O fagotista Fábio Cury e a pianista Érika Ribeiro se apresentaram dentro da Série Aquarela, realização da Orquestra Sinfônica da USP, com curadoria do maestro Carlos Moreno.

No programa estiveram as peças Sonatas n.2 em mi bemol maior, de Johannes BrahmsSonatina, de Alban Berg e Zwei Impromptus, de Manfred Schoof.

Série Aquarela

A Série Aquarela caracterizava-se por apresentações de música de câmara e abriu um importante espaço para a valorização dessa intimista forma da expressão. Duetos, trios, quartetos e pequenas orquestras, ou grupos instrumentais, mostraram a face mais elaborada de compositores conhecidos por suas populares sinfonias.

Nessa Série, participaram instrumentistas, regentes convidados e, principalmente, músicos que formam a OSUSP, elevando ainda mais a qualidade da orquestra por meio dessa atividade de aperfeiçoamento constante. 32 concertos foram realizados ao longo do ano, com programação elaborada, oferecendo ao público a oportunidade de entrar em contato com a música erudita gratuitamente.

PROGRAMA – 23 DE OUTUBRO – TEATRO DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP

 

FÁBIO CURY – Fagote

ÉRIKA RIBEIRO – Piano

 

Programa:

Johannes Brahms -Sonata n.2 em mi bemol maior

-Allegro amabile

-Allegro appassionato

-Andante com moto

-Allegro

Alban Berg –  Sonatina

Manfred Schoof – Zwei Impromptus

 

Fábio Cury – fagote

Fábio Cury - Créd. Heloísa Bortz
Fábio Cury – Créd. Heloísa Bortz

Iniciou seus estudos na Escola de Música de Jundiaí, sua cidade natal, passando a estudar fagote, em 1981. Após ter concluído o Bacharelado em Fagote em 1991, residiu na Alemanha, como bolsista do Serviço de Intercâmbio Alemão, onde integrou a classe de solistas do Professor Klaus Thunemann na Escola Superior de Teatro e Música de Hannover. De volta ao Brasil, recebeu em 1999, o título de Mestre em Artes.

Foi premiado em inúmeros concursos brasileiros, dentre eles, em 1987, o Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o VIII Prêmio Eldorado de Música, em 1995. Foi vencedor do Concurso para Fagotistas da Escola Superior de Teatro e Música de Hannover em 1993 e recebeu, em 2000, em virtude de sua 3ª colocação, uma menção honrosa no Concurso Fernand Gillet promovido pela International Double Reed Society. Ao longo dos anos, tem atuado como solista frente a diversas orquestras, tais como: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Câmara Villa-Lobos, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra Nacional do Panamá, entre outras.Tem lecionado nos mais importantes festivais brasileiros, tais como: o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Curso Internacional de Verão de Brasília, o Festival Música nas Montanhas e a Semana da Música de Ouro Branco.  Atualmente integra a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, a Orquestra Jazz Sinfônica e é professor de fagote na Universidade de São Paulo, na Escola Municipal de Música e na Faculdade Cantareira. Além disso, cursa o Doutorado em Música na USP.

Érika Ribeiro – piano     

Érika Ribeiro - Créd. OJ Slaughter
Érika Ribeiro – Créd. OJ Slaughter

Dotada de enorme musicalidade, a pianista Érika Ribeiro iniciou seus estudos já muito jovem, aos quatro anos de idade, demonstrando grande aptidão ao piano. Com o intuito de expandir seus conhecimentos e técnicas musicais passou a estudar na Escola de Música de Piracicaba “Ernst Mahle”, onde exerceu intensas atividades como recitalista, solista e camerista. Prosseguiu seus estudos na Universidade de São Paulo, onde obteve o título de Bacharel em 2003. Teve como um dos principais professores o renomado pianista Eduardo Monteiro, que a orienta atualmente no curso de mestrado da mesma instituição.Também em 2003, foi aprovada entre mais de 300 candidatos de toda a Europa para estudar na tradicional Hochschule für Musik “Hanns Eisler” em Berlin, permanecendo ali por dois anos. Lá também teve oportunidade de trabalhar como camerista junto as academistas da Filarmônica de Berlim. Erika Ribeiro coleciona vários prêmios em concursos ao longo de sua carreira como pianista. Alguns dos principais primeiros lugares que conquistou: Concurso “Nelson Freire Novos Talentos” Rio de Janeiro – RJ, 2005; Concurso para Jovens Solistas “Eleazar de Carvalho”, São Paulo, 2005; XV Concurso Nacional de Piano “Artlivre”, São Paulo, 2002; XI Concurso Nacional de Piano “Souza Lima” São Paulo, 2002 e prêmio especial como “Destaque do Concurso” oferecido pelo MASP.

Atualmente, participa como solista e camerista em importantes salas de concerto e orquestras no Brasil, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Bachiana Chamber Orchestra, entre outras.

O concerto aconteceu no ano de 2007, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a OSUSP.