- Memória Vintage: bancando a economia recria a atmosfera de um banco do século 20 e propõe uma viagem interativa.
- A mostra é apresentada pelo Ministério da Cultura, Santander Brasil e Prana Filmes.
Link de fotos e lista de obras
Porto Alegre, março de 2025 – O Farol Santander Porto Alegre, centro de cultura e lazer da capital gaúcha, receberá, a partir de 1º de abril, a exposição inédita Memória Vintage: bancando a economia, que apresentará um passeio lúdico e educativo pelo mundo dos negócios e do sistema financeiro. Além de apresentar informações sobre a origem do comércio e do dinheiro, a exposição recriará um banco de meados do século 20, com mobiliário original, objetos históricos e uma experiência interativa com um funcionário bancário “à moda antiga”.
Apresentada pelo Ministério da Cultura, Santander Brasil e Prana Filmes, a exposição ficará em cartaz até 29 de junho de 2025, nas salas expositivas do lado direito, com entrada gratuita. A mostra conta com a curadoria de Luciana Tomasi e Angela Bohrer, além da coordenação geral de Carlos Gerbase.
Parte das atrações da exposição tem como origem o acervo histórico do Santander Brasil, que abriga a memória física de vários outros bancos, alguns deles criados ainda no século 19. O visitante poderá contemplar lustres, placas de bronze, relógios, relatórios ricamente ilustrados, cédulas, moedas e obras de arte que, em seu conjunto, proporcionam uma rica experiência estética e educativa.
“Estes itens contribuem para que o público amplie seu conhecimento sobre o sistema financeiro do passado e do presente, de uma forma leve, interativa e criativa.”, comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva institucional do Santander.
Para as novas gerações, já acostumadas com as mudanças radicais provocadas pela internet e pela digitalização dos serviços, será uma maneira de compreender como os processos financeiros aconteciam no tempo de seus avós. Para os visitantes mais idosos, será uma visita nostálgica a locais e processos que talvez estejam se dissipando em sua memória.
Depois desta volta ao passado, a mostra pretende fazer uma ligação entre os valores financeiros e os objetivos mais essenciais da sociedade, em instalação “instagramável”. Por fim, na última sala, em um vídeo a ser apreciado de modo confortável e relaxante, o público terá um encontro com a grande diversidade de propostas gráficas que estampam as cédulas de dinheiro em todos os continentes do planeta Terra.
“Contamos um pouco da origem e da história dos bancos, e mostramos como eles eram tempos atrás (por isso o termo “Memória”), em especial em meados do século 20 (por isso, “Vintage”). Esperamos que o público se encante com essa narrativa. Ela acontece num ambiente especial, que já foi um banco “à moda antiga”, capaz de nos surpreender com objetos e momentos de uma beleza delicada, que não envelhece nunca”, relatam as curadoras Luciana Tomasi e Angela Bohrer.
A exposição contará com acessibilidade física plena, disponibilizando os principais textos em braile e oferecendo vídeos narrativos com legendas e tradução em libras. Além disso, serão organizadas visitas guiadas por monitores para atender pessoas com necessidades especiais. Também estão previstas oficinas educativas, realizadas em parceria com escolas, voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio.
Atrações em destaque
A exposição conta com instalações interativas e imersivas que transportam o visitante para diferentes aspectos do universo bancário e das cédulas de dinheiro ao longo do tempo:
- Interatividade com caixa de banco antigo: Nesta instalação, o visitante pode “conversar” com um funcionário de banco animado e escolher entre três serviços: abrir uma conta, guardar valores no cofre ou solicitar um empréstimo.
- Instalação sonora: Aqui, é possível ouvir os sons característicos de oito equipamentos amplamente utilizados nos bancos do século passado, como máquinas de calcular mecânicas, máquinas de escrever, telefones internos e relógios de ponto.
- Espaço instagramável e imersivo: Uma projeção envolvente explora a relação entre as cédulas de dinheiro e os ideais humanos, proporcionando um ambiente visual impactante.
- Sala de projeção no teto: Com um ambiente confortável e envolvente, essa instalação permite ao visitante observar o planeta Terra girando, enquanto aprecia uma ampla seleção de artes gráficas presentes em cédulas de dezenas de países dos cinco continentes.
Sobre Luciana Tomasi
Luciana Tomasi é diretora da Prana Filmes. Formou-se em Comunicação-Jornalismo pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil). Foi produtora das exposições “Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim”; “Sioma Breitman, retratista de Porto Alegre” e “Lupi, pode entrar que a casa é tua”.
Começou sua carreira no cinema no início dos anos 1980, filmando em Super8. Na Prana Filmes, trabalhou mais recentemente nos longas “Jepotá” (em pós-produção), de Augusto Canani e Carlos Papá Guarani; ‘A Nuvem Rosa’ (SUNDANCE- 2021) de Iuli Gerbase; “Legalidade” (2019), de Zeca Brito; “Bio – Construindo uma Vida” (2018), de Carlos Gerbase, “Yonlu” (2017), de Hique Montanari. Como produtora, seus filmes conquistaram mais de 200 prêmios no Brasil e no exterior. Produziu quinze longas-metragens, alguns para Columbia Pictures e Fox Films, programas de televisão para a TV Globo e mais de 30 curta-metragens. Foi uma das fundadoras da Casa de Cinema de Porto Alegre.
