O Farol Santander São Paulo – centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia – inaugura no dia 07 de junho (sexta-feira), a exposição As Fantásticas Fábulas de La Fontaine, com curadoria de Karina Israel (YDreams Global), Ceci Amorim (YDreams Global) e Aline Sultani (MCA). Inédita, a mostra aborda o legado do escritor francês Jean de La Fontaine (1621-1695), e traz uma jornada imersiva inspirada em suas fábulas, transformando essas histórias em narrativas próprias, adaptando-as ao contexto cultural e social dos tempos atuais. A exposição ocupará toda a galeria do 22º andar e ficará em exibição até 08 de setembro (domingo), com produção da YDreams Global, que já realizou no Farol Santander São Paulo as exposições interativas de sucesso Tarsila para Crianças (2019/2020) e O Jardim das Maravilhas de Miró (2021).
“Este projeto reforça o compromisso do Farol Santander SP com a promoção da cultura e do aprendizado por meio de experiências interativas. Convidamos a todos a explorar este mundo fantástico, onde o aprendizado da história assume o papel principal e a interatividade facilita uma compreensão mais profunda dos clássicos da literatura universal”; comenta Maitê Leite, vice-presidente Executiva Institucional do Santander Brasil.
No decorrer dos séculos, os textos e adaptações do autor francês se tornaram uma ferramenta valiosa na educação infantojuvenil. Por meio de personagens animais, com traços sentimentais e racionais dos humanos, essas histórias capturam a imaginação, ao mesmo tempo que introduzem conceitos complexos, como justiça, honestidade e compaixão, de maneira acessível.
“Visitar ‘As Fantásticas Fábulas de La Fontaine’ é como voltar à infância, relembrando as histórias que ajudaram a educar diferentes gerações. Convidamos todos a mergulharem nesse circuito em que cada detalhe nos transporta para as fábulas. É uma experiência ideal para famílias, onde pais e filhos podem se reconectar através das histórias que atravessam o tempo”, comenta Karina Israel, curadora e CEO da YDreams Global.
A exposição
O circuito apresenta as fábulas de La Fontaine de maneira inovadora, onde cada visitante pode vivenciar as lições atemporais do escritor, que se adaptam à evolução dos contextos e valores sociais ao longo dos séculos.
São oito fábulas selecionadas para a exposição imersiva. Todos os personagens e cenários foram ilustrados e animados exclusivamente para esta mostra.
Para iniciar a experiência, o público encontrará a instalação Instapoint no hall de entrada do Farol Santander São Paulo. Um ambiente cenográfico com livros, árvores, personagens e demais elementos que remetem às fábulas.
As Fábulas
O trajeto na exposição começa com a fábula da “A Raposa e as Uvas”. No meio do caminho da raposa havia uma parreira com uvas suculentas, apetitosas e distantes. Começa então uma tentativa para pegar essas uvas, será que a Raposa conseguiu?
Neste espaço com cenografia que remete a uma parreira em meio à floresta, os visitantes poderão assistir em uma tela interativa ao desenrolar desta história.
Na próxima estação o público encontra a fábula “A Cigarra e a Formiga”, que conta a história de como a Formiga trabalhou para acumular alimentos ao longo do ano preparando-se para o rigoroso inverno, enquanto a Cigarra só pensou em tocar as suas músicas.
Enquanto observam o trabalho das Formigas, os visitantes podem ajudar a Cigarra a tocar música por meio de três balanços, nos quais cada assento libera uma nota musical diferente. Uma curiosidade neste local é que os personagens da história aparecem no ambiente em formato volumétrico, criando pontos instagramáveis e dando a impressão de perspectiva invertida, com a grama e os demais adereços cênicos em grande proporção.
Em “O Galo e a Raposa”, a história apresenta uma lição sobre como se sair bem em uma situação enrolada. A Raposa tenta enganar o Galo, mas ele, ciente da astúcia da raposa, responde com perspicácia e promove uma reviravolta.
Aqui, os visitantes são convidados a adentrar um teatro improvisado, no meio da floresta, para assistir uma apresentação virtual de marionetes que narra a história. A cena pode ser apreciada enquanto o público se senta em troncos de árvores cenográficas, posicionados sob as árvores e personagens da fábula.
Já na fábula “O Leão e o Rato”, muita paciência e persistência! Esta é uma história de amizade e lealdade bastante improvável que acontece no meio da floresta entre os dois animais. Os participantes terão acesso a buracos cenográficos, feitos pelo Rato, para acompanhar seu esforço para libertar o Leão preso na armadilha.
Continuando o percurso com “O Sapo e o Boi”, esta fábula conta a história de um sapo que queria ser grande como o boi e resolveu ficar muito maior do que sua natureza permitia. A história ensina as pessoas a se aceitarem à sua maneira.
