MOSTRA DA CINEMATECA DE PARIS
Evidentia, com a bailarina francesa Sylvie Guillem, inicia no dia 18 a exibição de obras históricas de acervos internacionais
O Núcleo de Artes Cênicas do ITAÚ CULTURAL inaugura no dia 18 de julho o CICLO DE VIDEODANÇA ITAÚ CULTURAL, com exibições gratuitas de vídeos de dança nos finais de tarde de domingo, às 17 horas, até o dia 24 de outubro. Este projeto pretende abrir um canal de acesso permanente à história da dança e às manifestações contemporâneas, a partir de acervos de prestígio internacional. Ao longo de três meses, serão mostrados vídeos selecionados do acervo da Cinémathèque de la Danse de Paris com a mais relevante produção do exterior.
O CICLO DE VIDEODANÇA ITAÚ CULTURAL é um projeto concebido pela jornalista e crítica de dança Ana Francisca Ponzio, que também assina a curadoria da mostra. O projeto integra a programação do Núcleo de Artes Cênicas do ITAÚ CULTURAL, coordenado por Sônia Sobral, e conta com o apoio cultural do Consulado Geral da França em São Paulo.
Dirigidas tanto a conhecedores quanto a interessados em expandir seus horizontes culturais, as sessões de videodança programadas pelo ITAÚ CULTURAL têm o propósito de trazer e difundir informações neste campo, além de estimular a associação da linguagem audiovisual com a criação de coreografias, um recurso cada vez mais utilizado nessa área.
O objetivo da seleção dos vídeos é tornar o ato de ver dança um hábito tão cotidiano quanto ir ao cinema. A localização do ITAÚ CULTURAL, na avenida Paulista, um local de fácil acesso no circuito cultural da cidade, é mais um ponto a favor do sucesso dessa iniciativa.
Ao proporcionar uma sessão de vídeo por semana, a mostra tenta escapar dos formatos habituais de festivais de vídeo, cuja programação intensa, distribuída em período integral em poucos e seguidos dias, dificulta o acompanhamento do público. Além das sessões aos domingos em São Paulo, os vídeos também foram cedidos pelo ITAÚ CULTURAL para a Secretaria Estadual de Cultura do Paraná. As exibições serão realizadas em Curitiba, às quarta-feiras, no Auditório Brasílio Itiberê.
EVIDENTIA
Protagonizado pela bailarina francesa Sylvie Guillem, uma das estrelas da atualidade, este vídeo que abre a mostra é uma ode ao movimento e sua relação com a vida, a natureza e o cotidiano. Inclui preciosidades como o solo inicial do coreógrafo William Forsythe.
Em uma cena rara, Forsythe mostra como está reinventando a linguagem clássica do balé por meio da construção e desconstrução de movimentos. Outro gênio da coreografia contemporânea, o sueco Mats Ek, proporciona um momento antológico ao dançar um dueto de sua autoria, Smoke, ao lado de Guillem, que também interpreta uma criação de Jonathan Burrows, novo talento da dança britânica.
OUTROS DESTAQUES
A seleção inaugural de vídeos enfoca a história e a produção contemporânea. Entre os destaques, há As Primaveras da Sagração, documentário que mostra as principais versões realizadas neste século sobre o balé A Sagração da Primavera (além da versão pioneira de Nijinski, inclui as de Maurice Bejárt, Pina Bausch e Mats Ek, que se inspirou na obra cinematográfica de Akira Kurosawa).
A obra de Anne Teresa de Keersmaeker, principal coreógrafa belga da atualidade, integra a mostra, que apresentará também um documento com imagens raras de época, em que Mary Wigman, pioneira da dança expressionista, fala de suas idéias e sua obra.
PROGRAMAÇÃO
Exibições aos domingos em São Paulo e nas quartas-feiras seguintes em Curitiba
18 de julho: Evidentia, de Sylvie Guillem (com o solo de William Forsythe)
25 de julho: Le Printemps du Sacre (documentário As Primaveras da Sagração), com tradução simultânea
1º de agosto: Achterland, de Anne Teresa de Keemaeker
8 de agosto: Loie Fuller et ses Imitatrice Abracadabra, de Phillipe Decouflé
15 de agosto: La Table Verte e When the Fire Dances Between two Poles, de Mary Wigman, com tradução simultânea
22 de agosto: Randam et Waterzooi, de Maguy Marin
29 de agosto: Noureev et Petipa, com tradução simultânea
5 de setembro: Danse en France
12 de setembro: Picasso et la Danse
19 de setembro: Heretic, a dancer’s World e Night Journey, de Marta Graham
26 de setembro: Paris Danse Diaghilev
3 de outubro: Roland Petit, de Zizi Jeanmaire
CICLO DE VIDEODANÇA ITAÚ CULTURAL
Exibição de Evidentia (VHS, 1h30, 1995) – ENTRADA FRANCA
Direção: Françoise Ha-Van (a partir de uma idéia de Sylvie Guillem)
Dia 18 de julho, domingo, às 17h:
São Paulo: ITAÚ CULTURAL, Sala Vermelha (100 lugares)
Dia 21 de julho, quarta-feira, às 19h30
Curitiba: Auditório Brasílio Itiberê (130 lugares)
O Ciclo de Videodança foi realizado no ano de 1999, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.