Para a televisão, produziu as minisséries ”Centro Liberdade” (2024), “Turma 5B” (2018), “Diálogo Sobre o Cinema” (2018), “Luna Caliente” (1998), “A Comédia da Vida Privada” (1997) e, “Incidente em Antares” (1994).
Sobre Angela Bohrer
Angela Bohrer, arquiteta formada em 1982 pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao longo de sua carreira, se destacou por sua versatilidade e competência, atuando em diversas áreas da arquitetura, como projetos residenciais, comerciais, industriais, de lazer, uso público e institucional. Com uma abordagem criativa e técnica, seu portfólio abrange uma ampla gama de projetos que buscam integrar funcionalidade, estética e sustentabilidade.
Sobre Carlos Gerbase
Carlos Gerbase nasceu em 1959, em Porto Alegre, onde sempre residiu. Ainda quando era estudante de jornalismo, no final da década de 1970, começou sua carreira como cineasta, na bitola super-8. Depois de formar-se, começou a dar aula na PUCRS na área do audiovisual, onde permaneceu até 2021.
Fez doutorado em Comunicação na PUCRS e pós-doutorado em cinema na Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris 3. Foi um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre, em 1987, onde realizou, como roteirista e diretor, três longas-metragens, vários curtas e programas de TV.
Saiu da Casa de Cinema em 2010 para criar a Prana Filmes, onde já realizou dois longas. É escritor, com cinco trabalhos de ficção (dois volumes de contos e três romances), duas obra ensaística na área do cinema e uma obra didática destinada ao ensino médio. Foi autor-roteirista da Rede Globo de Televisão por oito anos, onde escreveu séries de sucesso como “Memorial de Maria Moura”, “Engraçadinha”, “Luna Caliente”, “Você Decide” e “Decamerão”. Foi baterista, letrista e vocalista da banda de rock “Os Replicantes” entre 1984 e 2002.
Foi curador das exposições “Cinema no set”, em 2013, no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Porto Alegre; “Moacyr Scliar, o centauro do Bom Fim”, em 2014, no Farol Santander Porto Alegre; em 2023, também no Farol Santander Porto Alegre, “Lupi, pode entrar que a casa é tua” e “Imagina Erico/Clarissa”, em 2015, no Shopping Praia de Belas.
Santander Brasil e Cultura
O Santander Brasil acredita, investe e promove o acesso às mais distintas manifestações culturais e a oferta da cultura para a sociedade. Em 2023, o Banco entrou oficialmente no universo da música, patrocinando grandes shows internacionais.
Além de patrocinar e promover parcerias com instituições e iniciativas culturais, como Museu do Amanhã (RJ), Festival de Música em Trancoso (BA) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes (PE) e do Museu do Ipiranga (SP), o Santander mantém seus próprios empreendimentos, como os Faróis Santander Porto Alegre e São Paulo, além do Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.
Sobre o Farol Santander Porto Alegre
Em março de 2019, o Farol Santander Porto Alegre foi criado com o propósito de relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro. Foi estabelecido em um edifício no centro da cidade, construído na década de 30 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual.
Nestes cinco anos de atividades, o Farol recebeu 22 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais. Em 2022, ampliou sua atuação cultural com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Projetos conectados à gastronomia, como o Restaurante PopUp!, de inovações culturais, como o Extensões e o Farol.Live, também passaram a ocupar o edifício. Neste mesmo ano, iniciou sua participação na Bienal do Mercosul.
Sobre Prana Filmes
A Prana Filmes surgiu em 2011, em Porto Alegre, com o objetivo de atuar – de forma esteticamente ousada e socialmente responsável – no mercado audiovisual brasileiro. Desde então, realiza filmes, séries, exposições e outros produtos culturais relevantes, que ajudam a fortalecer a cadeia da indústria criativa e contribuem para o desenvolvimento e o ensino da linguagem cinematográfica.
Ficha técnica
Curadoria: Luciana Tomasi e Angela Bohrer
Coordenação geral: Carlos Gerbase
Produção: Prana Filmes
Produção executiva: Patrícia Barbieri
Projeto expográfico: ALngela Bohrer, Ramonika Ode e Leticia Roos Sebben
Direção de produção: Leonice Sordi
Consultoria histórica: Marcello Campos e Fábio Corrêa
Direção das animações: Alexander Desmouceaux, James Zortea e Fabio Lobanowski
Design gráfico: André Medeiros
Projeto luminotécnico: André Domingues
Técnico multimídia: Klaus Kellermann
Cenografia: Fake
Tecnologia audiovisual: Q50
Mappings e interatividade: Get Pixel Touch e Mapping
Serviço – Farol Santander Porto Alegre
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico
Entrada: Gratuita
Funcionamento: Terça-feira a sábado das 10h às 19h / Domingos e feriados das 11h às 18h
Site Farol Santander: https://www.farolsantander.com.br
Classificação livre
Informações à imprensa
MARRA COMUNICAÇÃO – https://marracomunica.com.br
Assessoria de imprensa Santander (Cultura e Patrocínios)
Paulo Marra: marracomunica@gmail.com – 11 99255-3149
Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br – 11 95946-2063
Priscila Previato: priscila@paulomarra.com.br – 11 99152-1525