Para reforçar a mensagem, um espelho recepciona o público com frases de incentivo. Complementando a experiência é possível escorregar pela boca do Sapo que ficou gigante e brincar com as vitórias-régias projetadas no lago virtual.
“A Raposa e a Cegonha”: a Raposa resolveu pregar uma peça na Cegonha e acabou aprendendo que não se deve fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizesse com ela mesma.
Nesta área interativa todos são convidados a auxiliar a Raposa e a Cegonha a terem uma deliciosa refeição escolhendo os objetos que elas utilizarão para ajudar tomar a sopa oferecida pela amiga.
Na penúltima fábula: “O Carvalho e o Caniço”. O Carvalho, frondoso e robusto, vivia debochando do Caniço, fininho e esguio. Um forte e resistente, o outro fino e flexível. Nesta sala os visitantes sentem o vento ganhando força até formar uma tempestade, enquanto apreciam o desenrolar da história.
Para finalizar as fábulas selecionadas, como destaque, está a “A Lebre e a Tartaruga”. Nesta história, a Tartaruga resolveu desafiar a Lebre, que se gabava por ser a mais veloz da floresta e já entrou na disputa cantando vitória.
O público é convidado a participar de uma corrida que simula a clássica competição entre a Lebre e a Tartaruga. As pessoas correm no lugar, e quem se movimentar mais rápido vence a disputa contra a lebre.
Livro Cenográfico/Instagramável
Na exposição, os visitantes encontrarão um grande livro cenográfico que apresenta a biografia de La Fontaine e suas principais referências e inspirações, como Esopo (escritor da Grécia Antiga) e Pañcatantra (obra da literatura indiana), além de abordar a influência do trabalho de La Fontaine no Brasil.
Biblioteca
Neste espaço de leitura, as pessoas podem escolher livros da estante para desfrutar das fábulas de La Fontaine e outros autores. Além disso, podem se divertir no escorregador e assistir a uma animação onde La Fontaine explica sua inspiração para criar as fábulas. O local também conta com fantoches de animais e bonecos de feltro que representam outras fábulas do escritor.
Exposição: As Fantásticas Fábulas de La Fontaine
Curadoria: Karina Israel (YDreams), Ceci Amorim (YDreams) e Aline Sultani (MCA).
Produção: YDreams Global
Patrocínio: A exposição As Fantásticas Fábulas de La Fontaine é apresentada pelo Ministério da Cultura, Zurich Santander e Santander Brasil, correalizada pela YDreams por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Jean de La Fontaine
Nasceu em Château-Thierry (FRA), em 1621. Aos 20 anos, foi estudar em Paris e frequentou um círculo de jovens poetas. Apaixonado por literatura, lia romances medievais, contos europeus, além de admirar autores antigos, de onde viria a se inspirar para o mundo das fábulas.
Em 1668, lançou a primeira coletânea de fábulas. De 124 textos infantis, 100 eram inspirados em Esopo, fabulista da Grécia antiga. Mais tarde, entre 1678 e 1679, lançou outras fábulas, porém, estas eram inspiradas na tradição indiana do Pilpa (IV a.C).
Uma terceira coletânea foi lançada em 1694, meses antes da sua morte (13/04/1695). Seu sucesso é comprovado pelo número de edições de suas obras: 125 no século XVIII e 1200 no século XIX.
Karina Israel (curadora)
CEO da YDreams Global, foi precursora na criação da divisão de Brand Experience da empresa em Portugal. Com mais de 25 anos de experiência profissional, ela foi pioneira no desenvolvimento de negócios de interatividade no Brasil. Karina também fez a curadoria de exposições de sucesso como Paisagens de Van Gogh e Tarsila para Crianças.
Ceci Amorim (curadora)
Possui mais de 15 anos de experiência em diversos segmentos de comunicação, passando por jornais, revistas, editoras e estúdios de design. Trabalhou três anos no Projeto Guri, como produtora editorial, e há dez anos se dedica a projetos de inovação, tecnologia, design e cultura na YDreams Global. Formada em Jornalismo (USJT – 2006) e Design Editorial (Faculdades Integradas Rio Branco – 2009), com pós-graduação em Direção de Arte em Comunicação (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – 2014), e especializações em: História da Arte (PUC-SP – 2013 e Belas Artes 2024), Transformational Design Thinking (PUC-SP – 2016), Trade Marketing (ESPM- 2018), Marketing Digital, Digital Account Manager (S.P. Digital School – 2019), entre outras.
Aline Sultani (curadora)
Mestre em Administração para o Terceiro Setor pela FGV/SP, possui 25 anos de experiência nas áreas de administração, gestão financeira, planejamento estratégico, direção de produção de projetos e programas para entidades culturais e do terceiro setor, atuou na Fundação Bienal de São Paulo, Museu Lasar Segall, Instituto de Arquitetos do Brasil- SP, Instituto de Lina Bo e P.M. Bardi, Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, Fundação Theatro Municipal de São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade.
