Farol Santander Porto Alegre, centro de cultura, empreendedorismo e lazer da capital gaúcha, abre, em 21 de dezembro, sua última exposição de 2021, Imagem Metamórfica, que exibirá cerca de 40 obras de Nelson Wilbert. A mostra, que ocupará o mezanino do edifício, tem curadoria de André Severo, coordenador geral do Farol Santander Porto Alegre, e explora mais de trinta anos da produção desenvolvida por Wilbert, com um recorte específico para o diálogo e casamento promovido pelo artista entre a linguagem tradicional e manual da pintura, com a aplicação de recursos tecnológicos contemporâneos na confecção das obras. O período de exibição da expo Imagem Metamórfica será de 21/12/21 a 27/03/22.

Dado o desafio de, ao mesmo tempo manter viva as tradições manuais das artes, seja na pintura, gravura, desenho, escultura ou artesanato, e conciliar as novas técnicas e possibilidades que os recursos digitais oferecem, a obra do artista gaúcho Nelson Wilbert caracteriza-se, justamente, por trabalhar essa integração indissolúvel de elementos aparentemente inconciliáveis: a gestualidade da pintura ocidental com a atualização informatizada do pensamento e da operação sobre a imagem.

Realizando o casamento de imagens de ícones da historia da pintura com padrões formais sobrepostos digitalmente, o artista opera em duas instancias. Uma delas é a da manipulação e sobreposição de imagens no meio digital – enquanto a outra se desenvolve na transferência do que foi elaborado para a tela de pintura.

“É com alegria que o Farol Santander Porto Alegre evidencia, mais uma vez, a produção artística gaúcha. Os trabalhos de Nelson Wilbert surpreendem o público, que se depara com uma espécie de camuflagem que encobre e revela o personagem ou paisagem ali encoberto. Com a mostra Imagem Metamórfica, buscamos fortalecer a missão de estimular a cultura e despertar a criatividade de um público que cada vez mais se mostra disposto a conciliar o contemplativo com o interativo”, destaca Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

A técnica utilizada por Wilbert consiste em casar imagens e padrões formais com sobreposição por meio dos filtros de cores e programas digitais, provocando uma espécie de mixagem das pinturas. Em Imagem Metamórfica, o artista exibe cerca de 40 telas que tornam visíveis não apenas a consistência da produção de Wilbert, mas também a variedade de posicionamentos expressivos que caracterizam sua poética.

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, há medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; é obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estão disponíveis em todos os andares do edifício e o ambiente também conta com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento. O Farol Santander POA ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio.

Sobre Nelson Wilbert

Nelson Wilbert, natural de São José do Ouro (RS), nasceu em 1969. Concluiu o Bacharelado em Artes Plásticas pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 1993 e, desde então, já participou de mais de cinquenta exposições de arte, entre individuais e coletivas. Algumas obras de Wilbert já passaram por países como França, Itália e Estados Unidos, além de diversas cidades do Brasil.

As pinturas recentes de Nelson Wilbert apresentam um desdobramento sofisticado de sua produção caracterizada pela presença das camuflagens. Nelas o casamento de imagens de ícones da história da pintura com padrões formais solicitam do espectador um movimento constante, para que possa encontrar uma distância ideal para a sua fruição. Esse casamento é aqui efetivado em duas instâncias. Uma delas é a da captura e manipulação da imagem no meio digital e, a outra, a sua transferência para a tela mediada pela pintura.

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

 

O Farol Santander Porto Alegre, centro de empreendedorismo, cultura e lazer completou dois anos em março de 2021. Neste período, recebeu sete exposições de artes visuais com artistas nacionais e internacionais e exibiu 15 programas especiais no Cine Farol Santander.

O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, também possui o Espaço Memória, que traz a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira, além do Restaurante Moeda; todos concentrados no subsolo da instituição.

Vale também destacar a versatilidade com a dinâmica de eventos, que disponibiliza todos os espaços do Farol Santander para locação.

Créditos: Divulgação