post: