A cantora Fafá de Belém participou do Carnaval 2013 de Recife-Olinda, com diversas apresentações, foi até o Rio de Janeiro desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí e retornou a Pernambuco para mais uma série de shows. Em todas as apresentações, Fafá estendeu a bandeira da luta contra o abuso e violência sexual contra a mulher, criança e adolescente, da qual é embaixadora.

Fafá de Belém fez a Abertura Oficial do Carnaval de Recife, no Marco Zero, cantando frevos do seu CD Fafá, Frevo e Folia – Coração Pernambucano, e também ao lado de Emílio Santiago o ‘Frevo de Orfeu’, de Vinícius de Moraes.

O figurino foi de Eni Almeida, bordadeira muito conhecida de Belém, que criou a fantasia especialmente para Fafá participar do Baile Municipal de Recife, em 1985.

Fafá fez também a Abertura do Galo da Madrugada e em todo o seu percurso, com apresentação em dueto com os músicos Cezinha e Lula Queiroga. Nesse ano, 2013, o bloco mais famoso de Pernambuco homenageia o Velho Chico, com o tema “O Rio São Francisco Deságua no Mar do Frevo”.

Fafá esteve com o figurino ‘O Rio Francisco, o barro, as águas, a cor de nossa gente’, uma adaptação de Walério Araujo sobre uma ‘base’ do estilista português José Carlos, falecido recentemente.

À noite, em Olinda, ela foi atração do palco principal do Fortim do Queijo. Vestida de Cigana, fantasia criada por Marquito e usada pela cantora especialmente em 1982 na festa de aniversário de Marília Gabriela, ela apresentou um repertório de frevos e marchinhas.

No Rio de Janeiro, Fafá foi um dos destaques da Imperatriz Leopoldinense, que em 2013 vai apresentou o enredo “Pará – O Muiraquitã do Brasil”, com aspectos fundamentais da cultura paraense. Sua fantasia foi criada pelo figurinista Kahe Fernandes.

Os eventos ocorreram no ano de 2013, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação, para Fafá de Belém.

Créditos: Arquivo Pessoal