A Associação Morungaba realizou, o evento cultural “Em caixas… encaixes…”, que reuniu profissionais das áreas de educação, saúde e cultura, além de crianças, jovens e adultos de vários bairros da capital paulista e de diversas realidades sócio-econômicas, no Teatro e hall de entrada do SESC Pompeia, em São Paulo.

A programação foi aberta com o debate “O que a Arte Ensina?”, que visava promover uma discussão, junto a educadores, pessoas ligadas à arte e à cultura, e ao público em geral, sobre a importância e os objetivos da arte na formação do indivíduo. A mesa do debate foi composta pela Dra. Monica Serra, primeira-dama da cidade de São Paulo e presidente da Associação Internacional Arte Sem Fronteiras, pelo Dr. José Aristodemo Pinotti, Secretário Municipal de Educação, pelo Sr. Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC-SP e por Renata Neves, presidente da Associação, no Teatro do SESC Pompeia. Com a inauguração da Mostra de Artes e Fotografias: Expressão e (re) conhecimento pela arte, que mostrou as atividades e oficinas integradas de dança, capoeira e histórias de artes plásticas promovidas pelo Morungaba.

Para encerrar a programação, aconteceu a apresentação da Dança Coral “Em caixas… encaixes…”, com a participação de 230 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, de várias regiões da capital paulista, integrantes da Associação e do Núcleo Morungaba (espaço de dança e artes situado no bairro de Pinheiros).

                O evento “Em caixas… encaixes…” teve patrocínio da Fundação Itaú Social, e realizado pela Associação Morungaba com o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo e do SESC-SP.

 

OS PROJETOS DA ASSOCIAÇÃO E DO NÚCLEO MORUNGABA

 

Desde 1989, Renata Neves, fonoaudióloga e professora de dança formada pela bailarina Maria Duschenes e mestre em distúrbios da comunicação, coordenava Morungaba, nome que significa beleza em tupi.

                O trabalho realizado por Renata e sua equipe busca a valorização do ser humano, de suas verdades, interesses e potencialidades, por meio de atividades de integração, estimulando a cooperação e a aproximação afetiva de indivíduos, para que possam conviver em grupo, com respeito e colaboração.

                Com ações gratuitas, a Associação Morungaba atende crianças, jovens e adultos em espaços públicos e na comunidade, atendendo pessoas que vivem em situação de risco social, portadores de necessidades especiais, e familiares e educadores.

No Núcleo são desenvolvidos diversos projetos nas áreas da Dança Educativa, Danças Brasileiras, Capoeira, Ginástica Funcional e Artes Plásticas, para crianças e adultos, além do projeto Movimentar e Compartilhar na 3ª Idade, para idosos.

Paralelo às ações do Núcleo, a Associação Morungaba realiza o Projeto estimulAÇÃO, que, desde 1991, promove oficinas integradas de dança e artes plásticas para crianças de seis a 10 anos, em várias regiões da capital paulista, patrocinado pela Fundação Itaú Cultural e teve o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Em 2005, também foi realizado o projeto Mãe + Filho = Nova História, com a parceria da Associação Beneficente Santa Fé – Casa Vovó Ilza, que visa a integração de meninas mães com seus filhos. O Núcleo iniciou também o programa “São Paulo é uma Escola”, por meio de um convênio com a Secretaria Municipal da Educação.

A Associação Morungaba contou, em 2005, com a participação de estagiários das seguintes Instituições de Ensino Superior: PUC, USP, Universidade Anhembi Morumbi, UNICSUL, Faculdade Santa Marcelina, Instituto Singularidades, Instituto Sedes Sapientiae e FESPSP.

O evento aconteceu no ano de 2005, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.

Créditos: Acervo Núcleo Morungaba