Sobre a YDreams Global
A YDreams Global se especializou na idealização e produção de circuitos imersivos e interativos. Através de uma metodologia própria, trabalha, em cocriação com seus parceiros, para desenhar e executar projetos repletos de experiências, interação e entretenimento. Com presença em São Paulo, Rio de Janeiro e Vancouver (Canadá), a empresa é formada por um grupo multidisciplinar de colaboradores, que une competências para integrar design imersivo com tecnologia sensorial e roteiros inesquecíveis. O resultado são experiências extremamente lúdicas e atrativas. Seu portfólio global registra mais de 1500 projetos, em 30 países e mais de 5 mil experiências em duas décadas de atuação internacional. Suas produções mais conhecidas são as exposições permanentes no Museu dos Descobrimentos em Belmonte, Museu Cidade Olímpica e Naves do Conhecimento no Rio de Janeiro. Entre as suas produções mais recentes estão Tarsila para Crianças, Eu, Ayrton Senna do Brasil, O Jardim das Maravilhas de Miró, Paisagens de Van Gogh, Peppa Pig pelo Mundo, grandes sucessos de público e mídia.
Santander e Cultura
O Santander Brasil acredita, investe e promove o acesso às mais distintas manifestações culturais e a democratização da cultura para a sociedade. Em 2023, o Banco entrou oficialmente no universo da música, patrocinando grandes shows internacionais.
Além de patrocinar e promover parcerias com instituições e iniciativas culturais, como Museu do Amanhã (RJ), Festival de Música em Trancoso (BA) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes (PE) e do Museu do Ipiranga (SP), o Santander mantém seus próprios empreendimentos, como os Faróis Santander Porto Alegre e São Paulo, além do Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.
Sobre Zurich Santander
A Zurich Santander é uma joint venture entre os Grupos Zurich e Santander, dois dos maiores conglomerados do mundo nos setores segurador e financeiro, com mais de 12 anos de atuação no Brasil, Argentina, Chile, México e Uruguai, além da sede na Espanha. Com o propósito de “inovar diariamente para que as pessoas e seus projetos estejam protegidos e o setor seja cada vez mais humano, ético e sustentável”, a companhia conta com mais de 8 milhões de clientes e distribui seus produtos de seguros e previdência através da rede de distribuição do Banco Santander.
Sobre o Farol Santander São Paulo.
Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander São Paulo – centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia – já recebeu mais de 1,7 milhão de visitantes e apresentou mais de 49 exposições nos eixos temáticos e imersivos.
Construído para preservar o passado, iluminar o presente e transformar o futuro, o Farol Santander tem atrações que ocupam 17 dos 35 andares do edifício de 161 metros de altura que, por décadas, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.
As visitas começam pelo Hall do térreo, que surpreende com o famoso lustre de 13 metros de altura, pesando mais de 1,5 tonelada, passando pela Loja da Cidade e seguindo até o 26° andar. No Mirante do 26, o visitante poderá apreciar deliciosos cafés por Mag Café, enquanto admira uma das vistas mais famosas de São Paulo.
Do 24° ao 19° andar estão as galerias de arte que recebem exposições temporárias, apresentando trabalhos de diversos artistas nacionais e internacionais. E do 5º ao 2º andar, no Espaço Memória, os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade de São Paulo. Esses andares preservam mobiliário original, executado pelo Liceu de Artes e Ofícios, expostos nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento de uma instituição bancária na primeira metade do século XX. Na galeria do 4º andar fica a obra “Vista 360°, feita pelo artista brasileiro Vik Muniz exclusivamente para o Farol Santander São Paulo.
No subsolo do edifício, onde funcionava o cofre do Banco, está instalado o Bar do Cofre por SubAstor. O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com carta de drinks especiais e aperitivos.
Outro espaço conectado a gastronomia é a Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica, que mantém uma agenda semanal de cursos e aulas de gastronomia ministradas por renomados chefes de cozinha. E no 28º andar, o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga Paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses.
Mais um diferencial da instituição é a inusitada Pista do 21 por Rajas Skatepark, um dos maiores complexos esportivos, nomeada pelo Guinness Book como a mais alta do mundo para prática do skate do país, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade indoor. A pista de skate fica localizada no 21º andar do edifício e pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria, além de oferecer agendamento de aulas.
Além dos andares culturais e gastronômicos, o prédio possui dois espaços exclusivos para eventos. No 25° andar, um incrível ambiente de 400m² decorado com elegante design, o Loft do 25 é um local sofisticado e contemporâneo que se adapta a diversos formatos de evento. E, no 8° andar, a Arena do 8 é o espaço ideal para palestras, encontros e debates, oferecendo equipamentos de áudio e vídeo, além da linda vista para o Vale do Anhangabaú e Avenida São João.