Farol Santander recebe mais de 300 mil visitantes em seu primeiro ano de funcionamento 

  • Novidades em 2019 incluem a abertura do Bar do Cofre SubAstor – espaço gastronômico no subsolo do edifício – e mostra de arte imersiva com obra inédita de Regina Silveira e instalação do francês Serge Salat

São Paulo, 18 janeiro de 2019 – O Farol Santander completa em 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo, seu primeiro ano de funcionamento, e já é um dos destinos mais procurados pelos moradores e turistas da capital: mais de 300 mil visitantes. E anuncia novidades ao público: a mostra de arte imersiva “Além do Infinito”, que será iniciada no próximo dia 22 (terça-feira) e, a abertura do Bar do Cofre SubAstor, no dia 01 de fevereiro (sexta-feira). O Farol Santander ampliará, em 2019, o número de andares abertos a visitação do público, de 12 para 16.

“Quando inauguramos o Farol Santander, tínhamos claro o objetivo de tê-lo como um elemento de conexão entre a cidade e os cidadãos. E estamos no caminho certo, como indicam a marca de 300 mil visitantes e o reconhecimento do público e da crítica às mostras que homenagearam personalidades como José Saramago e Adoniran Barbosa”, destaca Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander.

Para 2019, a executiva antecipa alguns temas que irão inspirar as novidades do Farol. A começar pela gastronomia, evidenciada pela abertura do Bar do Cofre, que será operado pelo SubAstor – um dos estabelecimentos brasileiros mais conectados com as tendências da coquetelaria internacional, com casas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Dando sequência na programação cultural, a quarta exposição de arte imersiva a ocupar os andares 22 e 23 do edifício, “Além do Infinito”, apresentará ao público duas obras. No 22º, a artista visual Regina Silveira apresenta o trabalho UP THERE. No 23º andar, a instalação multissensorial Beyond Infinity, do artista, arquiteto e urbanista francês Serge Salat.

Gastronomia

O Farol Santander inaugura o Bar do Cofre por SubAstor. Instalado onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo (tombado pelo Patrimônio Histórico), desde a inauguração em 1947. O bar será ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários. A carta de drinks será assinada pelo premiado bar manager, Fabio la Pietra, que criou o especial The Hidden, em homenagem ao Farol Santander.

Além do Bar do Cofre SubAstor, teremos 3 andares dedicados a gastronomia. O Boteco do 28, com previsão de abertura para março, será um restaurante inspirado nos bares e restaurantes de tapas espanhóis, com capacidade máxima para 92 pessoas. O 28º andar contará com um ambiente descontraído, com paredes de tijolos aparentes, madeira e acabamentos pretos. Para as experiências no Boteco do 28, estamos trabalhando com o Fechado pra Jantar, Bar da Dona Onça e Mocotó. Esses bares serão rotativos no Boteco do 28 e, a cada 3 meses, terão 2 noites para apresentarem suas experiências gastronômicas ao público, com um valor de pacote fechado por noite. O espaço também poderá ser usado para eventos fechados.

Já o Restaurante do 29 será inspirado nos “requintados” bares e restaurantes de São Paulo, com inauguração em abril. A lotação será de 130 pessoas. Será um ambiente mais sofisticado, com paredes revestidas com aço corten, piso e detalhes em algumas paredes de porcelanato imitando, mármore branco e madeira.

A curadoria das experiências gastronômicas do Restaruante do 29 será de Joana Munne, consultora gastronômica e, a primeira programação será com o evento “Brasil recebe Espanha”, com Alex Atala convidando Andoni Aduriz, do restaurante espanhol Mugaritz. A 2ª experiência que teremos será o Jantar LATAM – 50 melhores, com chefs que estão na lista dos 50 melhores restaurantes latino-americanos. Já a 3ª programação fechada, terá como tema Cozinhas de Imigração.

No 31º andar, o Farol apresenta o LAB do 31, uma escola gastronômica para aulas e eventos relacionados a gastronomia.  O espaço contará com 19 bancadas. A Electrolux está no projeto e nos forneceu todos os equipamentos. Além disso, o chef Luiz Américo colabora com a organização das dinâmicas no Lab do 31. A 1ª agenda será uma parceria entre ele e o barista do Suplicy Cafés, Marcos Suplicy.

Arte Imersiva

Em maio, após “Além do Infinito”, o Farol inaugura uma nova exposição de arte imersiva que ocupará os 22º e 23º andares, com o coletivo de arte TeamLab (Japão), cuja prática colaborativa busca navegar o encontro da arte, ciência, tecnologia e design. O coletivo explora em suas obras, que ficarão expostas até 03 de setembro, uma nova relação entre os seres humanos e a natureza através da arte. A curadoria é de Facundo Guerra

Exposições Temáticas

A exposição Hebe Eterna entrará em cartaz no dia 19 de fevereiro, ocupando os 19º e 20º andares, onde hoje se encontra a mostra Trem das Onze – uma viagem pelo mundo de Adoniran.

