O Farol Santander São Paulo inaugurou seu ciclo de exposições de 2020 com a mostra de arte imersiva “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”, que contou com a curadoria de Antônio Curti e obra da artista visual croata Maja Petric.

                Apresentada pelo Ministério da Cidadania, a programação revelava uma nova visão de arte digital pela ótica de Maja Petric, cujas obras ocuparam o 23º andar do centro de empreendedorismo, cultura, lazer e gastronomia até o dia 03 de maio (domingo).

                Maja Petric nasceu e cresceu em Zagreb (Croácia), no centro dos conflitos históricos locais. Sob essa influência, a artista desenvolveu instalações imersivas e obras que ofereceram uma fuga da realidade, permitindo ao público se transportar para outras realidades. “Constelação – Somos todos feitos de luz” contemplou três importantes frentes de seu trabalho: arte imersiva, inteligência artificial e esculturas de luz.

                A artista, que já teve seus trabalhos expostos em diversas cidades dos EUA, além de Hong Kong, Londres, Madrid e Zagreb, apresentou um trabalho de alto teor sensível, que já foi exposto em diversos locais, e que foi sendo redesenhado com uma nova versão, inédita e exclusiva para o Farol Santander. Nesta roupagem, Petric explorou a junção de elementos tecnológicos à natureza e apresentou uma experiência imersiva que simulou uma constelação, onde cada visitante deixou marcada uma trilha de luz construída a partir de seus próprios movimentos pela galáxia interativa criada no andar da mostra.

                A obra teve composição algorítmica desenvolvida pelo polônes Marcin Paczkowski e colaboração do cientista computacional romeno Mihai Jalobeanu, que auxiliaram na tecnologia movida à base de Inteligência artificial. O projeto foi desenhado visualmente e acusticamente para permitir o envolvimento do ser humano em uma conexão com o meio ambiente e a sociedade.

Ao sair da instalação, o rastro luminoso de cada visitante permaneceu como parte do ambiente, sendo adicionada à coleção de trilhas que outras pessoas deixaram na constelação. A cada nova visita ao espaço, o público ficava imerso em uma paisagem em constante mutação, repleta de luzes que conectavam a presença de todos que passaram pelo andar.

 

Sobre Maja Petric

Nascida em 1981 em Zagreb, na Croácia, Maja Petric vive e trabalha entre sua cidade natal e Nova York (EUA), principalmente. É PhD pela University of Washington com pesquisa sobre transformação da experiência poética do espaço por meio do uso experimental da tecnologia.

Sua consistente formação acadêmica permitiu que experimentasse diversas técnicas e métodos, sempre pautada pelos sentidos humanos e pelo modo como as pessoas vivenciam os espaços de maneira cognitiva e afetiva. Petric compartilha suas pesquisas em diversas disciplinas que leciona em universidade ao redor do mundo e sua experiência também pode ser conferida em seu livro History of Light in Art.

Maja realizou diversas exposições no Mass Moca, Bellevue Art Museum, Google Permanent Art Collection, Amazon HQ Gallery, Wonderspaces, e acumulou prêmios como o prestigiado Lumen Prize de Arte e Tecnologia (ganhando com a obra que será realizada no Farol Santander SP), Microsoft Research Residency, Microsoft Residency Award, Richard Kelly Light Art Award e Doctoral Fellowship from National Science Foundation. além de ter sido nomeada para o International Light Art Award e Art Innovator-Award.

O evento aconteceu no ano de 2020, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Farol Santander. 

 Créditos: Júnior Viana