A cidade de Milão, na Itália, recebeu o “Salone Del Mobile 2015” e na sequência, a Expo Milão 2015, com o tema “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”. Os dois eventos contaram com a participação de mais de 150 países debatendo e revelando ideias para conciliar os conceitos de tradição, design, criatividade e inovação.   

Dentro destes eventos, o espaço Brazil S/A, voltado para o relacionamento entre empresas e profissionais brasileiros dos segmentos de arquitetura, decoração, design e artesanato, abriu espaço para as exposições “Sou do Mundo, sou Minas Gerais”, que levaram à Milão trabalhos envolvendo moda e design, ressaltando e inserindo Minas Gerais e o design em uma discussão fundamental para a humanidade, destacando seu potencial transformador pela inovação a serviço da solução de problemas e sua força multiplicadora na comunicação de ideias.

Uma das exposições envolve o trabalho de estilistas e designers que, através de estampas especialmente desenvolvidas para o evento, com o tema “Riquezas Brasileiras”, expressam a visão que têm sobre o Brasil, os valores naturais, culturais e o modo de viver dos brasileiros. As estampas poderão ser vistas em roupas, tecidos biodegradáveis e móveis, fornecidos pela Mac Móveis, que em conjunto com a Brazil S/A e TS Studio trazem amplitude de referências no segmento da decoração. Serão expostos seis móveis da Mac: três Poggos, uma poltrona Bossa Nova e uma poltrona e pufe Abapuru.

O projeto visava, também, compartilhar através dos múltiplos olhares e da energia criativa dos artistas e suas estampas, estar em total coerência com o principal tema abordado no Expo Milão 2015: “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”. Participam do trabalho artistas, estilistas e designers como: Costanza Pascolato, Ange Marie Pessoa Taillandier, Vanessa da Silva, Kleber Matheus, Tereza Santos, Helô Rocha, Regina Pereto, Filipe Jardim, Patrícia Motta, Victor Dzenk, Fabio Gurjão, Renata Manso, Rita Lessa, Yassin Lahmar e Gustavo Greco.

“Sou do Mundo, sou Minas Gerais”:

A exposição “Sou do Mundo, sou Minas Gerais” é um projeto multissetorial, partindo de uma iniciativa da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), junto aos setores de moda, têxtil, moveleiro e com apoio do SESI, MAC Móveis, Tecelagem Santa Constância, Prefeitura de Belo Horizonte e Fundação Dom Cabral.

“Sou do mundo, sou Minas Gerais”, apresenta a indústria mineira, o design e a moda feitos em Minas, mas que podem estar em qualquer lugar mundo.

Curadoria: 

:: TEREZA SANTOS – tsstudio.com.br

Fundadora e diretora de criação do TS Studio (2008 – atual), é designer especialista em comunicação visual e design, reconhecida na história da indústria da moda brasileira como fundadora e diretora das marcas Patachou (1980 – 2006) e Tereza Santos (2001 a 2009), com atuação no mercado nacional e internacional. À frente do TS Studio, uma empresa de criação, multidisciplinar, atua na concepção e coordenação de projetos culturais e corporativos. Como empresária, estabelece parcerias e associações com as academias, entidades empresariais, além de instituições governamentais, com o objetivo de promover e apoiar projetos capazes de abrir novas oportunidades ao segmento da moda e do design.

:: OLAVO MACHADO NETO – cucampre.com

O mineiro Olavo Machado Neto faz parte da nova geração de designers brasileiros com repercussão internacional. Seu trabalho tem forte identidade e um processo criativo autoral, tendo como elemento recorrente o metal, tão presente no cotidiano do estado de Minas Gerais, e por isso, entranhado no processo criativo originado ali.

Em 2009, lançou a marca CUCAMPRE, presente nas principais mostras e salões do setor, Salão Satélite, em Milão, na ICFF de NY e na Semde Design de Valência, na Espanha, além da mostra Casa Brasil, em Bento Gonçalves, que é uma referência do design brasileiro. Em 2011, ganhou o prêmio IDEA BRASIL OURO, na categoria casa.

CURADORIA INTERNACIONAL:

:: LENA PESSOA – Deuxl.com

Lena Pessoa entrou para o design em 1978 com a criação de uma linha de sapatos e logo passou a desenhar roupas que sempre acreditou ser a “arquitetura” do corpo humano. Em 1994, em Paris, abriu sua própria empresa de criação: a Deux L.

Em 2000, Lena mudou da criação de roupas para a criação de lugares para abrigá-las. Propôs um novo conceito de vitrine ao grupo LVMH e recebeu encomenda para vitrines da marca, Louis Vuitton. Este trabalho lhe valeu a arquitetura de interiores e design para a primeira boutique da nova marca do grupo: Pucci. Em 10 anos, em colaboração com o escritório de arquitetura Vudafieri Saverino, de Milão, Lena Pessoa inaugurou mais de 250 lojas das maiores marcas (Pucci, Jimmy Choo, Roger Vivier, Tod’s, Moschino, Givenchy, Kenzo, etc) ao redor do mundo, de Tókio à Londres, de Paris à NYC.

O evento aconteceu no ano de 2015, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.