A 3ª nova mostra temática do Farol Santander convidará o visitante a vivenciar um dia no universo de Hebe Camargo, através de cenários inspiradores e parte de seu acervo pessoal. A exposição tem curadoria de Marcello Dantas e fica em cartaz até 02 de junho. A mostra passa por episódios como o início da televisão no Brasil, a TV Tupi em 1950, seus momentos pessoais mais importantes, sua profissão de fé na capela, as confissões de cabelereiro, a escolha da roupa, e segue até a gravação do programa e as noitadas cantantes em sua casa.

Com aposta em conteúdos digitais interativos, como o ato de sentar no sofá da Hebe, por exemplo, a curadoria prepara uma vivência surpreendente, unindo o carisma da madrinha da TV a tecnologias que permitem uma experiência realista.

No dia 02 de julho, apresentaremos pela primeira vez no Brasil, uma exposição voltada a tipografia. A mostra Riscos e Rabiscos ocupará os 19º e 20º andares e ficará em cartaz até 03 de novembro. A exposição, com curadoria de Leonardo Kaz, contará a história da tipografia desde a caligrafia chinesa ao grafite urbano.

Para finalizar o ciclo de exposições de 2019, apresentaremos em novembro, nos 19º e 20º andares, a exposição Etnos – Faces da Diversidade. Com curadoria de Marcello Dantas A mostra, que fica em cartaz até fevereiro de 2020, conta uma história da diversidade humana por meio de uma extensa coleção composta de máscaras que transcendem suas relações temporais e geográficas. As máscaras serão exibidas em suas formas originais e também projetadas em movimento. Foram selecionadas as figuras que permanecem vivas em seus núcleos culturais e representam a diversidade e a expressão.

Arena do 8 – Empreendedorismo, Moda, Cultura e Gastronomia

No decorrer do ano, os debates dedicados à cultura (1º e 2º sábado do mês), moda (3º sábado do mês) e gastronomia (4º sábado do mês) darão o tom da programação da Arena do 8.

No sábado, (19/01), acontecerá o primeiro encontro de Moda de 2019, em parceria com SPFW, posicionando o Santander como o Banco da Moda. Na oportunidade, receberemos a estilista Patricia Bonaldi, com o tema: Liberdade sem limites – Ousadia e tradição no empreendedorismo da moda.

No dia 26/01 (sábado), O Farol Santander realiza o primeiro debate dedicado à cultura. Com temas que tratem das exposições em exibição e com a participação dos artistas e/ou curadores.

Na oportunidade, os artistas da exposição “Além do Infinito”, Regina Silveira e Serge Salat abordarão sobre suas respectivas obras e carreiras, provocando a reflexão sobre possíveis novas realidades.

Em 16 de fevereiro (sábado), o DJ e produtor musical Zé Pedro falará sobre a relação indissociável entre moda e música.  Em 16 de março (sábado), a Arena recebe Leo Picon, modelo, youtuber e infuenciador digital, que abordará o uso de sua influência no mundo virtual para negócios reais.

Já para os encontros gastronômicos, Luiz Américo e Joana Munne trabalham juntos na curadoria. Serão sábados com chefs que inspiram por suas trajetórias, e passarão um pouco disso em duas horas de conversa com o público, com abordagem sobre suas experiências, ideias e vivência no cenário gastronômico.

Profissionais já conhecidos e jovens promissores irão se alternar na programação, de acordo com a proposta da curadoria. O processo empreendedor de aproximação entre chefs, grandes e pequenos produtores e o consumidor final, serão temas recorrentes nos encontros. Entre os confirmados, estão Mara Salles, Paulo Shin, Cesar Costa e Janaína Rueda.

Farol Santander – Balanço 2018

Destaque entre os principais pontos turísticos de São Paulo, o Farol Santander, edifício de 162 metros, um dos mais altos da Capital, comemora seu primeiro aniversário com 14 andares abertos ao público. O hall, 2º, 3º, 4º e 5º andar são dedicados à preservação da memória e história paulista, com mobiliários originais, e à obra exclusiva e permanente de Vik Muniz, “Vista 360”, feita com sucatas da reforma do próprio edifício. Distribuídos por esses primeiros andares estão os mobiliários desenvolvidos pelo artista Marcelo Stefanovicz, que também utilizou materiais recicláveis da reforma feita antes da inauguração.

