• Completando 35 anos de carreira como artista visual, Lescher exibe obras inéditas em Porto Alegre e propõe uma retrospectiva sobre seu trabalho;

  • Das 28 obras que serão expostas, sete foram desenvolvidas especialmente para a exposição no Farol Santander;

  • Suspensa no ar, a instalação Pivô (2014), que tem seis metros de altura e cerca de 310 quilos abre a exposição impactando a estrutura da entrada do edifício.

Fotos: https://we.tl/t-WCmRSKVaCi

Porto Alegre, abril de 2022 – O Farol Santander Porto Alegre, centro de cultura, empreendedorismo e lazer da capital gaúcha, recebe a partir do dia 19 de abril (terça-feira) a exposição inédita Observatório, do artista visual paulistano Artur Lescher. Trata-se da primeira grande mostra individual de Lescher em Porto Alegre e apresenta, com 28 obras, uma retrospectiva de sua carreira. Observatório fica em cartaz no icônico edifício porto alegrense até 24 de julho.

Artur Lescher se destaca pelas obras tridimensionais e materiais inusitados para a construção de suas esculturas. O artista já teve grandes exposições individuais e coletivas em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Argentina e Uruguai. Aos 25 anos já marcava presença na Bienal de São Paulo em 1987, desenvolvendo poética escultórica baseada nas observações e experimentações dos ambientes expositivos.

É com grande alegria que o Farol Santander acolhe a exposição Observatório, de Artur Lescher. Um dos artistas com trajetória mais destacada e consistente do país, Lescher relaciona arte, design e arquitetura em uma obra instigante e poética. Através de projetos que trazem grandes nomes da arte brasileira para interagir com o icônico edifício que abriga a sede do Farol Santander Porto Alegre, fortalecemos nossa missão de estimular a cultura, aproximar pessoas e despertar a criatividade de um público que vêm se revelando cada vez mais exigente, dinâmico e plural.”; afirma Patricia Audi, vice-presidente do Santander Brasil.

Logo na entrada da exposição que ocupará as galerias localizadas no mezanino do edifício, os visitantes se deparam com a instalação Pivô (2014), uma grande estrutura suspensa desenvolvida em materiais como latão e cabo de aço, medindo seis metros e pesando trezentos quilos, que simula o funcionamento de um pêndulo.

A exposição segue com uma série de esculturas produzidas por Lescher entre os anos de 1998 e 2022. Uma delas, intitulada Sputinik (2021), contém três peças que formam uma esfera de madeira com 25 centímetros de diâmetro, suspensa no ar por três hastes finas de metal dourado, que se movem pela sala na diagonal, também provocando um efeito pendular.

Além de Sputinik, são totalmente inéditas e desenvolvidas para sua primeira grande exposição individual em Porto Alegre as obras Finial # 07, 08, 09 e 10, Rio Leethê #19 e Observatório.

Destaca-se ainda a obra Escada (1998), que já passou por diversos museus e exposições. A escultura mede 24,5 cm x 265 cm e foi desenvolvida em aço inoxidável. Outras séries de trabalhos com elementos como pêndulos, linhas, granito, madeiras e feltro de lã completam o circuito expositivo, explorando o conceito dos corpos que riscam o espaço, deixando rastros retilíneos e leves.

Ao mesmo tempo em que o trabalho de Lescher está atrelado fortemente aos processos industriais, atingindo requinte e rigor extremos, sua produção vai além e não tem por fim único à forma. Essa contradição abre espaço para o mito e a imaginação, ingredientes essenciais para a construção de seu Observatório.

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

Construído para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre, completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 10 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio.

O Cine Farol Santander, no sobsolo do prédio, já exibiu mais de 15 programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e estrangeiros.

O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes.

Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia; o Átrio, ambiente criado no antigo poço de iluminação dos vitrais, abriga hoje o CEIA – atividade de Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte, e funciona como coworking sobre esses temas.

O subsolo, que já conta com o Cine Farol Santander e a mostra Os Dois Lados da Moeda, ainda oferece aos visitantes um café. .

Serviço: Exposição Observatório

Farol Santander Porto Alegre

Onde: Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Quando: 19 de abril a 24 de julho

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Funcionamento: terça a sabado, das 10h às 19h e domingos e feriados das 11h às 18h.

Ingressos: R$ 15,00 (visitação completa ao Farol Santander)

Vendas: https://site.bileto.sympla.com.br/farolsantanderpoa/

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.

Classificação: Livre

Acessibilidade: Rua Cassiano Nascimento – acesso lateral / toaletes e elevadores adaptados, rampas de acesso.

Mais Informações:

MARRA COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Farol Santander Porto Alegre
Vinícius Oliveira: 
vinicius@paulomarra.com.br – 11 95946-2063

Fabio Donato: fabio.donato@paulomarra.com.br – 11 96011-7140

Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br – 11 99255-3149

Redação: redacao@paulomarra.com.br – 11 3258-4780

Site: https://marracomunica.com.br