O Farol Santander São Paulo recebe a partir do dia 25 de outubro (terça-feira) a exposição OCEANVS, uma experiência imersiva que leva o visitante a passear pelo universo azul do elemento água, indispensável à vida.
A mostra foi montada no 23º andar do icônico prédio no Centro da capital paulista, com ambientes de projeção, um contemplativo e outro participativo, onde conteúdos são gerados a partir da caminhada do público por um piso interativo. OCEANVS é uma projeção artística, 100% autoral e conta com trilha sonora original assinada por Juvi, musicista e digital influencer, curadoria de Antonio Curti, direção de Felipe Sztutman e obra autoral da AYA Studio, além de audiovisualismo da Motion Designer e conteúdo interativo assinado por Matheus Leston.
“OCEANVS – imersão em azul é a mais nova exposição organizada pelo Farol Santander para encantar seu público. A mostra tem como objetivo evocar sensações e sentimentos no visitante sobre a importância da água no mundo, na sociedade e no imaginário do ser humano. Mais uma vez o Santander reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao apoiar uma mostra que nos remete ao valor da natureza em nossas vidas.”; afirma Maitê Leite, vice-presidente executiva institucional do Santander.
Exposições com projeções interativas têm ganhado destaque, atraindo interesse da crítica e, principalmente, do público em geral. A mostra também a marca a primeira vez da história em que o Farol Santander é palco de uma experiência imersiva de projeção em 8K. OCEANVS, que tem o objetivo de evocar sensações e sentimentos no visitante sobre a importância da água no mundo, na sociedade e no imaginário do ser humano, proporciona ao público uma grande experiência, destacando o trabalho de artistas nacionais do meio digital.
“Esta mostra é uma jornada imersiva etérea dentro do elemento água e a sua representação. Primordial para a sobrevivência da humanidade e do planeta em que vivemos, a relação com a água é estabelecida até mesmo antes do nosso nascimento, e se propaga por toda a nossa vida. O líquido que nos sacia, as praias que nos acalmam, e as piscinas que replicam a sensação do ventre materno são signos da relevância que este elemento têm para o ser humano.”; reflete Antonio Curti, curador da exposição.
A exposição é dividida em dois ambientes: o primeiro é uma experiência interativa que atua como um portal para resetar a mente do visitante. O segundo é uma experiência de projeção nas paredes e no piso. O conteúdo tem cerca de 20 minutos e é repleto de imersões, mergulhos em dimensões paralelas e uma jornada aquática etérea que simula a imensidão do oceano. Cor, luz e sombra se unem para atingir uma poética que não poderia ser alcançada de outra maneira e levar o visitante a um passeio nas profundezas e segredos das águas.
Sobre Antonio Curti
Nascido em 1992, Antonio Curti se formou na escola de cinema da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Aos 19 anos, criou o festival audiovisual Downtown, que revitalizou as áreas negligenciadas do distrito central de São Paulo. Em 2017, tornou-se sócio da THE FORCE, empresa que trabalha com instalações tecnológicas no setor de marketing corporativo. Atualmente, ao lado do diretor e artista Felipe Sztutman é responsável pela AYA, uma organização de arte e tecnologia que se concentra em projetos culturais.
Em 2018, ele foi o curador da mostra de arte “Dimensão”, que contou com o Nonotak Studio e aconteceu na Japan House: uma das maiores exposições realizadas no instituto que também alcançou um recorde de público. Seu trabalho de curadoria mais recente foi a exposição Sombras Milenares do duo HYBYCOZO no Farol Santander SP.
Antonio Curti tem como objetivo estabelecer um diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas: agentes ativos capazes de transformar a consciência humana através de experiências que misturam o mundo digital com a realidade física.
Sobre a AYA Studio
Instagram: @ayastudiox
Concebida em 2019 por Felipe Sztutman e Antonio Curti, AYA é um estúdio de arte das novas mídias paulistano focado no desenvolvimento de obras artísticas imersivas e participativas. AYA propõe um diálogo entre o real e o digital a partir da realização de instalações site-specific mediadas pela tecnologia e iluminação com o objetivo de alcançar poéticas em experiências personalizadas para o público.
O ponto de partida e inspiração para as obras autorais do estúdio nasce do fascínio pela tecnologia como fator ativo transformador da arte contemporânea. Desde a sua concepção, AYA realizou obras autorais em diversos centros culturais brasileiros e desenvolveu projetos em parceria com artistas internacionais de novas mídias como Nonotak Studio, HYBYCOZO, Maja Petric, dentre outros. Em 2022, concebeu o conteúdo original em motion graphics para a exposição Van Gogh Live 8K, reconhecida como uma das maiores salas imersivas do mundo.
Sobre o Farol Santander São Paulo
Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander, centro de cultura, lazer, gastronomia e turismo, já recebeu mais de 1,3 milhões de visitantes e apresentou 30 exposições nos eixos temático e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 18 pisos dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.
As visitas começam pelo hall do térreo, que conta com a Loja da Cidade e o famoso lustre de mais de 1,5 toneladas, seguindo até o Mirante do 26º que, após a revitalização, ganhou um Café especial, com uma das vistas mais famosas de São Paulo.
Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que tem mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento a época como Banco do Estado de São Paulo. Na galeria do 4º andar fica a obra Vista 360, feita exclusivamente pelo artista brasileiro Vik Muniz para o Farol Santander São Paulo.
No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.
Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga Paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses, aliados às necessidades de deslocamento pelo grande território que correspondia à Capitania de São Paulo (1720).
Outra novidade conectada a gastronomia é a Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica, parceria inaugurada em maio deste ano e que mantém uma agenda fixa e semanal de cursos e aulas de gastronomia com diversos chefs.
Ainda no primeiro semestre de 2022, o Farol Santander São Paulo anunciou o novo funcionamento da Pista do 21, para prática de skate indoor. Em parceria com a Rajas Skatepark, um dos maiores complexos esportivos para prática do skate do País, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade, a Pista do 21 pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria e oferece agendamento de aulas.