Nos 19º e 20º andares, duas grandes mostras inéditas homenagearam personalidades como José Saramago e Adoniran Barbosa. A primeira, Saramago – os pontos e a vista, sobre a vida do escritor e primeiro vencedor do prêmio Nobel em língua portuguesa, esteve em cartaz de março a junho, com curadoria de Marcello Dantas. Diversos objetos pessoais e históricos do acervo pessoal do autor estiveram na exposição. A abertura contou com a presença de Pilar del Río, esposa do autor e presidenta da Fundação Saramago.

Adoniran Barbosa, cantor, compositor, ator e humorista, símbolo de São Paulo, foi tema de Trem das onze – uma viagem ao mundo de Adoniran, com curadoria de Pedro Serrano e Celso de Campos Jr. A mostra foi inaugurada em julho e permanece aberta ao público até 27 de janeiro, tornando-se a exposição a ficar mais tempo no Farol Santander. Durante esse período, o artista recebeu (in memorian) o título de cidadão Paulistano.  A placa com a honraria passou, então, a fazer parte dos itens expostos, junto a diversas outras relíquias pertencentes ao acervo pessoal de Adoniran Barbosa.

As mostras imersivas do Farol Santander reúnem, sempre, um artista brasileiro e outro internacional, que apresentam ao público obras que dialogam com as percepções de cada um sobre São Paulo. Ao longo do ano, os visitantes tiveram contato com trabalhos de nomes como os dos coletivos TUNDRA (Rússia) e NONE COLLECTIVE (Itália), o artista Haroon Mirza (Inglaterra), além dos nacionais Laura Vincci, Rejane Cantoni + Leonardo Crescenti, e a dupla MOTTALIMA (Gisela Motta e Leandro Lima).

A direção artística das exposições de arte imersiva é de Facundo Guerra, direção de produção Angela Magdalena (Madai), produção executiva de Julia Brandão e criação e coordenação da Storymakers.

O empreendedorismo, um dos pilares de atuação do Farol, teve duas séries de encontros quinzenais, o “Diálogos Startupeiros” e o “Meu Futuro é Agora”, com a curadoria da Garimpo de Soluções. Realizados aos sábados na Arena do 8, os debates tratavam de inovações empreendedoras, futuro do trabalho e relações urbanas. Mais de 50 palestrantes, nacionais e internacionais, de grandes empresas, universidades e startups estiveram presentes nos encontros.

A Moda também foi destaque no Farol em 2018. O hall de entrada foi a passarela para o lançamento da coleção da grife Rosa Chá. Já em outubro, aconteceu o primeiro desfile da São Paulo Fashion Week N46, realizado pela marca Lilly Sarti. Ainda em parceria com o maior evento do segmento na América Latina, o Farol Santander deu início a uma série de 13 encontros sobre empreendedorismo na Moda. Paulo Borges, Daniela Thomas e Dudu Bertholini foram os responsáveis por abrirem o ciclo de conversas, que tem curadoria de Graça Cabral.

Além de todas as atrações distribuídas pelos andares, o Farol Santander tem sua loja oficial, localizada no hall, próximo à bilheteria. Os layouts dos produtos – moleskines, bolsas, canecas, almofadas, guarda-chuva, bottons, entre outros – foram desenvolvidos exclusivamente pelo artista Baixo Ribeiro, da Choque Cultural.

O Farol Santander ainda recebeu, em dezembro de 2018, sua primeira corrida vertical, como parte do circuito Santander Track&Field Run Series. Duzentos inscritos percorreram o trajeto pelas escadas do prédio, do térreo até o mirante do 26º andar.

SERVIÇO – FAROL SANTANDER

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Entrada acessível: Rua João Brícola, 32

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Funcionamento: terça a domingo

Horários: 09h às 20h (terça a sábado) / 09h às 19h (domingo)

Ingressos: site do Farol Santander e bilheteria física no local

Horário Bilheteria: 09h às 19h (terça a sábado) / 09h às 18h (domingo)

Ingressos: – R$ 20 (visitação completa ao Farol Santander)

Capacidade por andar: 60 pessoas

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar – masculino e feminino (2º andar, 8º andar, 21º andar, 22º andar, 23º andar e no 26º andar)

Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso

Saídas de emergência

Funcionamento Bar do Cofre por SubAstor: de quinta à sábado, das 17h à 01h

Entrada Bar do Cofre por SubAstor: Rua João Brícola, 24

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa – Farol Santander

Marra Comunicação

Tels.: (11) 3258-4780 / 11 99255-3149

Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br

Luiz Lamboglia: luiz@paulomarra.com.br

  • Autor do post: